sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Neo Interativa e você - Janeiro/2014 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Janeiro/2014


Sumário
Neste mês - O novo
Dica do mês - Como avaliar um tablet
Você sabia que... - O Boleto Pro é também uma ferramenta administrativa?
Sua empresa hoje - Curva ABC

Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês
O novoTodo ano é um recomeço. E um recomeço implica algo novo. O ano novo deveria representar algo extremamente maravilhoso. Estamos tendo uma nova oportunidade de fazer tudo de forma mais acertada.

Ocorre que, muitas vezes, o novo traz mudanças. E nós temos medo de mudanças. Por isso temos a tendência de resistir a elas.

Segundo especialistas, muitas pessoas cultivam o medo da mudança por toda a vida, o que acaba por desenvolver distúrbios emocionais, como a síndrome do pânico.

A única maneira de minimizar o temor e a ansiedade que uma mudança representa é vê-la como uma oportunidade valiosa para crescermos como seres humanos.

O ser humano busca sempre a segurança e, por esta razão, não deseja mudar. Resistir ao novo, como se ele sempre representasse infelicidade, é uma estratégia da mente para que fiquemos inertes, nos mantendo vítimas da inércia e do medo. Aquilo que temos como segurança não passa de uma prisão, na qual ficamos muito tempo agarrando-a, tendo a ilusão de que ali não sofreremos. A pessoa perde a capacidade de perceber que dessa forma ela está, na verdade, sofrendo por não conseguir se mexer, conquistar novas oportunidades e rumos na vida.

Sair dessa situação realmente não é fácil. Destruir essa barreira, que nós mesmos construímos, exige muito esforço, coragem e determinação. Só assim conseguiremos encarar o desconhecido sem medo.

Ninguém poderá viver essa experiência por nós. É algo que temos de fazer sozinhos. Podemos até nos apoiar em alguém que nos mostre o caminho, mas essa pessoa não poderá trilhá-lo por nós.

Para melhor exemplificar, vamos pegar o exemplo de uma situação normalmente vista como difícil e até traumática. Uma pessoa se vê obrigada a sofrer uma cirurgia, algo pelo qual nunca havia passado e, portanto, completamente novo para ela, causando uma ansiedade temerosa com o que possa acontecer. Por pior que seja, a melhor forma de encarar a situação é confiar nos profissionais que irão nos atender, porque o objetivo deles não é nos fazer sofrer e sim nos fazer melhorar. Só por isso já deveríamos estar tranquilos em passar por essa nova situação.

Passada a cirurgia teremos uma nova experiência, passamos por algo novo e poderemos, a partir de então, apoiar quem terá que passar pela mesma situação. Poderemos dizer: “Fique tranquilo, eu já passei por isso. Vai dar tudo certo”.

Graças à coragem que tivemos para encarar uma situação difícil, passamos a ser outra pessoa, que poderá auxiliar outros que estão diante de algo parecido. O novo sempre será uma maravilhosa oportunidade de evolução e crescimento pessoal. O mesmo se dá em relação a todos os aspectos de nossas vidas.

Saia da prisão de sua zona de conforto, encare com coragem e determinação tudo que aparecer de novo.

Feliz ano novo. Feliz nova oportunidade!


Dica do mês
Como avaliar um tabletMuitos se perguntam se vale a pena comprar um tablet e se ele faz o que um computador faz. Muitas pequenas empresas vêm uma oportunidade de ter um equipamento com menor custo. Para alguns profissionais representa a oportunidade de trabalhar em trânsito, como em viagens, por exemplo.

Vamos dar uma pincelada a respeito do que um tablet pode oferecer.

Um tablet tem os seguintes recursos:
• Acesso à internet
• Acesso às redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, etc.)
• Visualização e edição de textos e planilhas
• Jogos
• Câmera fotográfica
• Exibição de vídeos
• Ouvir músicas
• Leitura de livros digitais (e-books)
• E muito mais, dependendo de cada modelo.

Para quem já utilizou um iPod, terá a impressão de estar utilizando um modelo maior.

