Neo Interativa e você - Maio/2014
Sumário
Neste mês - Competência
Dica do mês - Fique atento à fonte de alimentação
Você sabia que... - O Boleto Pro é um programa seguro?
Sua empresa hoje - Brainstorm
Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com
Neste mês
Competência
Você já chegou à porta da sua empresa e, antes de entrar, teve vontade de dar meia volta e voltar para casa?
Caso você já tenha sentido essa sensação, não se alarme. O número de pessoas que tem ou já experimentaram esse sentimento é maior do que imaginamos.
Muitas são as causas. Algumas vezes pode ser stress, outras pode ser a sensação de que a empresa já não sirva mais para nós e que precisamos de novos ares e desafios.
Há uma razão que, normalmente, não consideramos por não querermos admitir para nós mesmos: não ter competência para exercer a função. Se esse for mesmo o motivo, constantemente fazemos algo errado ou somos cobrados para termos melhor performance na execução da tarefa.
O problema é quando não conseguimos identificar o porquê de encontrarmos dificuldade em realizar uma determinada tarefa. Algumas pessoas, que já atingiram determinada idade, podem achar que está ficando velha e confere à idade a razão por não conseguir fazer tudo a contento.
A questão é que competência não é algo fixo. O fato de nos formarmos em uma ótima faculdade e rapidamente sermos contratados em uma grande empresa que nos irá conferir uma ótima experiência logo no início de carreira, nos tornando muito competentes, não significa que isso irá valer para toda a vida.
O que aprendemos ontem e nos fez competentes, talvez não seja mais válido hoje. Os processos que aprendemos ontem em uma empresa, talvez hoje sejam ultrapassados. Isso não significa que nos tornamos pessoas incompetentes no sentido mais puro da palavra, mas que não temos atualmente a competência necessária.
Conheci um senhor, há mais de trinta anos, que tinha uma pequena oficina de tornearia. Ele era um ótimo profissional, sempre tinha trabalho. Com o tempo ele começou a ensinar seu filho o seu ofício. O rapaz, como nunca precisara procurar emprego e nem mesmo estudar para aprender o ofício - o seu mestre era seu próprio pai que tinha uma larga experiência - cometeu um erro. Após a aposentadoria do pai, ele não se atualizou, não percebeu que as máquinas foram se aperfeiçoando e que o mercado estava mudando.
Ele ficava o dia inteiro dentro da oficina e não se apercebeu das mudanças. Não é necessário dizer o que aconteceu. Ele faliu. Não porque era incompetente, muito ao contrário, pois ele havia começado aprender o ofício ainda quando criança. Mas o mercado atual pedia outra competência.
Você está atualizado em sua competência? E sua empresa, acompanha o que há de mais atual? Devemos sempre tomar muito cuidado para não nos acomodarmos, achando que não precisamos aprender mais nada.
Isso não significa que devemos voltar para a escola. Não é preciso chegar a esse ponto, mas devemos acompanhar o que há de mais atual e, paulatinamente, irmos aprendendo o que vai surgindo de novo. Às vezes, cursos livres de curta duração podem ser bem vindos ou mesmo um livro, revistas especializadas, sites e blogs afins.
Atualize-se sempre. O mercado, em todos os sentidos, anda sem parar e moderniza-se incessantemente.
Algo muito importante, também, é analisar se a sua função ainda é necessária ao mercado. A história mostra inúmeras profissões que simplesmente perderam a razão de existir. Se esse for o seu caso, não tema em buscar uma nova profissão. Muitas pessoas que mudaram radicalmente de profissão dizem que foi a melhor coisa que aconteceu em suas vidas.
Dica do mês
Fique atento à fonte de alimentação
A fonte de alimentação é um dos componentes do computador que mais apresenta problemas. Dificilmente um processador, por exemplo, precisará ser trocado. Mas, depois de alguns anos, a possibilidade de termos de trocar a fonte é considerável.
Mesmo antes de queimar, ela pode já apresentar alguns problemas. Se o computador fizer boot (reiniciar) sozinho, principalmente quando muitos programas estão abertos, é um forte indício de que a fonte está próxima de parar de funcionar.
Se esses sintomas forem apresentados, é necessário ficar atento, pois uma fonte de alimentação com problema pode causar danos sérios ao computador. Outros sintomas que podem ser observados, frequentemente, são: cheiro de queimado depois que desligou o computador e ventilador que não funciona de forma regular causando superaquecimento da fonte.
Um equívoco comum de ocorrer é a pessoa utilizar um computador tanto para uso pessoal quanto profissional. Ao adquirir a máquina, considerou apenas o uso profissional que, geralmente, no uso administrativo não é tão exigido quanto no uso pessoal.
Se você utilizar vários programas ao mesmo tempo, a fonte poderá ser muito exigida. Se a configuração de sua máquina não foi planejada para alta exigência de performance, certamente, isso poderá acarretar algum problema.
Outra razão muito comum é a instalação de placa de vídeo sem verificar a capacidade da fonte. Em alguns casos a capacidade da fonte pode ser excedida fazendo com que ela venha a se desligar depois de algum tempo de funcionamento. Ou, em casos extremos, ela poderá até explodir e queimar a placa mãe.
