sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Neo Interativa e você - Agosto/2014 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Agosto/2014


Sumário
Neste mês - Perdoe a si mesmo
Dica do mês - A quantidade de memória RAM
Você sabia que... - O Boleto Pro emite carnê?
Sua empresa hoje - Recursos humanos

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Neste mês
Perdoe a si mesmo
Errar é humano.

A máxima popular nos ensina que vamos errar em um momento ou outro da vida. Aprendemos através da religião ou da educação moral que devemos perdoar o próximo, mas dificilmente alguém considera que, aquele que está mais próximo de nós, somos nós mesmos. Se eu não me perdoar estarei me autopunindo.

A vida é uma sequência de acontecimentos e fases. A cada dia vivemos uma nova experiência, a qual, muitas vezes, ainda não vivenciada e que nos coloca diante do novo ou mesmo do desconhecido.

Não importa o quanto somos instruídos e experientes, sempre haverá uma nova e desconhecida experiência a ser vivida.

Muitos não se perdoam por ter perdido aquele ótimo emprego inesperadamente. O sofrimento pela busca das razões e dúvidas que se formam, pode ser penoso, principalmente se for por algum erro cometido. Por outro lado, há de se considerar, não sabemos exatamente o que teria ocorrido se ficássemos por mais tempo.

Um profissional que fica por muito tempo em uma empresa pode correr o risco de ficar desatualizado em relação ao mercado, devido ao grau de especialização que adquire. Em contrapartida, aquela pessoa que somar experiência em muitas empresas, terá visões mais amplas do mercado, tornando-se um profissional mais apto a enfrentar situações novas e até inesperadas, uma vez que já viveu vários cenários empresariais e profissionais diferentes.

Considerando esse ponto de vista, culpar-se por ter perdido o emprego é, na verdade, sabotar a si próprio.

Outros não se perdoam por ter perdido a pessoa amada. Raul Seixas em uma de suas canções dizia que “ninguém é feliz tendo amado apenas uma vez”. Muitas pessoas que namoraram mais de uma pessoa, afirmam que não sabem como podem ter gostado do primeiro namorado, apesar de, na ocasião em que o namoravam, se acharem completamente apaixonadas por aquela pessoa.

Enquanto isso, outros tantos não se perdoam por ter magoado alguém muito querido. A dor do remorso por magoar alguém que amamos é muito grande. O melhor a fazer é pedir perdão a quem magoamos. Mas, sem nos perdoarmos, jamais voltaremos a ter paz.

Apenas a experiência e os erros nos dão a certeza do que é certo. Quem considera que sempre acertou na vida, nunca poderá ter certeza disso, pois jamais saberá se as outras opções não teriam sido melhores. Na verdade é raro encontrar uma pessoa que afirme que sempre acertou.

Errar é humano e, portanto, é quase inevitável cometer erros. Porém, persistir nos mesmos erros é tolice. Esse é o grande aprendizado. Podemos, e até devemos, cometer erros novos, mas nunca repetir os já cometidos, porque isso seria perda de tempo.

Mais vale cometer um novo erro, e com isso somar uma nova experiência, do que estagnar em velhos erros.

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Dica do mês
A quantidade de memória RAM
É comum algumas pessoas aumentarem a capacidade de memória RAM da máquina, com o intuito de fazê-la ficar mais rápida. No entanto, não é bem assim que funciona. O aumento de memória RAM nem sempre fará diferença, se não for efetuado de forma correta.

O primeiro passo a ser feito é analisar quanto de memória será necessário para a situação mais comum de uso. Quando a máquina está em atividade, a memória é consumida pelo sistema operacional, aplicativos e serviços que gerenciam os arquivos que estão sendo trabalhados e os arquivos que estão sendo utilizados.

A quantidade de memória necessária pode ser avaliada da seguinte forma:
Ligue a máquina e abra, ao mesmo tempo, os programas que são costumeiramente utilizados na sua rotina de trabalho. Abra também o navegador de internet no(s) site(s) mais acessado(s).

Agora tecle Ctrl+Alt+Del para entrar no gerenciador de tarefas. Clique na aba Desempenho. Veja o quanto de memória RAM a máquina possui e o quanto está sendo utilizada.

Se a máquina possui, por exemplo, 2 GB e a quantidade utilizada for de 1,50 GB, a situação ainda está relativamente confortável.

Se quase toda a capacidade estivesse sendo utilizada, ou seja, próximo de 2 GB, a máquina começaria a utilizar a memoria virtual do hd, também conhecido como SWAP, deixando-a muito mais lenta.

