sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Neo Interativa e você - Setembro 2011 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Setembro/2011



Sumário
Neste mês - Sua empresa está preparada para o final de ano?
Dica do mês - Sua empresa é ecologicamente correta?
Você sabia que... - O Boleto Pro auxilia em sua previsão de caixa?
Sua empresa hoje - Como saber se a propaganda é adequada?

Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês
Sua empresa está preparada para o final de ano?

Faltam dois meses para terminar o ano. Calma! Nós não erramos na conta. Apesar de termos ainda os meses de outubro, novembro e dezembro, na verdade, podemos considerar apenas dois meses totalmente produtivos.

No Brasil, como em muitos países, dezembro é um mês de pouca atividade em muitos setores, a começar pelas escolas que, já no início do mês, encerram o ano letivo e os professores preparam-se para as suas merecidas férias. Da mesma forma, muitas empresas entram em férias coletivas antes do Natal. Portanto não podemos considerar o mês de dezembro inteiro.

Após o dia 24, as lojas registram fraco movimento e algumas até nem abrem. Pode parecer óbvio, mas por algum descuido ou falta de planejamento, algumas empresas terminam o ano na "correria" e outras nem chegam a terminar, deixando assuntos pendentes para o início do ano seguinte. Isso geralmente ocorre pela falsa impressão de que ainda há tempo, simplesmente porque não é levado em conta o fato de dezembro ser um mês menor.

Quantas empresas, no mês de dezembro, entram em contato com um fornecedor que não está mais aceitando pedido e que só voltará a aceitar pedido em janeiro? Não raro, algumas empresas acabam ouvindo a mensagem, seja por telefone ou por e-mail, de que a empresa estará em férias coletivas e só voltará às suas atividades no início de janeiro.

Para se assegurar de não ter nenhuma surpresa, contratempo e garantir a todos um bom Natal e final de ano, verifique antecipadamente:
- Até quando seus fornecedores irão aceitar pedidos e realizar entregas.
- Até que dia seus clientes receberão as entregas dos pedidos pendentes.
- Quais dias os bancos não irão atender nos dias de festas.
- Se alguma data de recolhimento de impostos e tributos será diferente no mês de dezembro.
- Qual a data para fechar a folha de pagamento e os lançamentos fiscais.
- Se for enviar cartões de natal, brindes etc. até qual dia poderão ser enviados.

Feito esse planejamento, você poderá então passar tranquilamente a ceia de Natal e o reveillon.


Dica do mês
Sua empresa é ecologicamente correta?

Não há mais como simplesmente ignorar que todas as empresas, cedo ou tarde, precisarão fazer a sua parte para, de alguma forma, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Uma das formas simples e imediata, de tornar a sua empresa ecologicamente correta, é reciclar os cartuchos de tinta e toner das impressoras. O simples descarte dos cartuchos, jogando-os no lixo, pode comprometer o meio ambiente. A reciclagem de cartuchos também poupa recursos naturais essenciais. São necessários aproximadamente 5 litros de petróleo por cada cartucho de tinta ou toner.

Muitos usuários ainda perguntam se é confiável utilizar cartuchos remanufaturados. Cartucho Reciclado ou Remanufaturado é um cartucho original que foi reciclado, passando por processos de limpeza, testes eletrônicos, lavagem interna, reabastecimento e teste final de qualidade.

Há muitas vantagens em adotar o cartucho reciclado. Além de preservar recursos naturais, ainda há o benefício da economia. O valor de um cartucho remanufaturado chega a ser de apenas um terço do custo de um cartucho novo original. Há também o benefício social: os cartuchos reciclados são produzidos no país, gerando empregos e recursos financeiros para o país, enquanto que os novos originais são importados.

Ainda assim, muitos ainda têm receio de adotar os cartuchos reciclados, temerosos de que estes poderão danificar a sua impressora ou produzir impressões de baixa qualidade. No entanto, isso não é verdade, pois a recarga é feita através de procedimentos profissionais e com insumos de qualidade. Portanto, é essencial confiar a recarga a um profissional ou empresa de confiança, o que irá garantir que ele tenha a mesma qualidade e a mesma durabilidade de um original.

