quarta-feira, 30 de abril de 2014

Neo Interativa e você - Abril/2014 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Abril/2014


Sumário
Neste mês - Ser mãe
Dica do mês - Proteja seu pen drive
Você sabia que... - O Boleto Pro pode organizar os dados em mais de uma base?
Sua empresa hoje - A empresa deve competir

Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês
Ser mãe
Dizem que ser mãe é sofrer no paraíso.

Pois, afinal, o que é ser mãe?

Ser mãe é trocar a fralda que ela acabou de nos colocar e achar isso “bonitinho”.

Ser mãe é levantar mais de uma vez em madrugadas frias, apenas para ver se estamos devidamente aquecidos.

Ser mãe é quase pegar no sono enquanto mamamos tranquilamente.

Ser mãe é ter o beijo mais carinhoso.

Ser mãe é se emocionar quando dizemos a primeira palavra.

Ser mãe é fazer o bolo mais gostoso do mundo.

Ser mãe é saber ler pensamentos quando queremos esconder a traquinagem que fizemos.

Ser mãe é ter as mãos mais macias, mesmo quando calejadas pela dura labuta.

Ser mãe é dar aquela baita bronca e, um minuto depois, abraçar e beijar.

Ser mãe é ouvir uma velha piada, dita de forma infantilmente gaguejada, e achar muito engaçada.

Ser mãe é pegar na mão para ensinar a escrever.

Ser mãe é segurar o braço, com o coração na mão, enquanto tomamos vacina.

Ser mãe é sentar na grama do parque, enquanto nos divertimos nos brinquedos.

Ser mãe é levantar para aplaudir quando recebemos o diplominha do ensino infantil.

Ser mãe é enfrentar a fila do cinema para podermos assistir àquele filme que só criança gosta.

Ser mãe é nos olhar aos quarenta anos de idade e achar que ainda somos o seu frágil anjinho.

E, enfim, ser mãe é ser perdidamente apaixonada por aquele que tomou boa parte de seu tempo pois, acima de tudo, ser mãe é amar incondicionalmente.

A Neo Interativa deseja a todas as mães, um feliz dia das mães!


Dica do mês
Proteja seu pen drive
Hoje, é muito comum levar arquivos de tamanho consideravelmente grande em apenas um pen drive. Dependendo do conteúdo do arquivo, ele pode ter valor inestimável. Perder um pen drive ou tê-lo furtado por alguém que tenha interesse no seu conteúdo, pode representar um enorme prejuízo.

A boa notícia é que há como proteger os seus dados contidos no pen drive, usando algum programa capaz de criptografar o seu conteúdo.

Há diversos programas no mercado. Alguns apenas criptografam os arquivos. Outros criam uma partição virtual (um novo HD, no computador, mas cujo conteúdo é armazenado em arquivo). Como exemplos, temos: Truecrypt, Protectorion, NCrypt, TruPax, etc. Pesquisando em sites de download (por exemplo www.superdownloads.com.br ou www.baixaki.com.br) se pode encontrar diversas opções de programas desse tipo.

É preciso apenas carregar o executável do programa no pen drive e criar uma senha. Os arquivos serão criptografados e se tornarão indecifráveis sem a senha.

Você deve apenas tomar cuidado para não perder essa senha, pois não há como recuperá-la.


Você sabia que...
O Boleto Pro pode organizar os dados em mais de uma base?
Na época em que as empresas não contavam com as ferramentas de informatização, muito papel era utilizado. Eram muitos arquivos. Devido a legislação, a empresa tinha de guardar determinados documentos por muitos anos, o que gerava grande acúmulo de papel no arquivo morto. Muitas vezes, encontrar um documento que fora guardado há muitos anos, por outras pessoas que nem estavam mais na empresa, era uma verdadeira epopeia.

Com a digitalização de muitos documentos, guardar e organizar todo esse material ficou muito mais simples. Mas isso não quer dizer que ficou tudo fácil. Mesmo arquivos digitais, se não forem devidamente organizados, encontrá-los pode continuar a ser também muito complicado.

Organizar tudo que é criado e salvo digitalmente é de extrema importância.

O histórico do contas a receber pode se tornar um verdadeiro labirinto se não for devidamente controlado.

Com o decorrer do tempo, o número de boletos emitidos vai se tornando enorme e encontrar um boleto que foi emitido há um bom tempo pode ser muito complicado. Quando nos damos conta, o tamanho do banco de dados está muito grande.