Há algumas diferenças de modelo para modelo. Normalmente pode ser encontrado com tela que varia entre 7 e 10 polegadas. Há dois tipos de tela: a capacitiva e a resistiva, sendo que a capacitiva tem muito mais sensibilidade ao toque, oferecendo melhor resposta. Apesar de mais cara, a diferença é significativa.

A maioria dos melhores tablets do mercado vem com um dos três sistemas operacionais abaixo:
• iOS: sistema da Apple, utilizado no iPad, iPod e Apple TV.
• Android: sistema da Google, utilizado na maioria dos tablets.
• Windows: é o mais novo, com poucos modelos no mercado.

O sistema da Apple é o mais antigo e, portanto, inspira maior confiança. No entanto, o Android evoluiu bem, apresentando boa capacidade de uso e recursos.

Potência:
Os tablets, em geral, apresentam maior capacidade do que um smartphone comum, porém, menor capacidade que um computador ou notebook.

Os processadores e a capacidade de armazenamento são bem menores do que os encontrados em um computador tradicional. Por essa razão, ele não executa programas editores de imagem (mais complexos) e de edição de áudio e vídeo, que exigem maior capacidade da máquina.

Ele edita planilhas e documentos de texto. No entanto, é necessário adquirir programas específicos para tablet. Eles são comercializados nas lojas online que acompanha o aparelho. Mas fique tranquilo, o valor não é alto. Normalmente algo em torno de 10 a 15 dólares. Em alguns casos, pode ser até gratuito.

Os aplicativos para aparelhos com Android e iOS possuem lojas online. Será necessário utilizar cartão de crédito, o qual será associado à sua conta, nas respectivas lojas. A boa notícia é que nessas lojas, com muita frequência, você encontrará vários aplicativos gratuitos (normalmente com menos funcionalidades do que as versões pagas), bem como versões para avaliação dos aplicativos, para ajudá-lo a testar diferentes aplicativos e poder escolher aquele o qual desejará usar.

Para finalizar: Se você está em dúvida se compra um tablet ou um notebook, avalie qual utilidade você dará ao equipamento.

Se for digitar muito texto, a melhor opção é o notebook, que possui um teclado mais versátil. Como mencionado, se for utilizar programas mais pesados, a escolha deverá ser o notebook. Se for apenas acessar a internet, ver e-mails, analisar planilhas, nesse caso o tablet é a melhor escolha.

Uma última dica é que já estão surgindo no mercado equipamentos que são notebooks e tablets (equipamentos híbridos), com preços mais competitivos. À primeira vista, parece um tablet mais "gordinho", mas que contém um teclado deslizante ("slide") sob ele. Basta deslizar o teclado para fora que a tela fica em posição inclinada, podendo-se digitar com o mesmo conforto que se tinha aos usar os antigos netbooks (notebooks de menores dimensões). Há, inclusive, equipamentos com suporte ao Windows 8 da Microsoft, algo que não era muito comum, até pouco tempo atrás.


Você sabia que...
O Boleto Pro é também uma ferramenta administrativa?O Boleto Pro não é um sucesso de mercado apenas por ser um bom programa para emissão de boletos. Ele é também uma ferramenta administrativa.

O Boleto Pro é um dos programas mais indicados pelos usuários para profissionais que buscam um programa emissor de boleto.

Isso ocorre porque ele oferece inúmeros recursos que, na verdade, vão além da emissão de boletos, tornando-o uma ferramenta muito útil para a pequena e média empresa.

Isso é facilmente notado logo que ele é implantado. Normalmente o profissional já possui uma extensa lista de clientes e, cadastrá-los novamente, representará um grande trabalho. No Boleto Pro isso não é problema. O profissional terá apenas que importar esses dados a partir de um arquivo.

Após algum tempo emitindo boletos, naturalmente aparecerá aquela necessidade de obter alguma informação a mais ou diferente. Nesse ponto, o Boleto Pro oferece um recurso muito útil. O profissional poderá criar o relatório com as informações que desejar.