Quais problemas podem surgir após trocar o cartucho? Como diagnosticar se o problema é do cartucho ou da impressora?

Cartuchos tipo jato de tinta
Ao contrário do que muitos acreditam, o cartucho de tinta reciclado não vaza e nem danifica a cabeça de impressão.

Como qualquer produto, o cartucho reciclado também poderá apresentar algum tipo de problema. Os defeitos mais comuns são:

• Entupimento
O entupimento é causado pela falta de manutenção e, principalmente, por deixar a impressora sem uso por longo período. Se a impressora ficar por muito tempo sem o cartucho, os orifícios microscópicos da cabeça de impressão tendem a ressecar, provocando o entupimento. Isso poderá ocorrer independentemente de estar utilizando cartucho reciclado ou original. A possibilidade de recuperação de cartuchos entupidos dependerá do quanto estiver entupido.

• Queima do circuito
A queima do circuito pode ocorrer pelo desgaste ocasionado pelo uso normal, por oscilação de energia ou até mesmo pelo simples fato de ligar ou desligar a impressora. Este circuito, como outro produto eletrônico, pode se danificar por desgaste com o decorrer do tempo. Não há como reparar cartucho com circuito queimado.

• Outros problemas
Também poderão ocorrer problemas ocasionados pelo cartucho ou por algum problema na própria impressora. O mais comum é a ocorrência de impressões com risco em branco. Normalmente este tipo de defeito é ocasionado por cartucho que queimou parte do filamento ou entupiu um dos orifícios da cabeça de impressão. Neste caso, deve ser feito o processo de limpeza do cartucho, conforme o manual da impressora. Persistindo o problema, o cartucho deverá ser entregue a uma empresa de remanufatura, que avaliará se o mesmo tem recuperação ou se deverá ser substituído.

Se a impressão possuir riscos finos, isso se deve apenas a sujeira na impressora, e não propriamente problema no cartucho. A solução será contratar uma empresa especializada em manutenção de impressora.

Se, ao imprimir tabelas e/ou gráficos, as linhas ficarem tortas, sem alinhamento, então o problema é de falta de alinhamento do cartucho. O manual da impressora mostrará como realizar o alinhamento correto do cartucho.

Se, ao imprimir textos ou imagens, resultar em impressões deformadas, então o problema pode ser de driver desatualizado. Acesse o site do fabricante da impressora e baixe o driver mais atual para o sistema operacional em uso.

Se um dos cartuchos colorido queimar, ou mesmo terminar a carga, a impressora não imprimirá mais as outras cores e o preto.

Se, ao inserir o cartucho na impressora, ela ficar piscando com o carro de impressão parado, possivelmente não foi retirada a fita azul de proteção ou o circuito foi tocado com as mãos, fazendo com que a impressora não reconheça o cartucho e fique nesse estado.
A solução é retirar a fita azul ou limpar o cartucho. Caso o problema persista deve ser substituído o cartucho.


Cartuchos tipo toner
Da mesma forma, cartuchos de toner reciclados não danificam impressoras, pois são mecanismos separados e independentes. Eventualmente poderá haver pó de toner dentro da impressora, causando alguma sujeira. No entanto, todos os cartuchos deixam resíduos de pó, pois o toner é um pó em suspensão. Tanto o cartucho original como o reciclado irá deixar resíduos de toner dentro do equipamento. Por isso, as impressoras requerem limpeza e manutenção periódicas.


Cartuchos novos baratos
Existem no mercado variedades e ofertas de cartuchos a preços muito atraentes. Porém, fique atento à qualidade e à durabilidade dos mesmos. Isso será a garantia de ter uma boa impressão. Cabe a cada usuário avaliar o que lhe parece mais vantajoso.


Você sabia que...
O Boleto Pro auxilia em sua previsão de caixa?

Você está atendendo um fornecedor. Ele lhe propõe um negócio que lhe parece vantajoso, para o qual o pagamento deverá ser feito em determinada data à frente. A proposta foi inesperada e você não sabe se terá caixa para honrar o pagamento. Porém, você sabe que tem alguns clientes com títulos em aberto e que sempre pagam no prazo acordado, de forma que você poderá contar com esses recursos. Tudo o que precisa fazer agora é verificar em quais datas ocorrerão esses pagamentos.

