Neo Interativa e você - Novembro/2013
Sumário
Neste mês - Fim de ano, hora de fazer acontecer
Dica do mês - Cada programa tem seu criador
Você sabia que... - O Boleto Pro permite alterar o boleto?
Sua empresa hoje - Um olhar para o futuro
Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com
Neste mês
Fim de ano, hora de fazer acontecerGosto muito dessa época do ano. Sempre vemos lindas imagens natalinas em meio a um cenário com neve. Sem dúvida alguma é muito bonito e, se não fossem, essas imagens não seriam repetidas tantas vezes. Um bom exemplo é a cidade de Quebec no Canadá. Nessa época a cidade fica linda de se ver.
Porém, nós brasileiros temos a felicidade de poder passar esse período na primavera, onde as temperaturas são muito mais agradáveis, e que faz com que possamos aproveitar muito mais, por exemplo, para trazer pensamentos de reflexão. E, nada melhor do que refletirmos a respeito de nossos sonhos.
A rotina do dia a dia, o estresse e a correria, muitas vezes, fazem com esqueçamos de sonhar e, como naturalmente buscamos segurança, acabamos nos acomodando. Esquecemos de nossos sonhos e, com isso, esquecemos de nós mesmos. Corremos atrás do que achamos que é seguro e que nos fará felizes, mas não sabemos ao certo atrás do que estamos correndo.
A princípio pode parecer uma ideia egoísta mas, na verdade, vivemos para nós, e não para os outros. Se ficarmos doentes, ninguém passará pela doença por nós.
Há uma enorme diferença entre auxiliar a pessoa e viver a vida da pessoa. Podemos trabalhar para o bem da sociedade, para o bem de alguém, mas não podemos viver a vida da pessoa. Da mesma forma, ninguém pode viver nossa vida.
Se quisermos ter uma vida plena, temos que voltar às nossas raízes e aos nossos sonhos, sob pena de vivermos uma vida que não nos pertence. Trabalhamos com o que sonhamos, ou com o que nos disseram que era bom? Talvez a nossa atividade profissional seja muito boa, para quem nos aconselhou a segui-la. Mas era a profissão dos nossos sonhos? E se, de fato, era a profissão dos nossos sonhos, está sendo como sonhamos?
Da mesma forma, vivemos a vida que idealizamos?
Estamos acostumados a viver o lado concreto da vida e a nos abster do abstrato. Foi-nos ensinado que quem sonha muito é vagabundo ou não vai chegar a lugar algum. Willian Shakespeare foi um sonhador. Suas peças não eram reais.
Leonardo da Vinci passou a vida toda sonhando em voar em uma época em que era impossível para o homem voar.
Nelson Mandela sonhou com uma África do Sul com igualdade racial em uma época de segregação racial.
Thomaz Edson registrou 2.332 patentes de suas invenções. Até hoje utilizamos muitas coisas que foram inventadas por ele. Ninguém inventa algo sem antes ter sonhado.
Thomaz Edson foi essencialmente um sonhador.
O erro não está em sonhar, mas querer apenas sonhar. Temos que lutar por nossos sonhos a fim de concretizá-los.
No natal, muitas cidades do Brasil e de todo mundo ficam enfeitadas, como Quebec, que citei. Os enfeites são lindos e todos são frutos do sonho de alguns que embalam nossos sonhos de um momento de paz e felicidade.
Aproveite esse momento para voltar a sonhar e, quem sabe, o ano de 2014 seja o momento de realizarmos os nossos sonhos.
Dica do mês
Cada programa tem seu criadorEu estava conversando com um cliente quando ele disse que já tinha um programa muito bom. Nas palavras dele, disse que tinha um programa em PHP, que o atendia e que precisava apenas realizar algumas modificações.
Olhei para o monitor do computador dele, vi o que ele queria alterar e, de imediato, sentenciei: “Você não vai encontrar ninguém que queira fazer isso. Você vai ter que comprar um novo”.
Ele me olhou com uma expressão de quem tinha acabado de perder um bem precioso e perguntou: “Como assim? O programa é ótimo”.
Expliquei para ele que, sem dúvida, deveria ser muito bom, mas para suas atuais necessidades, não iria atender mais. Com quase toda a certeza, ele não encontraria um profissional que se aventurasse a alterar o programa.
