sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Neo Interativa e você - Novembro/2009 (Newsletter)

Novembro será o primeiro mês em que os brasileiros, efetivamente, experimentarão o DDA. Mas, afinal de contas, o que é o DDA? Ele afetará algo no dia a dia da cobrança da sua empresa? É o fim dos boletos bancários? Como a Neo Interativa poderá ajudá-lo em relação ao DDA? Esta e outras matérias interessantes você terá oportunidade de ler na nossa newsletter deste mês.


Sumário
Neste mês - DDA - Um passo à frente na cobrança bancária
Dica do mês - Alguns passos importantes caso precise trocar a placa mãe
Você sabia que... - Pode trabalhar com diversas bases de dados no Boleto Pro?
Sua empresa hoje - Custos que podem ser evitados


Neste mês
DDA - Um passo à frente na cobrança bancária

Num primeiro momento, o DDA (Débito Direto Autorizado) não afeta em nada a forma de geração da sua cobrança utilizando os programas da Neo Interativa (Boleto Pro, Boleto CNAB, Boleto Expresso e Boleto Pré), pois os boletos tradicionais continuam válidos. Na verdade, o DDA não é uma nova modalidade de cobrança, mas sim uma alternativa para o seu banco enviar o boleto para o seu cliente de forma eletrônica, em substituição ao tradicional boleto impresso em papel. Entretanto, os benefícios oriundos do DDA somente se aplicam a carteiras de cobrança com registro e para os sacados que tenham aderido ao sistema, conhecidos como Sacados Eletrônicos. Se você trabalha apenas com carteiras sem registro, sendo o responsável pela geração e o envio dos seus boletos (quer pelos Correios, quer por e-mail), nada muda.

As principais razões para a implantação do DDA são as que apelam para as questões de ecologia, segurança e confidencialidade. Talvez essas razões já justifiquem a adesão da sua empresa ao DDA. Caso você ainda não opere com uma carteira de cobrança com registro, contate o seu banco e manifeste a sua intenção em oferecer os benefícios do DDA aos seus clientes. Caso você já opere com uma carteira de cobrança com registro, então não será necessário fazer nada, bastando apenas continuar registrando as suas cobranças no seu banco.

Apesar de tanto o Boleto Pro, como o Boleto Expresso, como o Boleto Pré poderem gerar cobrança de carteiras com registro, o ideal é utilizar o Boleto CNAB, pois este é capaz de gerar o arquivo de remessa para efetuar o registro eletronicamente no seu banco. Após efetuar o registro dos títulos, o banco irá dar o prosseguimento às suas cobranças, pelo DDA ou por meios convencionais, conforme a adesão ou não de cada sacado ao DDA.

Concluindo
Se você já registra a sua cobrança no seu banco (trabalha com carteira registrada e registra os títulos no banco, quer através do sistema do banco, quer através do envio de arquivo remessa para o banco), então já está oferecendo os benefícios do DDA aos seus clientes.

Se você opera com carteira sem registro e gostaria que os seus clientes se beneficiassem do DDA, então contate o gerente da sua conta e informe-se:
- Qual carteira de cobrança com registro poderia utilizar?
- Como registrar os títulos no banco. Se através do envio de arquivo remessa, qual o layout do arquivo remessa (CNAB 400, CNAB240 ?)

Independentemente da sua escolha, os programas da Neo Interativa estão prontos para uso, proporcionando sempre ferramentas modernas e práticas. Consulte-nos sobre a possibilidade de utilizar o Boleto CNAB para trabalhar com a sua carteira de cobrança.

Sumário


Dica do mês
Alguns passos importantes caso precise trocar a placa mãe.

Em nossa Newsletter de setembro havíamos dado dicas sobre como resolver problemas relacionados a mau contato ou a pentes de memória com conectores oxidados (sujos). Infelizmente nem sempre o problema é tão simples quanto um pente de memória com contatos oxidados. Pode ser algo mais grave, por exemplo, a placa mãe queimada. A placa mãe é a responsável por interconectar todos os componentes de um computador. Raramente é necessário trocá-la, porém, não impossível.

