quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Neo Interativa e você - Dezembro/2013 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Dezembro/2013


Sumário

Especial de Natal - Um conto de Natal
Neste mês - Desejos de Natal
Dica do mês - As várias áreas de TI
Você sabia que... - O Boleto Pro irá ajudá-lo na análise de crédito?
Sua empresa hoje - Marketing por conteúdo

Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês de dezembro a Neo Interativa tem um presente de Natal para você. Além dos quatro textos que você está acostumado a ler, temos um conto de Natal, criado especialmente para você, que nos acompanha.


Especial de Natal
Um conto de NatalLudimila acabara de lavar a louça do jantar. Olhou para sua blusa surrada e respingada pela água da pia. Olhou à sua volta, viu a cozinha e achou que estava arrumada. Fixou o olhar no calendário pendurado na parede. Em um mês faria dez anos. Sentia-se cansada e até sonolenta. Estava sozinha. Sua mãe estava trabalhando, não tinha mais seu pai, não tinha irmãos e sabia que dificilmente ganharia outro presente de Natal, fora uma camiseta que ganhou de sua mãe que, com muito esforço, conseguiu presenteá-la.

Ouviu os primeiros fogos que comemoravam a chegada do Natal. Olhou novamente para o calendário pendurado na parede: era 24 de dezembro. Olhou para o relógio: era meia noite. Suspirou meio conformada e dirigiu-se à escada que levava até à parte superior da casa. Subiu na laje, sentou e olhou para as muitas casas da comunidade, todas iluminadas. Eram muito parecidas com a sua, pequenas e humildes. Olhou para o alto para ver os fogos coloridos, que salpicavam no céu.

Uma lágrima escorreu em sua face. Seus pensamentos tristes foram tão longe quanto aqueles fogos.

De repente, ouviu uma voz suave que vinha de trás dela.

- Está sozinha?

Ludimila olhou para trás espantada, pois sabia que estava sozinha em casa e sua mãe iria demorar muito para chegar. A voz não era dela.

Viu, com surpresa, uma moça linda. Olhos radiantes de luz, semblante que transmitia alegria e paz. Cabelos longos e ondulados. Vestia-se com um vestido branco que parecia brilhar e revoar suavemente na noite.

Ludimila sabia que aquela moça não poderia estar lá, pois sua casa estava trancada e não havia como chegar na laje, sem entrar pela porta da casa. No entanto, ela sentiu um sentimento de tamanha confiança ao ver aquela moça que até se esqueceu disso.

Ludimila olhou para a moça e disse:

- Sim, estou. Mas quem é você?

- Meu nome é Ariel! A voz firme, porém tranquila, da moça inspirava confiança.

Ariel se aproximou e perguntou:

- Você está triste porque está só na noite de natal?

Ludimila respondeu acabrunhada:

- É! Minha mãe trabalha num restaurante e hoje vai trabalhar a noite toda. Só vai chegar amanhã, quando estiver amanhecendo.

Ariel contemplou o rostinho de Ludimila e perguntou:

- E por que mais você está triste?

- Por nada não! Respondeu Ludimila.

Ariel, com um gesto delicado, levou o dedo indicador ao rosto de Ludimila, pegando a lágrima que escorria pelo rosto da menina, e disse carinhosamente:

- Nada não verte lágrimas. Foi o que você viu no shopping hoje pela manhã?

Ludimila olhou espantada para a moça, com um olhar de interrogação e perguntou:

- Você estava lá?

- Sim, eu vi você! Respondeu Ariel com um olhar significativo.

- É que eu vi algumas meninas saindo com sacolas, outras comendo nas lanchonetes com seus pais e... - A voz de Ludimila embargou e ela não conseguiu concluir.

Ariel acariciou os cabelos de Ludimila e disse:

- Minha querida! Nem tudo é como parece. A verdadeira felicidade não se compra e, portanto, não está no que se compra.

- É necessário que haja a noite escura para que o sol nasça resplandecente.

- É necessário que caia a tormenta para que em seguida a atmosfera fique límpida e renovada.

- É necessário que a pedra seja duramente lapidada para que surja uma maravilhosa escultura.

- É necessário que haja o frio e o escuro inverno para que surja a luminosa e florida primavera.

- Jamais duvide das sábias leis universais de nosso Pai.

- Não te entristeça se esta noite te parece longa e muito escura. Chegará o dia em que você será lembrada como a estrela brilhante que iluminou o céu.

Ludimila se sentiu reconfortada. Sentia uma sensação de paz muito grande penetrar em seu interior como jamais sentira antes.