Ele continuou a me olhar com um olhar de incrédulo.
Seja qual for o programador, por não ter criado o programa, ele não saberá, de pronto, como foi desenvolvido. Programas nada mais são do que páginas e páginas escritas em linguagem de programação. Uma pequena alteração em um determinado ponto, poderá afetar muitos outros pontos do programa.
Será o mesmo que alterar um capitulo de um livro. Talvez essa alteração afete algum ponto da história que ocorre por consequência de algum acontecimento do capítulo que queremos alterar. Não podemos matar um personagem no capitulo 10, se ele estiver vivo nos capítulos seguintes, influenciando decisivamente o destino de outros personagens. É muito mais fácil escrever tudo de novo.
Muitos usuários acham que realizar alterações ou customizações nos programas é algo muito simples. Normalmente afirmam que é algo pequeno e muito simples de ser feito.
Além dessa alteração se tornar algo muito complexo, a ponto de ser impraticável, também é necessário considerar que um programa, normalmente, é utilizado por muitos usuários. Uma alteração pode ser boa para um usuário, mas ruim para outro.
Considere então um programador, que está vendo o programa pela primeira vez, alterar algo e o programa passar a executar de forma incorreta em um ou mais pontos, ou simplesmente parar de executar. Ele terá de ler um número enorme de páginas, raciocinando como cada ponto funciona, para descobrir o que ocorreu e, a partir de então, realizar outras alterações, que por sua vez, poderão afetar outros pontos.
Podemos então concluir que é muito mais simples um usuário se adaptar ao programa do que o programa ao usuário.
Você sabia que...
O Boleto Pro permite alterar o boleto?Eu estava em um cliente, acompanhando o processo de expedição e contas a receber. Ao entrar na sala do contas a receber, percebi que a moça que cuidava da cobrança estava nervosa.
Perguntei a ela o que estava ocorrendo. Ela disse que, por conta do final de ano, o faturamento aumentava e, consequentemente, a emissão de boletos também. O número de clientes que solicitavam prorrogação do vencimento do título era muito grande. Muitas eram as razões, atraso de entrega, esquecimento de pagamento etc.
O problema é que era muito difícil para ela alterar os boletos emitidos. O programa que utilizava era muito simples, com poucos recursos e pouco amigável. Sem mencionar a dificuldade de controlar todas essas alterações. Era necessário mudar todo o fluxo de caixa e quase tudo era feito de forma manual.
Fui até o diretor e expus o problema e demonstrei o quanto isso comprometia os processos. Ele disse que sabia, mas não tinha como resolver o problema no momento, não havia outra alternativa.
Perguntei então, por qual razão ele não mudava de programa. Apresentei o Boleto Pro. Mostrei a ele que, com o Boleto Pro, alterar os boletos emitidos era muito fácil e a alteração também era automaticamente feita no controle dos títulos, podendo emitir novos relatórios.
Ele ficou muito animado, pois sabia que, mais cedo ou mais tarde, iria ter de investir para resolver esse problema. A perspectiva de ter uma ferramenta para a solução definitiva, por um valor muito acessível, o tranquilizava muito.
Para o diretor, controlar o fluxo financeiro nessa época se tornava complicado. Era verdade que o faturamento aumentava, mas por conta disso, suas compras de insumos também aumentavam e, à medida que as datas de pagamento dos pedidos iam se alterando, tinha de tomar o cuidado para não perder o controle.
Demonstrei para ele que com o Boleto Pro poderia emitir relatórios customizados no momento em que desejasse.
Ele me olhou com um olhar pensativo e questionou: “Mas quanto tempo vou levar para implantar? Esse tipo de transição é sempre complicada”.
Sorri e lhe disse que ele perderia um “enorme” tempo, de cinco minutos. Ele me olhou com uma expressão de dúvida, esperando que eu dissesse que estava brincando. Confirmei que era verdade. O programa era muito simples de instalar. O Boleto Pro tem interface muito amigável. Todos os usuários do programa utilizam sem precisar de qualquer treinamento especial.