Como não é fácil identificar o problema quando o computador pára de funcionar, o melhor a fazer sempre é procurar um técnico em hardware.

Mesmo que não tenha acontecido nada com a placa mãe e você deseje apenas substituir por uma de maior capacidade, há muitos detalhes a serem levados em conta. Adquirir uma nova placa mãe requer alguns cuidados, entre eles, se há compatibilidade com o seu processador, a memória e com a placa de vídeo.

Escolhendo uma placa mãe
O mais aconselhável é procurar adquirir uma igual à que já possui. Se não for possível tente encontrar uma que seja compatível com o seu processador, pois as placas mães são desenvolvidas para processadores específicos. Se você adquirir uma placa mãe que foi desenvolvida para outro tipo de processador, que não o seu, ela não irá funcionar.
Procure consultar antes o site do fabricante da placa mãe, onde você encontrará todos os detalhes técnicos.

Em seguida, verifique se a memória que você possui é do tipo DDR2 ou DDR3, que são as tecnologias de memória mais comuns atualmente. A nova placa mãe tem de ser compatível com a tecnologia da sua memória.

Se, por outro lado, você deseja fazer um upgrade da sua placa mãe, você encontrará muitas opções. Como dica, consulte o site de mais de um fabricante de placas mãe procurando fazer uma comparação, sobretudo no quesito desempenho. Fique atento também ao item Adaptador Gráfico (ou “placa de vídeo”), pois algumas o possuem on-board (integrado na placa). Porém terão desempenho mais modesto e não são recomendáveis para quem gosta de jogos mais avançados.

Um ponto importante que não deve ser esquecido é se a placa mãe que irá adquirir irá adaptar-se ao seu gabinete. Caso contrário você não conseguirá sequer montá-la no computador.

Montagem
Se você mesmo for trocar a placa mãe será necessário alguns cuidados: certifique-se de estar aterrado para que a energia estática de seu corpo não danifique permanentemente a placa mãe ou outro componente. Encoste a mão em uma parede para descarregar a energia estática de seu corpo ou, de preferência, utilize uma pulseira anti-estática.

Quando encaixar a placa mãe tome o cuidado necessário para que os pinos dos circuitos da placa mãe, localizados embaixo da placa, não toquem partes metálicas (isso poderá acarretar um curto circuito).

Antes de encaixar o processador consulte o manual da placa mãe. O processador vem acompanhado de micro ventilador (muito conhecido também como ventoinha) e dissipador de calor, que devem ser montados de acordo com as instruções do manual. Caso você não tenha, adquira um sachê de pasta térmica (uma camada de pasta térmica deve ser aplicada entre a superfície do processador e o cooler, para garantir o correto resfriamento do processador), que serve para formar uma camada condutora de calor. Você encontrará pasta térmica em lojas de produtos eletrônicos.

Siga as demais orientações do manual para inserir os pentes de memória, conectar o HD, a placa de vídeo (se for externa), a fonte de energia e a unidade de DVD.

Certifique-se de que todos os cabos estão bem fixados. Antes de ligar o computador, feche o gabinete. Isso irá assegurar a segurança de todo o seu equipamento.

Sumário


Você sabia que...

Pode trabalhar com diversas bases de dados no Boleto Pro?

No Boleto Pro você pode organizar os seus clientes (sacados) separados por base de dados diferentes, ou seja, por diferentes arquivos. Cada arquivo possuirá um grupo de clientes, cadastrados de acordo com algum critério estabelecido por você. Por exemplo, se você estiver cobrando as taxas de vários condomínios, poderá criar um arquivo para cada condomínio. Se estiver cobrando as mensalidades de uma escola, poderá criar vários arquivos, um para cada turma. A forma de organizar os sacados e a quantidade de arquivos a criar, dependerá apenas da sua necessidade, conveniência e criatividade.

Caso efetue cobrança para vários cedentes diferentes, estes também podem ser separados em arquivos diferentes. Cada um dos cedentes possuirá um arquivo próprio, com os seus respectivos sacados e títulos.

