Neo Interativa e você - Abril/2013
Sumário
Neste mês - A fonte inesgotável do aprendizado
Dica do mês - Dia mundial do backup
Você sabia que... - O Boleto Pro salva o boleto em PDF?
Sua empresa hoje - Conhecimento é tudo
Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com
Neste mês
A fonte inesgotável do aprendizado
Estamos na era da informação. Nunca foi tão fácil e barato ter acesso à informação. Em contra partida, nunca foi tão necessário possuir informação. Por mais que possamos ler livros, jornais, revistas e que estudemos, não conseguiremos absorver tudo que há para se conhecer. Mesmo que consigamos, apenas a informação não será suficiente. Ainda precisaremos de experiência que é, em outras palavras, o conhecimento e vivência na prática.
É quase certo que poderemos ser muito experientes e até especialistas em uma área do conhecimento. No entanto, sabemos que, muitas vezes, isso só ocorrerá depois de muitos anos de atuação. Para ajudar nesse processo de maturação, podemos buscar conhecimento, e até alguma experiência, aprendendo com relatos de outras pessoas, através de simples reuniões, seminários e palestras.
Isso seria muito simples, não fosse o orgulho que muitas vezes domina o nosso íntimo. Se não nos policiarmos, cometeremos o erro de acharmos que sabemos mais do que outras pessoas e não termos nada a aprender com elas. Isso será um grande engano.
Todas as pessoas têm uma história de vida. Todos podem oferecer algo de sua experiência.
Evidentemente que pessoas com muito conhecimento têm muito a ensinar, em detrimento a outras, mas, mesmo assim, todos têm sempre algo a ensinar.
Podemos aprender com a narrativa de outras pessoas. Muitas vezes, até mesmo em um happy hour, em uma conversa descontraída, podemos ouvir uma história interessante de algo que a pessoa viveu ou fez e aprendermos muito com isso. Podemos até aprender a evitar erros que não devemos cometer por inexperiência.
Dizem que Deus nos deu dois olhos, dois ouvidos e apenas uma boca para que vejamos mais, ouçamos mais e falemos menos.
Ver e ouvir pode ser uma fonte inesgotável de aprendizado, desde que selecionemos com bom senso e humildade o que vemos e ouvimos.
Dica do mês
Dia mundial do backup
A mídia especializada divulgou que no dia 3 de março é comemorado o dia do backup.
Por mais estranho que pareça, a comemoração é muito oportuna. A grande maioria das pessoas já perderam arquivos importantíssimos, apenas por não terem o hábito de fazer backup. Invariavelmente as pessoas só se dão conta da importância do backup quando perdem dados. Muitas pessoas, apesar de saberem que sempre há a possibilidade de ocorrer perda de dados, acham que isso não vai ocorrer com elas.
Frequentemente ouvimos afirmativas como: “Minha máquina é nova e não vai dar problema!”; “Eu tenho antivirus atualizado!”; “Nunca tivemos problema!”, “Temos uma equipe de TI ótima!”; e muitas outras alegações.
A experiência mostra que nenhuma máquina é segura e, por um bom tempo ainda não será, até que se invente algo diferente do que temos hoje.
Mesmo que a máquina não venha apresentar problemas, ainda poderá haver outras ocorrências, como incêndio, furto, exclusão acidental de algum arquivo, dados serem corrompidos por um malware, ou até mesmo reinicilização inesperada do sistema operacional, etc.
Empresas que geram grandes volumes de dados possuem equipes de TI com rotinas estabelecidas de backup, realizadas por software e equipamentos especializados pata tal.
O backup ainda pode ser feito em serviços nas nuvens, como o Dropbox, o Skydrive ou o Google Drive. Esses serviços disponibilizam contas gratuitas para quem não precisa de muito espaço, ou que está avaliando ou iniciando na utilização do serviço.
Outras formas interessantes são os hds externos e os pendrives. Fáceis e práticos, basta transferir o arquivo para o dispositovo e desconetá-lo, permitindo levá-los para outro local seguro.
Não arrisque apenas por achar que não vai acontecer com você. Faça backup!
Você sabia que...
O Boleto Pro salva o boleto em PDF?
Boa parte das empresas, atualmente, se esforça para evitar, o máximo possível, imprimir. Assim, economiza-se papel.
Apesar disso, muitos ainda têm a necessidade de emitir vários tipos de documentos e relatórios. Por conta disso, o pessoal de TI busca constantemente, através de recursos de tecnologia, formas de evitar a impressão.
Três formas de evitar impressão são:
• Imprimir virtualmente em PDF
• Salvar documentos em PDF
• Enviar documentos por e-mail
Os setores de cobrança, por exemplo, possuem intensa carga de impressão de boletos, tendo um gasto grande com papel e toner, o que, de certa forma, vai contra todo o esforço por economizar papel e trabalhar de forma mais ecologicamente consciente.
O Boleto Pro vem de encontro a essa necessidade. Ele permite salvar o boleto em PDF, imprimir em uma impressora virtual PDF ou enviar por e-mail. Ainda oferece outros formatos de arquivos, de acordo com a conveniência do usuário ou do próprio cliente.
Algo interessante nessa forma de emissão é a conservação do documento. Sem dúvida nenhuma, guardar documentos digitalizados ocupará menos espaço do que quando impressos em papel. Também não haverá o desgaste natural do papel, e a informação estará preservada com total qualidade por muitos anos.
Sua empresa hoje
Conhecimento é tudo
Na época dos nossos avós, uma pessoa que soubesse ler, escrever e dominar as quatro operações matemáticas, conseguia um bom emprego.
Hoje, ter apenas esses conhecimentos, torna a pessoa um analfabeto funcional.
Houve uma época que a pessoa era obrigada a ter o segundo grau para ter um bom emprego. Atualmente, o antigo segundo grau, atual ensino médio, não garante mais nada.
No bem da verdade, nem o ensino superior é garantia de bom emprego e a razão disso é muito simples: vivemos uma época em que a informação disponível é gigantesca. A evolução se dá a cada minuto. Se eu comprar um artigo eletrônico, provavelmente, no momento em que eu sair da loja, já exista um novo sendo lançado.
A diferença competitiva está no grau de expertise dos profissionais da empresa e, naturalmente que não há como ter expertise, se o profissional não tiver conhecimento.
Se um profissional graduar-se em determinado curso, o máximo que ele terá garantido é o passaporte para uma entrevista de emprego em uma boa empresa. A partir de então, o que fará a diferença não é o seu curso, uma vez que há milhares de outros profissionais com formação similar. A diferença está no grau de conhecimento e desenvolvimento do profissional. Estar atualizado é fundamental.
A cada dia algo novo surge em cada profissão. Seja uma nova tecnologia, um novo processo ou método, um novo equipamento, uma nova matéria prima, um novo design, uma nova forma de ver e pensar a respeito de algo.
Hoje a maior parte dos produtos está comoditizado. Todas as empresas oferecem produtos com quase a mesma forma ou a mesma qualidade. A diferença está nos detalhes e no serviço anexo ao produto. As empresas procuram talentos que possam fazer a diferença.
O profissional que quer se destacar deve estar sempre atualizado, fazendo cursos, lendo os livros que estão sendo lançados em sua área, assistindo palestras, participando de workshops e tudo mais que possa acrescentar conhecimento e experiência.
Com conhecimento você será e fará a diferença.
Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br