Ele não escondeu sua satisfação, mas ainda via um problema. Seria necessário digitar todos os cadastros de seus clientes. Isso demandaria um bom tempo. Disse a ele que também não seria problema, pois o Boleto Pro poderá importar o cadastro atual. Precisaria apenas ter um arquivo com os registros.
Ele não pensou duas vezes. Chamou a moça do contas a receber e o rapaz de TI e instruiu ambos para comprarem a licença de uso do Boleto Pro.
Sua empresa hoje
Um olhar para o futuroEm minha infância e adolescência ia muito a uma loja chamada Mappin, que ficava no centro da cidade de São Paulo. Era uma ótima loja. Ela ficava em um edifício. Tinha oito andares de departamentos. Vendia roupas, calçados, móveis, eletro eletrônicos, cama, mesa e banho, ferramentas, alimentos, utilidades domésticas e muito mais. Tudo de que precisava tinha lá. Ela era muito famosa e frequentada por todos os moradores da cidade de São Paulo.
Infelizmente a loja não existe mais. Não nos compete avaliar as razões as quais a levaram a encerrar suas atividades.
Se, em meados da década de oitenta, alguém me dissesse que ela iria fechar, eu, com certeza, riria, alegando que era impossível. Ela era muito sólida no mercado. No entanto, alguns anos depois ela fechou.
Como ela, muitos outros negócios (serviços, comércios e indústrias) fecharam no decorrer dos anos. Basta parar para lembrar e, com certeza, iremos recordar de muitos casos.
Esse(s) caso(s) prova(m) não existir negócio eternamente sólido. Por essa razão, os grandes líderes de mercado, seja qual for a atividade, investem muito em propaganda. Mesmo empresas que, há décadas são líderes mundiais, não descuidam jamais, e estão sempre presentes nas mídias com suas marcas.
Tudo muda com o passar do tempo. Qualquer empreendedor e profissional deve estudar história, sociologia e antropologia. Esses conhecimentos vão nos mostrar as mudanças ocorridas na história e o que leva o ser humano a mudar.
Até meados do século vinte, todos os homens usavam chapéu e tinham capa de chuva. Hoje é muito raro encontrar alguém usando chapéu frequentemente. Com exceção de bonés, ninguém mais usa chapéu. A maioria das pessoas prefere usar guarda chuva a capa de chuva. No passado, esses dois artigos eram sucesso garantido. Havia lojas especializadas.
Por que hoje ninguém usa chapéu e capa de chuva? Com certeza há boas razões às quais o conhecimento da história e da sociologia ajuda muito a explicar.
Há casos de sucesso permanente, como por exemplo, bolos. Há receitas que são sucesso há muitas décadas. No entanto, muitas confeitarias e chás, que faziam muito sucesso nas primeiras décadas do século vinte, fecharam com o passar do tempo. Esses estabelecimentos, com certeza, não fecharam porque as pessoas deixaram de comer bolos e doces. Foram outras as razões.
Muitos empreendedores acreditam que, por venderem muito e por estarem em um ótimo local, jamais irão deixar de vender. Isso é um engano. Veja o caso da Loja Mappin. Ela estava simplesmente no melhor ponto de São Paulo, onde passavam milhares de pessoas diante da loja, todos os dias.
O que um dia foi um ótimo produto, utilizado por todos, pode deixar de ser, com o passar do tempo. Da mesma forma, o que um dia foi um ótimo lugar para se manter um negócio, pode deixar de ser.
Algumas cidades no Brasil e em outros países, no passado, foram muito prósperas com moradores muito ricos. Eram ótimos lugares para ter um comércio. Hoje, no entanto, são consideradas “cidades fantasmas”.
Devemos sempre estar com o olhar no futuro. Modernizar ou, até mesmo, alterar o produto que fabricamos ou vendemos. Se necessário, alterar o local em que a empresa está.
Se, em 1910, alguém oferecesse a uma moça uma roupa de banho, a qual mal cobrisse os seus seios e que deixasse praticamente todo o bumbum da moça à amostra, essa pessoa seria vista como alguém que quisesse desrespeitar a moral da moça e seria uma afronta aos bons costumes. Talvez até corresse o risco de ser agredido por um pai ou marido furioso.
No entanto, hoje alguns biquínis são produtos reconhecidos mundialmente como peças valorizadas.
Tudo tem seu momento e seu tempo.
Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br