quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Neo Interativa e você - Agosto 2011 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Agosto/2011



Sumário

Neste mês - Primavera
Dica do mês - Quando o problema é no hd
Você sabia que... - É possível emitir o RPA com assinatura?
Sua empresa hoje - Seja assertivo e adote uma postura humana e profissional

Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês
Primavera
Estamos nos aproximando do mês de setembro. Algo nos vem de imediato à mente: A primavera!

A primavera sempre é esperada com certa ansiedade e, não para menos, em quase todas as partes do mundo ela traz e simboliza o renascimento da vida. Os dias ficam mais longos e mais ensolarados.

Em alguns pontos da terra, mais próximos aos pólos, como o norte da Europa, a primavera é vista como o fim de um longo e rigoroso inverno, no qual o dia é muito mais curto, com poucas horas de sol, e com temperaturas próximas ou abaixo de zero grau Celsius.

Em outros lugares, a primavera significa o fim de uma longa e mortífera estiagem, como em alguns pontos da África.

É na primavera que a maioria das árvores e plantas florescem. Pássaros voltam de sua migração e muitos têm seus filhotes.

Por essas razões a primavera é sinônimo de vida, luz e renovação.

No Brasil, apesar de ser um país tropical, não temos diferenças tão marcantes entre as estações do ano. Entretanto, não há como não notar a diferença no amanhecer dos dias de primavera. O sol nasce mais cedo, os dias amanhecem mais quentes, fazendo com que nos sintamos mais dispostos pela manhã.

E é justamente na primavera que vivemos e aguardamos ansiosamente uma fase do ano marcada por muitos momentos felizes: a época natalina, a formatura na escola e faculdade, o início do período das férias e a conclusão de mais um ano com muitas conquistas e realizações.

Devido a esses momentos felizes, fazemos planos, traçamos projetos para o próximo ano. Isso mostra que estamos “banhados”, por assim dizer, de uma nova vida, inspirados pela primavera.

Então aproveite esta época para sonhar, idealizar e planejar. Não importa qual seja o seu objetivo, inspire-se, sonhe e acredite, pois tudo pode se realizar se for feito de uma forma honesta.

Deixe que, dentro de sua mente e seu coração, floresçam os mais belos sonhos de realização. Abra as janelas da mente, deixe o ar entrar, areje sua mente com o ar fresco da primavera - de uma nova vida, de novos ideais e de novos projetos.

E se um lindo casal de pássaros pousar no quintal de sua casa, sorria e seja feliz. Eles farão ali um lindo ninho de afeto, que transbordará em algumas novas e frágeis vidas, lembrando-o que, todo lindo e grandioso sonho, também nasce de uma nova e, aparentemente, frágil idéia.


Dica do mês
Quando o problema é no hd

Um computador em uma empresa é utilizado pelo menos 2.500 horas por ano. Uma boa parte desse tempo, o mecanismo do hd fica funcionando e, evidentemente, haverá um desgaste, podendo inclusive danificá-lo. Quando isso ocorre, o usuário diz que não sabe o que aconteceu pois, afinal, a máquina era nova. Essa avaliação, que considerou apenas a data de compra da máquina, não levou em conta a carga de uso que o usuário dispensou ao equipamento. Dependendo do tipo de uso que é dado à máquina, faz com que a carga exigida dela seja muito grande.

O hd é praticamente a única parte mecânica que há em um computador, o que significa que, com toda a certeza, poderá haver desgaste e até danos com o passar do tempo.

Sem dúvida alguma, o que de pior pode acontecer em um computador é a perda de dados. As principais razões para ocorrer danos no hd, além do desgaste natural, são: impacto mecânico, falta abrupta de energia, variações bruscas na tensão de entrada da fonte de alimentação, falha no sistema de arquivos do hd (muitos resets ou falhas nos processos de gravação).

Quando o hd sofre algum tipo de pane, durante a sua operação, como por exemplo a falta abrupta de energia, pode ocorrer que as cabeças de leitura encostem na superfície do disco, o que pode provocar arranhões, acarretando “bad blocks”. Bad blocks são trechos defeituosos do disco que são marcados para não serem utilizados pelo sistema, evitando possíveis perdas de dados. O problema é que, na maioria das vezes, quando o hd possuir muitos "bad blocks", ele passará a apresentar falhas frequentemente.

Há solução para esse caso? Talvez.

Se o "bad block" for lógico, é possível corrigi-lo efetuando uma formatação de baixo nível, mais conhecida apenas como formatar o hd (formatação lógica). Isso irá exigir a reinstalação de todo o sistema, aplicações e dados. Existem softwares que tentam recuperar dados em áreas defeituosas, porém nem sempre com sucesso.

Caso o "bad block" seja físico, então não existe possibilidade de recuperação. Entretanto, há um modo, não muito seguro, para tentar recuperá-lo. É preciso saber em que ponto estão os bad blocks e, com softwares adequados para isto, isolar esta área, criando ali uma partição estendida e o restante como partição lógica ativa.

Se o defeito for no motor ou agulha de leitura, neste caso, realmente é quase impossível recuperá-lo. Apenas empresas especializadas em recuperação terão equipamentos e estruturas necessários para abrir e reparar o hd.

Mesmo havendo condições técnicas de recuperação, o backup dos dados salvos no hd (cópia de segurança dos dados) é sempre essencial. Na pior das hipóteses, você terá apenas que comprar um novo hd (que é um dispositivo que não é tão caro), reinstalar o sistema e aplicações e restaurar seus dados à partir dos backups.

