sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Neo Interativa e você - Fevereiro/2014 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Fevereiro/2014


Sumário
Neste mês - Não tenha medo de errar e, sim, de nunca buscar seus sonhos
Dica do mês - Implantação de programa corporativo
Você sabia que... - Com o Boleto Pro você emite quantos boletos desejar?
Sua empresa hoje - O pro labore

Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês
Não tenha medo de errar e, sim, de nunca buscar seus sonhosQuando criança, vemos o mundo como algo fascinante a ser descoberto. Em cada local uma novidade, uma nova experiência, pessoas novas, sabores diferentes, paisagens diferentes, tudo às nossas mãos.

Crianças não têm medo de errar, não têm medo do novo, não têm receio de não saber e de não entender. Elas vivem querendo saber o porquê e num constante mundo de criar, nem que seja um criar de faz de conta, de mentirinha.

Quando adultos, as responsabilidades, os problemas, o stress vão nos levando a perder essa maravilhosa maneira de viver.

Aí vem a depressão, a desilusão e aquela sensação de vazio, como estar faltando algo, sem sabermos o quê, ou até sabemos, mas já nos parece inalcançável.

Muitas vezes fazemos todas as coisas da mesma forma, do mesmo jeito e nos fechamos em nossa rotina. Ignoramos que há um mundo acontecendo lá fora.

Quem já não se pegou parado, pensando como poderia ser diferente a sua vida? O problema é que quando, raramente, nos propomos mudar algo em nossas vidas, queremos mudanças instantâneas, de um dia para o outro, como num passe de mágica. Não podemos mudar o que levou anos para se concretizar, de um dia para o outro. Da mesma forma, não é possível mudar sem tentar e errar.

Foi-nos ensinado que errar era algo ruim. Quando estávamos na escola, levávamos bronca quando errávamos, como se fosse possível acertar da primeira vez o que nunca havíamos feito.

Essa prática, distorcida, passou de geração a geração e agora temos muitas dificuldades de mudar nosso subconsciente.

Não devemos ter medo de errar e sim de nunca tentar. Errar é uma certeza e, portanto, não é com isso que devemos nos preocupar.

Devemos ter um objetivo a ser alcançado. A partir de então traçaremos uma meta, na qual estabelecemos de que forma iremos alcançá-lo.

Podemos ver essa conquista como a construção de uma casa onde ela é construída tijolo por tijolo. E, mesmo depois de ter assentado o último tijolo, ainda haverá o acabamento, onde deixaremos a casa com a nossa cara, o nosso jeito de ser, já que ninguém é igual a ninguém.

Não tenha medo de tentar. Quem nunca tentou, nunca alcançou.


Dica do mês
Implantação de programa corporativoÉ sabido que muitas empresas começaram, literalmente, em um fundo de quintal ou numa garagem, onde todos os procedimentos eram anotados em um caderninho, de forma manual. Para as que conseguiram crescer e foram obrigadas a saírem das “garagens”, o investimento em estruturas de TI adequadas passou a ser inevitável.

Quando o empreendedor se vê às voltas com as aquisições dos primeiros sistemas corporativos, para tornar a gestão da empresa mais rápida e eficiente, ele encontra dificuldades para compreender como comprar as licenças de uso, instalar e implantar os programas.

Normalmente, a inexperiência nessas questões faz com que o empreendedor acabe se desgastando, por se envolver por mais tempo que o necessário, achando que o fornecedor não está lhe prestando um bom serviço. O fornecedor, que está há muito tempo no mercado, sabe exatamente como proceder. Ela não tem interesse algum em deixar seu próprio cliente contrariado.

Com o tempo, o empreendedor vai entendendo que programas corporativos são diferentes de outros tipos de programas, como editores de texto, por exemplo. Um editor de texto é instalado em poucos minutos e, ao final da instalação, está pronto para ser usado. No entanto, isso não ocorre com programas corporativos. Eles demandam um tempo para serem configurados e devem ser testados antes de serem utilizados na rotina normal de trabalho (em produção). Esse tempo é chamado de implantação.

O tempo de implantação irá variar de acordo com o porte do programa. Quanto maior e mais complexo, maior será o tempo de implantação. Grandes ERPs, que são utilizados por empresas de grande porte, chegam a demorar de um a cinco anos, até que todo o processo esteja finalizado.

A melhor forma de tornar esse tempo menor e menos traumático é planejar muito antes de adquirir a licença de uso do programa.
• Qual a necessidade da empresa?
• O programa realmente atende o que a empresa deseja?
• Quais são os dados necessários para alimentar o programa e quais são as configurações?
• Haverá necessidade de adaptar alguma rotina ao programa?
• Quais serão os testes necessários?
• Será necessário treinamento?
• Quais pessoas deverão ser treinadas?
• Em qual momento essas pessoas deverão ser treinadas? Haverá impacto na rotina de trabalho de cada uma dessas pessoas?
• Como será a fase de migração, ou seja, o momento em que se deixará de utilizar o programa antigo, caso a empresa já utilize um, e passará a utilizar o novo. Em alguns casos, por algum tempo, os dois programas são utilizados até que se tenha total certeza de que o novo está executando perfeitamente, e todos estão totalmente adaptados a ele.