Para criar uma nova base de dados, utilize a opção “Novo” do menu “Arquivo”, informando uma pasta e um nome para o arquivo. Você deverá inserir os dados do cedente e o respectivo Código de Liberação, para começar a utilizar essa nova base de dados.

Para abrir uma outra base de dados, utilize a opção “Abrir” do menu “Arquivo”. Localize a pasta e o arquivo da base de dados a abrir.

Se desejar, você poderá criar uma cópia da sua base de dados atual, para desmembrar em 2 ou mais arquivos. Nesse caso utilize a opção “Salvar como” do menu “Arquivo”. O arquivo assim gerado passará a ser a nova base de dados e poderá ser reorganizado, conforme a sua conveniência.

Como as funcionalidades do Boleto Pro se aplicam a uma única base de dados, ao fazer a cópia de segurança, você estará fazendo a cópia apenas dos dados que estiver utilizando. Portanto, não se esqueça de fazer as cópias de segurança de cada um dos arquivos que você for utilizar.

Trabalhar dessa forma torna a gestão da sua cobrança mais prática e eficaz.

Sumário


Sua empresa hoje
Custos que podem ser evitados

Há pouco tempo, assisti ao clássico filme “Viagem ao Centro da Terra”. Nele, o personagem principal tinha como hábito, todas as vezes que chegava em casa, jogar em um recipiente de vidro, as moedas que estavam em seus bolsos. Com dois recipientes desses, ele conseguiu comprar duas passagens de avião. No momento achei que era um exagero, até que, um dia, tive que jogar fora a minha já surrada carteira. Nessa carteira, que tinha há muitos anos, carregava moedas e sempre as tinha quando precisava. A nova carteira que comprei não tinha o mesmo recurso e passei e fazer exatamente o que o personagem do filme fazia: toda vez que chegava em casa jogava as moedas em um pequeno pote.
Para meu espanto algumas semanas depois, quando precisei de uma moeda, percebi que naquele pote havia um valor considerável.
Quando fazemos pequenas economias ou deixamos de gastar pequenos valores, no momento da pequena economia, não nos damos conta, mas no decorrer do tempo o famoso ditado “De grão em grão a galinha enche o papo” se mostra muito verdadeiro.
Nas empresas, no dia a dia, não nos damos conta de que muitas vezes, fazemos o efeito inverso: geramos pequenos desperdícios que no momento em que ocorrem não são devidamente percebidos.
-Uma lâmpada acesa desnecessariamente.
-Uma folha impressa, cujo texto poderia ter sido lido na tela do computador.
-Os inúmeros copos plásticos descartáveis que são utilizados apenas uma única vez, quando poderíamos manter o mesmo copo em cima da mesa durante todo o dia e ao final do dia descartá-lo.
-Inúmeros clips que são varridos pela pessoa da limpeza apenas porque ficamos com preguiça de pegá-los.
Se somarmos todos os pequenos e imperceptíveis desperdícios chegaremos a um valor considerável que poderia perfeitamente ser investido na empresa.
Para mudar essa realidade duas ações são necessárias:
-Mudança de hábito dos funcionários através de treinamentos, palestras, workshops, etc.
-Controle de todos os custos da empresa através de ferramentas de informática.
Hoje temos muitas ferramentas que possibilitam um controle bem preciso, algo que até há pouco tempo atrás não era possível. Controle as compras de insumos e a evolução dos gastos de cada um dos itens. Controle, também, os pedidos de vendas e as respectivas faturas (por incrível que pareça muitas empresas ainda deixam de receber um título por pura falta de controle).
Tente descobrir quais despesas poderiam ser reduzidas apenas adotando uma mudança de hábito. Utilize ferramentas próprias para a gestão dos custos da empresa, que gerem relatórios para análise, com periodicidade que melhor lhe convier (diário, semanal, mensal ou anual). Acreditamos que não será difícil perceber para onde estão indo as suas moedinhas.

Sumário


Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.



Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br



Sumário