Também é valido lembrar que os backups devem ser criados em mídia removível (CD, DVD, pendrive, hd removível, etc.), ou num serviço de backup on-line (DropBox, Skydrive, e outros). Se você criar os backups no próprio hd, eles estarão sujeitos a serem perdidos, em caso de perda desse hd.


Você sabia que...
É possível emitir o RPA com assinatura?

Alguns profissionais preferem emitir os recibos RPA já com a sua assinatura digitalizada no documento. Dessa forma, poderá enviar o recibo por e-mail, sem a necessidade de imprimir, assinar e scanear o documento.

O usuário do RPA Expresso, da Neo Interativa, precisa apenas ter a imagem de sua assinatura (digitalizada usando um scanner) para inseri-lo no recibo. O arquivo da imagem da assinatura deve estar na sua máquina e, com alguns ajustes finos no programa, o usuário emite os recibos já com a sua assinatura. Quem já está habituado a trabalhar com o Boleto Pro, o melhor sistema existente para emissão e controle de boletos bancários (inclusive objeto de matéria por duas vezes na renomada Revista Info), já utiliza esse recurso, pois com o Boleto Pro também é possível inserir-se uma imagem de fundo nos boletos (logotipo da empresa, extrato feito em Excel, etc.).

As empresas que geram os recibos para pagamentos, utilizando o RPA Empresa, também podem aproveitar desse recurso, emitindo os recibos com a sua logomarca, personalizando-os de acordo com a sua identidade visual.

Com esse recurso, a emissão e o envio dos recibos por e-mail fica prático e com aspecto bastante profissional, já que, tanto o RPA Expresso quanto o RPA Empresa, operam com os formatos mais populares de arquivos (pdf, jpg, bmp, etc), que são anexados ao e-mail.

Tudo muito rápido, fácil e prático.

Personalize o seu recibo, explore a sua criatividade!


Sua empresa hoje
Seja assertivo e adote uma postura humana e profissional

Qual é a forma certa de agir em situações que nos apresentam uma contrariedade? Essa é uma das questões muito abordadas no mundo dos negócios. Como ser assertivo?

Há ótimas publicações a respeito. Porém, como muitos profissionais têm uma rotina corrida e nem sempre encontram tempo para ler todas as publicações que precisariam, vamos abordar rapidamente o assunto.

Você está em sua casa, tocam a campainha ou alguém bate palmas à sua porta. Você está muito ocupado, se vê obrigado a largar o que está fazendo para atender a pessoa que está lhe chamando. Ao abrir a porta você descobre que é um vendedor. Contrariado por ver-se interrompido em seus afazeres, você diz rispidamente que não quer nada. E se você estiver na empresa e um vendedor lhe bater à porta, você fará o mesmo?

E se a pessoa que lhe interrompeu em seus afazeres profissionais for um colega de trabalho ou um subordinado ou até mesmo um superior? Você iria externar a sua contrariedade?

A evidência diz que, no ambiente profissional, a atitude deve ser outra. Na verdade, em casa a atitude também deveria ser outra pois, afinal de contas, o vendedor que bate à sua porta está trabalhando, tanto quanto você em sua empresa.

Agir de forma assertiva é agir de tal forma que tenhamos auto-afirmação, permitindo-nos valorizar as outras pessoas e, ao mesmo tempo, agir de acordo com nossos interesses, defendendo nossa forma de pensar e expressando sentimentos sem ansiedade, de forma honesta e tranqüila. Possibilite que, ao mesmo tempo, você exerça os seus direitos pessoais sem negar os direitos das outras pessoas.

Devemos sempre lembrar que estamos constantemente em sociedade, sobretudo no ambiente de trabalho, onde nos relacionamos com muitas pessoas, sejam elas internas ou externas à empresa.

Podemos dizer então que ser assertivo começa por uma boa comunicação.

Comunique, ou seja, passe a mensagem que deseja sem ser submisso, nem agressivo.

Procure sempre adotar um tom de voz confiante, firme, calmo e modulado.

Assuma uma postura corporal natural, porém com movimentos abertos e mantendo o olhar firme; olhe nos olhos do interlocutor de forma confiante, sem desviar o olhar para o chão ou para o alto.

Tenha sempre uma expressão bem humorada, sorridente, porém natural, sem ser forçada.

Quando transmitir a mensagem, primeiro mostre o seu ponto de vista e como se sente diante da situação. E diante desses dois fatores, mostre como gostaria que o interlocutor agisse ante à situação.

Não imponha a usa vontade. Ao contrário, dê uma sugestão a respeito, deixando para o interlocutor a decisão da solução do problema, de modo que ele também assuma a responsabilidade da ação. Assim ele sentirá também que é co-responsável pela solução.

Da mesma forma, se estiver em situação oposta, pergunte ao interlocutor sua visão a respeito do assunto, como ele se sente e como ele gostaria que você mudasse sua forma de pensar e agir.

Portanto, sendo assertivo, você estará promovendo a igualdade nas relações humanas, tendo a sua forma de pensar e agir, juntamente com a das demais pessoas, consideradas e avaliadas no contexto geral, proporcionado um ambiente melhor e equilibrado em seu local de trabalho, em seu lar e em todos os meios sociais em que for parte integrante. Logo, é natural concluirmos que ser assertivo é promover uma melhor qualidade de vida para todos.



Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br