Uma maneira de controlar todo o histórico é criar novas bases de dados no Boleto Pro. Quando realizamos uma pesquisa no programa, não faz sentido ele apresentar boletos emitidos e pagos há muito tempo, em outra época, que não seja de interesse atual. Ou seja, para processos de vendas concluídas há muito tempo, o ideal é que esses registros sejam "arquivados" separadamente em outras "gavetas". Com isso surge a ideia de organizar as bases de dados (arquivos) por períodos apropriados ao seu volume de negócios (por exemplo, semestralmente, anualmente etc).

No Boleto Pro o usuário pode criar bases de dados não só para organizar os títulos, mas também para criar diferentes carteiras de clientes, uma vez que cada base terá seus próprios clientes.

O usuário cria a base de dados, conferindo a ela o nome que desejar e, ainda, poderá manter cópias de segurança salva em outro local.

O Boleto Pro torna sua rotina de trabalho muito mais organizada.


Sua empresa hoje
A empresa deve competir
Nos últimos trinta anos muita coisa mudou no Brasil em relação aos negócios e ao mercado profissional.

O Brasil abriu suas portas para inúmeros produtos importados. Todos os processos foram informatizados. Muitas empresas não resistiram e faliram ou foram vendidas para empresas estrangeiras.

Para quem viveu as décadas de 70 e 80 sabe bem a que estou me referindo. Basta um pequeno esforço de memória e facilmente poderemos lembrar de industrias e varejos que foram muito fortes há mais de trinta anos e hoje estão só na memória.

A empresa hoje deve ser competitiva. Deve adotar processos que a tornem mais eficiente e eficaz. O Brasil está rapidamente se transformando de um país industrial para um de prestação de serviços. Os especialistas ainda não sabem afirmar se isso será bom ou ruim, mas as empresas não podem esperar para ver o que ocorrerá.

Durante mais de quatro anos, em nossa newsletter mensal, abordamos alguns assuntos que mostravam como a pequena empresa poderia ser mais competitiva. Vamos lembrar de alguns desses pontos, os quais também poderão ser vistos em nosso blog http://neointerativa.blogspot.com.br.

Um dos fatores mais importantes é a motivação. Em julho de 2010, em nosso tema “Motivação, a chave para o sucesso”, abordamos o quanto é importante o colaborador da empresa estar motivado. Mostramos o quanto a realização pessoal e profissional é importante para que o colaborador esteja motivado.

Pode não parecer, mas a aparência da empresa é algo muito importante. Quem se sente bem trabalhando em uma acomodação velha, suja e decadente? E o que podemos dizer de um cliente que visita seu fornecedor e se depara em um ambiente desagradável? Nem sempre o diretor da empresa se dá conta do quanto isso é ruim. Em agosto de 2010, no artigo “A aparência da sua empresa pode ser fator decisivo no momento da venda”, mostramos alguns pontos a serem observados na empresa e que muitas vezes nos passam despercebidos.

Tendo cuidado da motivação do colaborador e da aparência da empresa, devemos nos atentar para o que há de positivo e negativo na competitividade da empresa, dentro e fora dela. Devemos fazer a análise SWOT. Em setembro de 2010, no artigo “Você já fez a análise SWOT de sua empresa?” mostramos como realizar essa análise.

Após a análise, já sabemos o que deve ser mudado. Chegou o momento do marketing realizar o que ele melhor sabe fazer: analisar o mercado de forma a oferecer o nosso produto da melhor forma ao nosso cliente. Em outubro de 2010, no artigo “O Marketing é fundamental” mostramos detalhadamente o que faz o setor de marketing.

Todo esse trabalho pode a vir por terra se o preço de venda do produto não for apropriado e, portanto, calculado incorretamente. Em dezembro de 2011, no artigo “Como calcular o preço de venda” mostramos como calcular o valor de vendas.

Uma vez que o marketing realizou todo o seu trabalho e com isso realizamos nossas vendas de forma satisfatória, temos que entregar o produto e, nesse momento, deparamos com um ponto muito importante: a logística. A logística pode se tronar um diferencial para a empresa. Em fevereiro de 2011, no artigo “Logística: Um grande diferencial”, mostramos o quanto a logística é importante para a empresa.

Você encontrará muito mais artigos em nosso blog, que reúne todos os artigos de nossas newsletters. São mais de quatro anos dedicados a transmitir, para a pequena empresa em geral, reflexões a respeito de como melhor gerir a empresa. Além deles, você encontrará outros temas de interesse dos profissionais da empresa, próprios para reflexões a respeito não só de suas vidas profissionais, mas também de suas vidas pessoais.

A todos aqueles que nos acompanharam durante todo esse tempo, o nosso muito obrigado. E àqueles que acabaram de chegar, sejam muito bem vindos ao maravilhoso mundo da gestão de empresas.


Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.


Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br