sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Neo Interativa e você - Outubro/2009 (Newsletter)

Sumário
Dica do mês - Seu computador ficou lento para iniciar?
Você sabia que... - Você pode importar e exportar os seus RPAs no RPA Empresa?
Sua empresa hoje - A maioria das pequenas empresas no Brasil têm vida curta


Dica do mês
Seu computador ficou lento para iniciar?

Pode ocorrer do processo de inicialização do seu computar ficar mais lento. Na maioria das vezes há solução.

Ao iniciar o Windows alguns programas que estão instalados na máquina são carregados. Isso ocorre porque ao serem instalados ficaram programados para se autocarregarem, ou seja, quando o Windows inicia, eles também são iniciados.

A seguir, indicamos alguns procedimentos que devem ajudá-lo a aumentar a velocidade de inicialização do seu computador. Mas, antes de continuar, recomendamos que crie um ponto de restauração.

Se sua máquina possui o Windows XP, clique em:

Iniciar + Todos os Programas + Acessórios + Ferramentas do Sistema e Restauração do Sistema.

Selecione Criar um Ponto de Restauração. Clique em Avançar e siga as instruções.

Caso sua máquina possua o Windows Vista, clique em: Iniciar e digite "sysdm.cpl" e pressione Enter. Clique na aba Proteção do Sistema e então clique no botão Criar.

Para verificar os programas que estão autocarregando ao iniciar o Windows, selecione Iniciar + Executar e digite "msconfig" e pressione Enter (no Vista não é preciso clicar em Executar; basta digitar o comando). Abrirá a janela System Configuration.

Clique na aba Inicialização (Startup). Desmarque todos os programas que não queira que sejam iniciados automaticamente.

Atenção: Você não poderá desmarcar o antivirus, firewall ou programa de segurança; Esses programas garantem a segurança de sua máquina e precisam funcionar o tempo todo. Os outros programas poderão ser desmarcados.

Alguns programas que você desmarcou podem aparecer novamente na lista depois de um tempo. Isso ocorre porque o programa que o colocou lá da primeira vez, percebe que a função autocarregamento não está ativada e “corrige” o problema. Neste caso, verifique o menu Opções ou Preferências do programa e procure por algo como “Iniciar quando o Windows carregar” ou “Colocar na bandeja do sistema”. Se houver alguma dessas opções, desmarque-a.

Há também outros problemas que podem deixar a inicialização lenta. O mais comum é o Registro do Windows sobrecarregado ou corrompido. No entanto, limpar o Registro é trabalho para um profissional especializado e é muito perigoso fazer uma manutenção. Um arquivo deletado erroneamente pode fazer seu Windows parar de funcionar ou funcionar de forma incorreta. Considere a limpeza do Registro do Windows como a ultima opção para solucionar o problema da inicialização lenta.

Sumário


Você sabia que...

Você pode importar e exportar os seus RPAs no RPA Empresa?

Você tem um arquivo com todos os dados dos profissionais autônomos que prestaram serviço para a sua empresa, com o respectivo valor do serviço de cada um. Você precisa emitir os RPAs para cada um deles. Digitar toda essa informação levará muito tempo e trabalho. Você não precisa ter todo esse trabalho. Basta importar os dados, conforme detalhado a seguir.

- No seu RPA Empresa clique em Emitir Lotes de Recibos.

- Na janela Lote de Recibo, clique no botão Importar Recibos.

- Abrirá a janela Assistente de Importação.

- Escolha o formato de arquivo. Clique em Avançar.

- Informe o local onde está salvo o arquivo com os dados para os recibos. Clique em Avançar.

- Escolha as configurações de sua importação. Clique em Avançar.

- Associe cada campo de seu arquivo com o campo correspondente do RPA. Clique em Avançar.

- Confirme a relação entre os campos na próxima janela. Clique em Avançar.

- No último passo escolha um dos modos de importação. Clique em Executar.

- No último passo você ainda poderá clicar em Especificações e salvar as suas configurações de importação.

- Na próxima vez que for importar, basta carregar o arquivo de especificação e importar, sem precisar repetir todo o processo de configuração.

- Pronto! Seus dados foram importados.

Quando desejar emitir os recibos, selecione os profissionais importados na janela Lote de Recibos e clique em Emitir Recibos.

Os recibos serão emitidos.

No final do mês, se você precisar enviar as informações dos RPAs para a sua contabilidade, você não precisa tirar cópia dos recibos emitidos para enviar. Você poderá fazer o envio por e-mail, através de um único arquivo, sem o menor trabalho, bastando utilizar o recurso de Exportação, conforme descrito a seguir.

- Clique em Gerenciador de Recibos.

- Na janela do gerenciador clique em Exportar Recibos.

- Abrirá o Assistente de Exportação. Desta vez você repetirá o mesmo processo de configuração de sua exportação, da mesma forma descrita anteriormente para a importação. O processo é semelhante, e orientado por um assistente de exportação.

- Pronto! Rapidamente você terá um arquivo no formato de sua escolha, pronto para enviar à sua contabilidade.

Sumário


Sua empresa hoje
A maioria das pequenas empresas no Brasil têm vida curta

Uma pequena empresa geralmente nasce de uma pessoa que é boa em fabricar algo ou prestar algum tipo de serviço. Por ser boa no que faz, a pequena empresa cresce. E é nesse momento que o empreendedor comete um grande erro: descuida-se dos aspectos administrativos do seu negócio.

O fato de ser bom no que faz não significa que o empreendedor seja um bom administrador. Uma empresa, para crescer de forma sustentável, precisa ser muito bem administrada.

A administração pode até não parecer, em primeira análise, uma ciência complexa.
Para que não haja dúvida vamos observar os departamentos básicos de uma empresa:
produção, compras, estoque, vendas, contas a receber, contas a pagar, faturamento, fiscal, financeiro, contabilidade, Recursos Humanos, etc. Esses são os principais setores de uma empresa. Porém quanto maior e mais complexa for a empresa, maior será o número de setores e, consequentemente, o número de profissionais para “tocá-los” (cada qual com seu conjunto de rotinas, procedimentos, prazos, legislação e uma infinidade de conhecimentos envolvidos).

Por esta breve análise podemos concluir que uma pessoa apenas não é capaz de entender e conhecer todos os detalhes dos diversos setores de uma empresa. Por maior que seja sua capacidade, conhecimento, preparo, inteligência e sagacidade, chegará o momento em que o fundador ou o dono da empresa precisará contratar profissionais capacitados, delegar poderes a esses profissionais e disponibilizar ferramentas ideais para que esses profissionais tenham condições de executar suas funções de forma eficiente e eficaz.

Nos dias de hoje, as ferramentas são todas informatizadas, mesmo as mais antigas e tradicionais, como um torno, por exemplo, que não dispensa a tecnologia. Muitas confecções hoje têm máquinas de costurar comandadas por softwares, executados na própria máquina ou em computadores plugadas à ela.

Porém, é fundamental saber que, esperar a empresa crescer para pensar em investir em tecnologia é o mesmo que esperar a planta crescer para depois regar. Ela jamais crescerá ou, se crescer, crescerá de forma débil.

O melhor momento para investir em tecnologia é enquanto a empresa ainda é pequena. À medida que a empresa for crescendo, deverá adaptar essa tecnologia, com atualizações e customizações, de acordo com as novas necessidades.

Sumário


Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.



Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br



Sumário