É sempre bom lembrar que os softwares, conforme vão sendo atualizados, vão exigindo mais memória, inclusive e, principalmente, o Windows. Portanto, é conveniente sempre ter alguma reserva na capacidade de memória.

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Você sabia que...
O Boleto Pro emite carnê?

Em momentos difíceis o cliente não pode comprar à vista. Dependendo da saúde financeira, ele não terá como captar recursos no mercado. Mas ele é um cliente antigo e você sabe que ele é bom pagador. Você pode optar por bancar o financiamento, dividindo em parcelas.

O Bolero Pro oferece o recurso para emitir os boletos de cobrança em parcelas. De forma muito simples e rápida, o usuário emitirá os boletos dividindo em quantas parcelas desejar, e com o intervalo de vencimento desejado.

Se o seu negócio for um comércio varejista, você poderá emitir os boletos no clássico layout de carnê, onde o recibo do cliente fica na lateral esquerda do boleto. Esse layout é reconhecido por todos como “o carnê”, dando um aspecto comercial a ele. Você ainda poderá adotar capas feitas em uma gráfica de sua confiança e organizá-los em um ou mais blocos.

É o Bolero Pro tornando o dia a dia das indústrias e comércios muito mais eficiente e eficaz.

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Sua empresa hoje
Recursos Humanos
Quando comecei a trabalhar em meados da década de 80, toda empresa grande tinha o departamento de pessoal. Este setor era quem preenchia os documentos de admissões, registrava carteira profissional, calculava férias, rescisões etc. Ele respondia para a gerência de recursos humanos que, por sua vez, gerenciava também os setores de seleção, treinamento e cargos e salários.

Sem dúvida, muito tempo se passou e muita coisa mudou. Os setores citados se informatizaram, principalmente o departamento de pessoal que, comparado com aquela época, não é nem sombra do que era.

Mesmo assim, o que mais mudou, na verdade, foi justamente a gerência de recursos humanos, tanto que algumas empresas nem seguem mais esse organograma ou essa estrutura administrativa.

Os recursos humanos, hoje, tem um aspecto completamente diferente. Mas, e a pequena empresa?

Cheguei a conhecer empresas que, em um ano, conseguiam ter um número de rescisões 200% maior que o número de funcionários, o que significa que algumas funções tiveram mais de um funcionário exercendo o cargo nesse período.

Além do custo de contratação e demissão, alguns diretores não percebem que esse "turnover" acaba afetando os funcionários que ficam na empresa, causando nestes, um certo desânimo ou frustração em relação a empresa. Como consequência, esse funcionário passa a desejar sair da empresa, o que aumenta ainda mais o "turnover", provocando um ciclo vicioso.

As pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações. No entanto, nos dias atuais, é cada vez mais importante para a empresa reconhecer que deve valorizar os seus colaboradores.

Durante muitas décadas, desde o início das primeiras organizações surgidas na revolução industrial, o setor mais valorizado da empresa era o tecnológico. No entanto, com o decorrer do tempo, foi se percebendo que as pessoas são o principal ativo da empresa. E é muito simples perceber. Uma máquina perdida pode ser trocada por outra idêntica. Uma pessoa não.

O diretor da empresa deve focar sua atenção nos recursos humanos, criando iniciativas de valorização e reconhecimento dos seus colaboradores. Se analisarmos mais detalhadamente, facilmente perceberemos que não é possível dar a mesma abordagem para todas as áreas e pessoas. Normalmente os profissionais têm características relacionadas às suas áreas. As pessoas são diferentes e a ocupação profissional reforça essas diferenças. Dessa forma, o profissional de recursos humanos deve ter muito conhecimento e experiência em diversas áreas, pois, além de recrutar pessoas, também terá de instruir e treiná-las.

Naturalmente, com essa consciência por parte da empresa, o colaborador irá trabalhar motivado e, portanto, produzirá mais.
O profissional de recursos humanos deve ficar atento, também, ao que ocorre fora da empresa. As condições externas influenciam no desempenho do profissional. Ocorrências externas à empresa podem influenciar decisivamente na produtividade e eficiência do profissional.

Um outro objetivo desse setor é criar soluções para que os colaboradores tenham condições de desempenhar suas funções da melhor forma possível. Deve acompanhar as expectativas e necessidades dos colaboradores. Para isso, deve criar programas de qualidade de vida no trabalho, treinamentos e incentivos financeiros.

Evidentemente, o setor de recursos humanos não será responsável sozinho pelo sucesso da empresa, mas poderá dar enorme contribuição.

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Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.


Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
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