Se a empresa emite os boletos rotineiramente com um determinado leiaute e, por conta de alterações internas, se vê obrigada a mudar o leiaute, isso não será um problema, pois o Boleto Pro possui 30 leiautes de boletos. A qualquer momento poderá mudá-lo, em menos de um minuto.

Da mesma forma, o Boleto Pro permite escolher a melhor conta para emitir as suas cobranças. Por exemplo, permite emitir boletos do Banco A, já que as taxas estão melhores que a do Banco B.

Não tem jeito. É cada vez mais importante a empresa conter custos e, ao mesmo tempo, ter visão ecológica sustentável. O Boleto Pro oferece o recurso de envio de boletos por e-mail personalizados (campos assunto e texto da mensagem com suporte a dados variáveis - no seu texto você insere algumas palavras-chaves as quais serão automaticamente sustituídas por dados exclusivos daquele cliente, tornando a mensagem bem mais pessoal). O boleto irá em anexo ao e-mail, no formato pdf, por exemplo (há diversos outros formatos disponíveis). Desta forma a sua empresa reduzirá o consumo de papel na impressão dos boletos.

Claro que haverá a necessidade de se cobrar alguns clientes. O Boleto Pro possui uma tela toda dedicada à cobrança.

São muitos os recursos que tornam o Boleto Pro uma ferramenta essencial à empresa, confirmado pelo grande sucesso de mercado, há mais de uma década.


Sua empresa hoje
Curva ABCA Curva ABC é uma ferramenta muito utilizada, principalmente por empresas grandes.

Também conhecida como Análise de Pareto, é uma ferramenta desenvolvida por Joseph Moses Juran, um importante consultor da área de qualidade, que identificou que, 80% dos problemas, são geralmente causados por 20% dos fatores.

O nome Pareto foi uma homenagem ao economista Italiano Vilfredo Pareto. Ele observou que 80% da riqueza da Itália estava nas mãos de 20% da população. Boa parte da concepção da Curva ABC se deve aos estudos de Pareto.
A Curva ABC recebeu este nome em razão da metodologia utilizada.

• Classe A representa os pontos de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total;

• Classe B representa os pontos de média importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total;

• Classe C representa os pontos de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.

As três classes, naturalmente, não representam uma regra fixa e exata. Essa regra pode variar de organização para organização. Ao ser feita a análise, é necessário muita atenção aos percentuais.

A maior utilização da curva ABC se dá no controle de estoque. O objetivo é conseguir redução de estoque sem comprometer o nível de atendimento ao cliente.

A curva ABC também é utilizada em outras áreas, como em gestão de qualidade, análise dos melhores clientes, entre outras aplicações.

Pegando o exemplo do controle de estoque, podemos dizer que:

Classe A: 20% dos produtos do estoque representam 80% da receita da empresa.

Classe B: 30% dos produtos do estoque representam 15% da receita da empresa.

Classe B: 50% dos produtos representam 5% da receita da empresa.

Portanto, a empresa deve prestar mais atenção aos 20% dos itens que representam 80% do faturamento, dando maior atenção às compras e vendas desses produtos.

Para os próximos 30% dos itens, que vão representar 15% do faturamento, a empresa deve dar uma atenção geral, mais reduzida, se comparados aos anteriores. Porém, exigem uma boa análise por parte dos planejadores.

Os 50% restantes, que representam pouco giro e pouca margem, por serem responsáveis por apenas 5% da lucratividade, podem ser gerenciados com um nível mais baixo de atenção.

Pode até parecer algo simples, mas é de grande utilidade numa empresa e nos dá a visão de onde mais devemos concentrar os esforços. Muitas das grandes empresas a utilizam. Todo comprador de uma grande empresa sabe bem o quanto ela é de extrema utilidade.

Aplique em sua empresa. Faça uma análise da margem de lucro dos seus produtos. Se você ainda não notou que a maior parte de seu faturamento vem de alguns poucos produtos, com certeza, irá notar.


Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.


Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br