- Não importa o que aconteça,- continuou Ariel - eu estarei sempre com você. Mesmo que você não me veja, sempre estarei te acompanhando.

Ariel colocou a mão no peito de Ludimina, na altura do coração, e disse:

- Quando você sentir aqui uma sensação de paz, serei eu que estarei ao teu lado.
Quando Ariel tocou seu coração, Ludimila experimentou uma sensação de enorme paz, alegria e segurança. Ela foi se sentindo sonolenta e se recostou no colo de Ariel. Sentindo-se muito segura, relaxou e dormiu profundamente.

Ludimila abriu os olhos com uma claridade que vinha dos raios do sol que entravam pela janela. Sua mãe olhou para ela e disse:

- Acordou dorminhoca? Hoje você dormiu, hein!?. Ficou até tarde vendo os fogos?

Ludimila apenas assentiu com a cabeça, ainda meio em estado de sono, tentando se lembrar exatamente o que havia acontecido. Como havia ido parar na cama? Deveria contar para sua mãe?

Ela se levantou, se lavou e sentou-se à mesa para tomar café.

Ao olhar para o lado, viu sua mãe com uma foto na mão, enxugando uma lágrima furtiva.
Ela se aproximou da mãe sem dizer nada. A senhora olhou para ela e disse:

- Sua irmã. Ela faria aniversário hoje, se não tivesse nos deixado.

Ludimila abraçou a mãe e perguntou:

- Você raramente fala dela, mãe!

A senhora, com um olhar tristonho respondeu:

- Ah! É que, às vezes, é melhor não ficar comentando. Bate aquela falta. E você era muito pequena quando ela se foi. Você tinha apenas oito meses. Ela era como um anjo. Linda, gentil, atenciosa, meiga e muito inteligente. Infelizmente, quis Deus que ela se fosse. Foi muito difícil.

Ludimila olhou intrigada para mãe e questionou:

- Mas nem o nome dela você me disse ainda!

A senhora olhou para a foto com muito carinho, voltou os olhos para Ludimila sorrindo e disse:

- Ariel. O nome dela era Ariel!


Neste mês
Desejos de NatalTodo final de ano nos enchemos de esperanças. Fazemos planos, promessas, traçamos objetivos. Todos desejamos algo de bom em nossas vidas.

Qual é o seu desejo?

Com certeza são os melhores, mas você já parou para pensar nos desejos, os quais nem sequer nos damos conta?

Não tem jeito. Natal é sinônimo de compras. Não há como escapar, acabamos enfrentando uma loja, um hipermercado cheio ou, no mínimo, um supermercado. Às vezes é aquele sacrifício e, não raro, perdemos a paciência em algum momento, principalmente na fila do caixa.

Você já parou para pensar qual é o desejo de Natal daquela pessoa que lhe atende no caixa?

Qual é o desejo do carteiro, que lhe traz os cartões de Natal e as inúmeras malas diretas com ofertas de Natal?

Qual é o desejo do coletor de lixo quando levar as nossas inúmeras embalagens dos presentes que ganhamos no Natal? Seria apenas a caixinha de Natal que ele pede todos os anos?

Qual o desejo do açougueiro, que irá lhe atender quando você for comprar aquela peça, para aquele maravilhoso assado de Natal?

Qual é o desejo do funcionário da prefeitura, que fica horas debaixo de sol e chuva, organizando o trânsito, muito piorado, por conta das nossas compras de Natal?

Qual é o desejo do policial, que estará cuidando de nossa segurança na noite de Natal, enquanto festejamos?

Qual é o desejo dos médicos e enfermeiros, que estarão de plantão na noite de Natal, prontos para nos atender caso algo aconteça?

Qual é o desejo da pessoa que está ao nosso lado? Nossos pais, irmãos, filhos, esposa e esposo? Sabemos realmente quais são os desejos mais pessoais deles?

Neste Natal, acrescente em seus desejos, o desejo de ver a todos realizando os seus desejos.

Se a realização de seus desejos lhe fizer feliz, lembre-se de que não é possível ser feliz sozinho.

Nós da Neo Interativa desejamos que todos os desejos se realizem e que juntos possamos tornar realidade o desejo de um mundo melhor, com muita paz, saúde, prosperidade e felicidade.

Feliz Natal e um maravilhoso 2014.


Dica do mês
As várias áreas de TIFui almoçar com um amigo. Ele tem uma empresa de reciclagem de cartuchos de toner e tinta para impressoras.