Como pudemos observar, nem sempre a implantação de um novo programa é algo simples e rápido, mas com um planejamento bem feito, a implantação pode se dar de forma muito tranquila.


Você sabia que...
Com o Boleto Pro você emite quantos boletos desejar? Alguns profissionais, por terem emitido boleto de cobrança direto no sistema do banco ou por terem utilizado algum serviço de emissão de boleto, supõem que terão, da mesma forma, algum limite de emissão de boletos no Boleto Pro. No entanto, não há nenhum limite diário ou mensal no Boleto Pro. Ou seja, o usuário poderá emitir quantos boletos desejar e de qualquer valor.

A partir do momento em que o licenciado do programa possui conta bancária e carteira de cobrança, ele precisará apenas configurar o programa com esses dados e realizar alguns testes, a fim de validar o sistema.

O licenciado poderá emitir apenas os boletos que necessitar no momento (vendas à vista) ou emitir todos os boletos a longo prazo, como, por exemplo, vendas feitas de forma parcelada. Poderá emitir e, de imediato, imprimi-los ou, se assim o desejar, deixá-los salvos no programa para enviar posteriormente por e-mail.

O sistema permite também imprimir segundas vias dos boletos ou reemitir outro boleto com atualização de dados (por exemplo, data de vencimento ou valor do documento).

Para a emissão de nova cobrança, basta partir de uma já emitida e, desta forma, aproveitar os dados já utilizados, alterando a data de vencimento e o valor do documento. Isso é muito útil para a cobrança de mensalidades: Basta selecionar todos os boletos emitidos para o mês anterior e utilizá-los para fazer a cobrança do mês presente, com poucos cliques no mouse.

Outra grande vantagem é que, o licenciado não pagará mais se emitir mais boletos. Se ele emitir um ou mil boletos, ele não pagará nada além. Salvo, claro, a taxa que o banco cobrará por boleto processado, cujo valor você deve negociar previa e diretamente com o seu banco. Ao contrário de outras formas de cobrança, essa taxa é fixa, por cada boleto compensado, e costuma diminuir, à medida que aumenta o número de boletos compensados através do serviço do banco (negociado).

A licença de uso do programa Boleto Pro lhe dá o direito a emissão ilimitada de boletos.


Sua empresa hoje
O pro laboreNormalmente, quando um empreendedor abre a sua empresa, uma das primeiras dificuldades que encontra está relacionada com a gestão financeira. É muito comum o empreendedor supor que todo o valor que sobrar de seu faturamento, depois que pagou todas as contas, seja o seu ganho.

Logo ele percebe que há algo de errado, porque ele passa a encontrar dificuldades para saber onde foi parar o dinheiro, quando precisar realizar novas compras a fim de repor seu estoque de matérias primas ou produtos.

Um dos aspectos que o empreendedor deve entender é que, apesar dele ser dono do negócio, ele também será assalariado, ou seja, ele também deverá ter um ganho fixo. A única diferença é que o nome do pagamento dele se chama pro labore.

Além do pro labore, haverá o lucro. Este, sim, é variável.

Apesar de ser dono do negócio, se houver mais de um proprietário, o ideal é que cada um receba seu pro labore, de acordo com a atividade que realiza. Ou seja, nem sempre os sócios receberão o mesmo valor.

Se um dos diretores tem uma função relativa a um assistente administrativo, ele deve receber em seu pro labore a remuneração relativa a um assistente administrativo. Se o outro tem uma função com responsabilidade mais elevada, deverá receber um valor de pro labore mais elevado.

Portanto, o pro labore é uma das despesas da empresa, assim como é a folha de pagamento.

Após a empresa pagar todos os seus custos e despesas, o que, como citado, inclui o pro labore, o que sobrar é o lucro. Este valor deverá ser dividido entre os proprietários.

Caberá aos sócios decidirem em conjunto qual a porcentagem do montante de lucro que cada um receberá e, ainda, qual a porcentagem do montante se destinará para essa divisão, ou seja, pode ser que fique decidido que apenas uma porcentagem será dividida, e o restante poderá ser destinado a investimento na empresa, para aplicação como fundo estratégico etc.

Portanto, quanto mais a empesa lucrar, mais os proprietários irão ganhar, mas o valor do pro labore sempre deverá ser fixo.

Evidentemente, o valor do pro labore poderá ser reajustado, mas essa decisão sempre deverá ser tomada de forma a acompanhar o desenvolvimento da empresa. Esse procedimento evitará que os sócios retirem mais do que poderiam, levando a empresa ter prejuízo mesmo vendendo muito bem.

Nas grandes empresas que possuem sócios investidores, o assunto ganha maior complexidade. No entanto, esse não é o nosso foco.


Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.


Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br