Com o Boleto Pro você poderá fazer uma consulta rápida de quanto você poderá dispor em caixa através desses pagamentos.

Para realizar essa rápida consulta, basta inserir no cadastro do cliente a observação “Bom pagador”, por exemplo.

Na tela cobrança você busca rapidamente todos os clientes que tem essa observação no cadastro.

O Boleto Pro irá trazer os títulos desses clientes e você saberá de quanto será a entrada em caixa na data em que você está se compromentendo com o seu fornecedor.

Não perca mais bons negócios por não ter a melhor ferramenta, passe a trabalhar com o Boleto Pro e aumente ainda mais o potencial do seu negócio. Se você já possui uma licença do Boleto Pro, é aconselhável que verifique se é a versão mais atual, pois trabalhar com a versão mais atual é sempre a garantia de estar trabalhando com a melhor versão do programa que existe.


Sua empresa hoje
Como saber se a propaganda é adequada?

Você decidiu que é o momento de investir em propaganda. Que irá fazer uma propaganda da sua empresa e do seu produto/serviço. Para ajudá-lo, a seguir são enumerados alguns pontos aos quais você deverá dispensar uma atenção especial, para ter sucesso na sua campenha publicitária:

Quem será o responsável pela campanha caso a empresa não tenha o setor de marketing?
Essa é a primeira questão a ser levada em consideração. É vital que haja um departamento ou profissional responsável pelo marketing da empresa.

Qual o objetivo da propaganda?
Dependendo do objetivo nem sempre a propaganda é a melhor opção.

Se o objetivo for manter ativo os clientes da empresa, ou até mesmo aumentar o volume de compra desses clientes, um trabalho com uma equipe de vendas trará melhores resultados.

Se o objetivo for conquistar novos clientes, fortalecer a imagem da empresa ou lançar um novo produto, neste caso, a propaganda é o meio mais indicado.

O primeiro passo é planejar todas as etapas da realização da campanha, a começar pela escolha da agência. A melhor opção é confiar em quem é profissional do ramo. Porém você também poderá optar por uma pessoa de criação.

Pesquise mais de uma agência
Não leve em consideração apenas o valor da peça publicitária, mas também a criatividade da agência, campanhas já realizadas e se é focada em algum tipo de mercado ou mídia.

A escolha da mídia
A mídia poderá ser um jornal, uma revista, rádio e até mesmo TV, dependendo do porte da empresa. Ainda há as opções digitais, como banners em sites, links patrocinados, campanha mobile (campanha de envio de SMS em celular), etc.

Elaborar o briefing
Levantar o maior número de informações possíveis para compor o briefing, como:
- Qual o objetivo da campanha e sua proposta central: Lançar novo produto, intensificar venda de produto estabelecido, fortalecer a imagem da empresa no mercado, etc.
- Qual produto e seus benefícios.
- Qual o cliente alvo: homem, mulher, jovem, meia idade, etc.
- Qual é o mercado: local, estadual, nacional, classe A, B, C e D etc..
- O cliente deverá ser propectado ou ele deverá entrar em contato.
- Quais são os concorrentes e a posição do produto em relação ao concorrente.

Definir orçamento e tempo da campanha
- Quanto a empresa deseja investir e com quais agências.
- Quanto tempo levará para que a campanha seja desenvolvida até que esteja pronta para ser veiculada.
- Por quanto tempo a propaganda será veiculada.
- Após ser veiculada, medir o desempenho da campanha.


Lembre-se que a campanha é voltada ao público consumidor e não ao diretor ou diretoria da empresa. Quem deve gostar e ser influenciado pela campanha é o público consumidor. Com alguma frequência campanhas são rejeitadas por diretores (cliente que contratou a agência) por achá-las impróprias para o produto. Esse tipo de julgamento deve ser feito por profissionais especialistas. Por isso, deixe que um profissional de marketing faça o contato entre a empresa e a agência.



Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br