Negócio muito importante. Se toda empresa jogar no lixo os cartuchos, em breve teremos um problema muito parecido que se tem com pneus há muitos anos, com o agravante que os cartuchos possuem materiais que contaminam o meio ambiente.
Ele me contou que havia atendido um cliente, o qual, por pouco, não o havia tirado do sério.

O cliente ligou para ele dizendo que a impressora não estava funcionando, que o cartucho estava com problema. Antes mesmo de se dirigir ao cliente, ele já previa que o problema não tinha relação com o cartucho. Mas, como ele é muito profissional, foi até o cliente.

Como previsto, o problema não era o cartucho. A impressora estava com algum problema e, portanto, o cliente deveria contatar um técnico em impressora.

O cliente disse que ele tinha que ver isso, afinal, o estava pagando para isso. Meu amigo explicou que o serviço dele era recarregar o cartucho. Ele não fazia reparos em impressoras.

O cliente insistiu que, se não imprimia, era porque o cartucho não estava funcionando.

Meu amigo, novamente, explicou que já tinha visto o cartucho. Ele estava em perfeito estado. O embate demorou mais algum tempo até que o cliente se convenceu de que precisaria contratar um técnico em impressora.

Isso é muito comum. Muitas pessoas não conseguem dividir as áreas de atuação de cada profissional. Cada profissional tem sua área de atividade.

O profissional que remanufatura o cartucho não presta serviço de manutenção de impressora, salvo se ele prestar os dois serviços. Mas no caso cobrará mais, com toda a certeza.

O profissional de hardware e rede não administrará toda a estrutura de TI, como por exemplo, os programas que a empresa utiliza. Cada qual terá o seu suporte e ainda assim, a empresa deverá ter alguém responsável por administrá-lo.

Imagine que a empresa utilize o RPA Empresa da Neo Interativa. Esse programa emite Recibos de Pagamento a Autônomos. Normalmente a Receita Federal e a Previdência Social alteram as tabelas no início de cada ano. A pessoa que administra os programas deverá estar atenta à necessidade de atualizações. Como certeza, os profissionais de hardware e o de manufatura de cartucho não irão prestar esse serviço.

Se a empresa tiver um site, terá que contratar o serviço de pelo menos mais um profissional: um web designer. Dependendo do tamanho do site, talvez apenas um profissional não consiga suportar todas as tarefas. Será necessário um programador web, um designer e um redator, ou no mínimo contratar uma agência que tenha todos esses profissionais.

Outro ponto importante é que cada programa terá o seu atendimento de suporte. É comum alguns profissionais, por falta de conhecimento, achar que esse serviço de suporte irá atendê-lo em todas as situações em que o programa apresentar algum problema. A princípio está correto, mas pode ocorrer de o problema não ser exatamente no programa. Se, por exemplo, o programa não imprimir, pode ocorrer do problema ser a fila de impressão que está travada. O suporte do programa não irá solucionar esse problema, porque, na verdade, o problema não é o programa. O mesmo raciocínio se aplica caso o problema for na impressora.

Todos os diretores e/ou responsáveis pelas empresas devem estar atentos à área de atuação de cada um dos profissionais. Como no caso de meu amigo, isso pode gerar conflitos desnecessários e talvez até prejuízos.

Ao contratar o serviço de um profissional, analise quais são as atribuições e escopo de atuação dele. Pode parecer pessimismo, mas imagine todo tipo de problema que possa vir a ocorrer e analise se esse profissional poderá atender e, caso não, quem poderá.
Certa vez um diretor de uma empresa me fez a seguinte questão: “E se eu contratar um funcionário que faça tudo?”.

Hoje, infelizmente, ou melhor, felizmente, não há mais esse profissional. Digo felizmente porque muitas funções surgiram com a tecnologia da informação, e que veio a compensar as muitas que deixaram de existir por conta dela.


Você sabia que...
O Boleto Pro irá ajudá-lo na análise de crédito?Toda empresa tem um ou mais clientes que atrasam sempre o pagamento, sem falar daqueles que deixam de pagar. Isso, por pior que seja, chega a ser rotineiro para algumas empresas. O grande problema é que, em muitos casos, essa prática se torna constante.

A empresa precisa ter uma ferramenta que permita acompanhar quais clientes merecem ou não crédito. Isso é muito importante e quem trabalha com aprovação de crédito sabe o quanto isso é delicado. Tanto que, em muitas empresas, a aprovação é feita pelo próprio diretor da empresa.

O Boleto Pro é uma importante ferramenta para a gestão de crédito. Inserindo uma simples observação no cadastro do cliente, o usuário pode emitir um relatório de quais são os clientes bons pagadores e maus pagadores.