Oficinas de manutenção de hardware recebem, com alguma frequência, máquinas com problemas causados por fontes de alimentação. Se uma máquina apresenta um mau funcionamento, sem que haja razão aparente, uma das primeiras atitudes tomadas pelo técnico é trocar a fonte de alimentação e verificar se o problema persiste ou não.
Não raro, pentes de memória, hds e placas mães são danificados pela própria fonte da máquina.
Fontes com problemas podem também danificar arquivos no momento em que são salvos no hd.
Se sua máquina apresenta alguns desses sintomas, solicite a um técnico avaliar a capacidade e performance da fonte de alimentação.
Vale também ficar atento à instalação elétrica em que a máquina está ligada. Para que você tenha segurança, conecte sua máquina à rede de alimentação através de um bom filtro de linha, ou através de um regulador de tensão (com filtro de linha interno) ou através de um no-break. Para garantir o correto funcionamento desses equipamentos é importante que a tomada de alimentação utilizada disponha de pino de aterramento (o terceiro pino na tomada). Estas medidas garantirão uma maior proteção à sua máquina contra variações na tensão de alimentação (transientes de tensão), que podem ocasionar a queima de componentes na sua máquina, como a fonte de alimentação.
Você sabia que...
O Boleto Pro é um programa seguro?
Você compraria em um supermercado um produto com o lacre violado?
É obvio que não. Comprar nessas circunstâncias é muito arriscado.
É estranho como, apesar de sabermos que o produto só tem garantia se tiver o lacre de segurança, muitas pessoas compram programas ilegais sem a assinatura digital, que é o seu lacre de segurança.
O chamado software pirata não oferece garantia de funcionamento e, muito menos, segurança, colocando nossas máquinas e arquivos em perigo. Ao baixar um programa ilegal você poderá estar baixando junto um software malicioso, pondo seus dados (e até mesmo senhas importantes) em risco.
Outro grande inconveniente é o fato do software pirata não ter suporte. Um programa corporativo demanda configurações e ajustes que podem suscitar atendimento de suporte por parte do usuário. Se o programa apresentar algum problema de execução, o usuário não terá a quem recorrer.
Os arquivos do Boleto Pro (instalador e aplicativo) possuem assinatura digital que comprova a autenticidade e procedência original. Ao efetuar o download do arquivo instalador, o Windows verifica a assinatura digital do mesmo, exibindo o nome do editor como “Neo Tecnologia Interativa Ltda”. Caso isso não ocorra, é possível que o download tenha ocorrido com falha ou esse arquivo foi adulterado intencionalmente por terceiros. Portanto, de uma forma geral, sempre que efetuar o download de um arquivo, verifique a procedência e o nome do editor. Você poderá verificar isso se a aba Assinatura Digital estiver visível ao clicar em propriedades do arquivo.
Para evitar problemas, a Neo Interativa disponibiliza para download os seus programas exclusivamente através do seu site www.neointerativa.com.br. Downloads efetuados em outros sites não terão a garantia de que você estará obtendo o arquivo original e nem de que a versão é a mais recente.
Todos querem fazer economia e cortar custos, mas há algumas economias que acabam saindo mais caro do que se não tivessem sido feitas. Não se arrisque por pouco. Não compre software ilegal. Seja uma pessoa legal em todos os sentidos.
Sua empresa hoje
Brainstorm
Toda empresa encontra problemas para ser competitiva. A qualquer momento poderá surgir um novo concorrente, uma situação econômica desfavorável, etc.
O que fazer em cada situação? Nem sempre é fácil responder a essa questão. Temos a impressão de que tudo já foi feito, de que não há nada mais a se fazer.
Algo que costuma fugir aos diretores e gerentes é que nem sempre eles conseguirão saber o que fazer. Muitas vezes a solução pode estar à sua frente e eles não irão conseguir ver.
Para solucionar o problema, eles precisam ter uma ótima ideia para reverter o quadro desfavorável, mas não conseguem pensar em nada. A solução, nesses casos, é um brainstorm, ou uma "tempestade de ideias".
Muitas vezes pessoas que vivem outro cenário conseguem enxergar soluções que o responsável por encontrá-las não consegue.
Um colaborador de alguma área da oficina, por exemplo, pode encontrar problemas e soluções muito melhor do que um gerente ou diretor. E a razão é muito simples: ele está diariamente convivendo de perto todas as etapas do processo em questão.
O fato de um executivo ter muito estudo e muita experiência não significa que ele consegue perceber tudo e, mesmo que consiga, por não conviver diretamente com a situação, não consegue enxergar a solução.
Programadores com experiência de mais de vinte anos podem não conseguir encontrar uma solução para um problema crônico em um programa. Mas, não raro, garotos de quinze anos desenvolvem projetos tecnológicos que são verdadeiras obras de gênio, apenas porque desenvolvem por prazer e não por obrigação profissional, sem precisarem trabalhar sob pressão e com prazos escassos como muitos profissionais de empresas. Além disso, na maioria das vezes, o que fazem é desenvolver algo para eles mesmos sem se aperceberem que estão criando algo que poderá render verdadeiras fortunas
Tudo depende da posição em que vemos o problema e de como o vemos.
Em um brainstorm é reunido um grupo de pessoas da empresa. O problema é apresentado a todos e cada uma deve pensar em uma ou mais soluções e apresentar o que pensou. Talvez ninguém consiga apresentar uma solução ideal, mas a soma de mais de uma solução apresentada pode ser a ideal.
Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br