O Boleto Pro permite consultar todos os títulos do cliente, comparando a data de vencimento e a data do efetivo pagamento, oferecendo uma rápida amostragem, para que possa ser analisado o quanto houve de pagamento em atraso e de quanto foi o atraso.

Com o Boleto Pro, o usuário pode enviar o boleto por um e-mail de cobrança, com mensagem e assunto pré-programados. Pode também alterar o boleto para uma segunda via atualizado, alterando data de vencimento e valor, se necessário.

O usuário também poderá analisar se ainda há títulos em aberto, quantos são, de quais valores e quando cada um vencerá. Isso é muito importante para empresas que colocam vários pedidos. Desta forma o usuário terá uma visão abrangente e poderá analisar o quanto o cliente já dispôs de crédito.

É o Boleto Pro tornando a análise de crédito muito mais simples.


Sua empresa hoje
Marketing por conteúdoDe algum tempo para cá um assunto vem ganhando destaque no mundo dos negócios, sobretudo em marketing. O conteúdo.

Uma pessoa quer comprar uma máquina fotográfica. No entanto, não tem conhecimento algum a respeito. Ela só sabe que quer comprar uma boa máquina fotográfica.

O que ela faz? Ela pesquisa.

Há alguns anos, ela iria em mais de uma loja para avaliar o que cada uma tinha a oferecer e faria perguntas aos vendedores. Talvez ela perguntasse para algum amigo que tivesse algum conhecimento.

Hoje, a primeira coisa que essa pessoa fará será consultar a internet. Ela, com certeza, encontrará muita informação. E isso é bom. No entanto, é justamente esse o problema.
Uma simples consulta no Google, pelas palavras “máquina fotográfica” trará por volta de 15.500.000 resultados. É obvio que a pessoa não irá ver todos eles. E é quase certo que ela não passe sequer da primeira página. As pesquisas indicam que a maioria das pessoas olham apenas os três primeiros resultados.

Em janeiro de 2012 já havíamos abordado a respeito do marketing digital. O marketing digital e todo o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) é um dos principais motivos para se ter um bom trabalho de criação de conteúdo, pois é através dele que se fará o site ficar nas primeiras posições da busca orgânica dos mecanismos de busca. Mas não é apenas isso. Voltando ao exemplo da máquina fotográfica, a pessoa que procura na internet está em busca de informação e informação é conteúdo.

Se ela encontrar um site de uma loja de e-commerce, que ofereça um ótimo conteúdo a respeito de máquina fotográfica, a possibilidade dela vir a comprar nessa loja é muito grande.

Vender através do conteúdo oferecido é marketing por conteúdo.

Mas, o que é de fato conteúdo e marketing por conteúdo?

Marketing por conteúdo nada mais é do que uma estratégia, no melhor dos sentidos. O conteúdo é criado e distribuído, seja no site ou em algum outro tipo de veículo de mídia, com o intuito de atrair o cliente ou até mesmo mantê-lo. O conteúdo deve ser relevante para atrair e prender a atenção do cliente.

Para criar um bom conteúdo é necessário que se tenha uma estratégia. A estratégia deve ser dividida em várias etapas:

• Defina o perfil de seu cliente para o qual será criado o conteúdo.

• Determine o objetivo que se pretende atingir com o conteúdo: Aumentar as vendas, lançar um novo produto, fortalecer a imagem do produto no mercado etc.

• Defina quem irá criar o conteúdo e quem determinará o padrão de imagem a ser seguido.

• Como toda ação de marketing, de uma forma ou de outra, tem como objetivo de sempre aumentar as vendas, planeje quais serão os canais de distribuição e de que forma se fará a distribuição. A falha na logística pode comprometer todo o esforço de toda a equipe.

• Quantidade não é qualidade. Não importa que seja um texto, um vídeo ou um folheto, é fundamental que o conteúdo tenha qualidade.

• Crie uma agenda de publicação.

Não há conteúdo completo ou perfeito. Sempre haverá uma dúvida, uma questão que o cliente fará e que, nem sequer, se imaginava. O conteúdo deve sempre ser renovado.

Na verdade, o conteúdo sempre existiu, seja um texto em revista, jornal, outdoor ou uma propaganda no rádio e TV. O que há de novo é a importância que o consumidor confere ao conteúdo. O conteúdo hoje está ao acesso de todos, sem precisar sair de casa ou esperar que seja divulgado.

O responsável pelo conteúdo deve estar sempre atento a todas as formas de comunicação e oferecer ao seu cliente tudo de que ele precisa.


Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.


Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
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www.neointerativa.com.br