Sumário
Neste mês - Nunca foi tão importante ser sociável
Dica do mês - A importância da área de TI na sua empresa
Você sabia que... - O Boleto Pro permite dividir seus faturamentos por tipo de receita?
Sua empresa hoje - Você já fez a análise SWOT de sua empresa?
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Neste mês
Nunca foi tão importante ser sociável
O mundo está globalizado. Isso quer dizer que nos relacionamos com pessoas do mundo inteiro e não mais apenas com as de nosso meio social.
Os valores humanos mudam de acordo com o povo e com a localização geográfica.
O que é perfeitamente natural para um povo pode ser completamente imoral em outro. O que é indiferente para um povo pode ser um tabu para outro. O que é comum para um povo é sagrado para outro. Para entender os hábitos e costumes de cada povo e nação é necessário um profundo estudo histórico e antropológico para buscar as raízes de cada comportamento e tradição.
O primeiro passo para vivermos em harmonia em qualquer sociedade é tratar as outras pessoas como gostaríamos que nos tratassem.
Para conseguirmos conquistar a confiança de uma pessoa, seja em uma negociação no mundo dos negócios, de um subordinado de nossa equipe ou de um superior hierárquico, ou mesmo em outras situações, precisamos ser confiáveis e que a outra pessoa confie em nós.
E como nos tornamos uma pessoa confiável?
Apesar de ser algo muito subjetivo, ao adotarmos algumas atitudes e comportamentos, transmitimos confiança a quem nos relacionamos.
Vale a pena refletir em alguns pontos que devemos por em prática:
• Respeitar as diferenças.
• Saber ser humilde, mas nunca subserviente.
• Não ser arrogante em situação alguma.
• Sempre precisamos da outra pessoa em todas as situações.
• Ouvir sempre o que as pessoas têm a dizer, ser um ótimo ouvinte.
• De forma alguma estamos sempre com a razão.
• Opinar é importante, mas nunca impor nossa opinião.
• Ter sempre um propósito claro e objetivo.
• Ser compromissado e pontual.
• Encorajar as pessoas e agir com atitudes positivas e entusiásticas.
• Procurar sempre falar no mesmo tom de voz que a outra pessoa.
• Olhar sempre nos olhos da pessoa durante o diálogo.
• Ser voluntarioso, surpreender com um gesto ou ação gentil e inesperada.
E o mais importante em tudo isso: seja honesto! Ninguém é confiável se não for verdadeiramente de confiança.
Dica do mês
A importância da área de TI na sua empresa
Você abriu um pequeno negócio porque é muito bom em produzir um determinado produto ou serviço. O produto é bom, por isso vende muito. Por vender muito, em pouco tempo a empresa cresce e, devido a essa evolução, tudo na empresa cresce junto: todos os processos e funções de uma empresa, como por exemplo, contabilidade, financeiro, RH (recursos humanos), logística, TI (tecnologia da informação), etc.
Você é muito bom em produzir o seu produto, mas e nessas outras áreas citadas (a de TI, por exemplo)? Você está preparado para gerir as áreas que não são sua especialidade?
Nesse momento, muitas pequenas empresas começam a ter problemas ou até mesmo quebram, porque o empreendedor não consegue perceber que apesar de ser competente na produção do produto, ele não domina as outras áreas.
A área de TI como o próprio nome já diz, é tecnologia e, portanto, deve ter um profissional responsável por essa área. Muitas empresas pequenas “dão um jeito” no dia a dia quanto às necessidades de TI e não dispõem de um profissional que de fato conheça tudo que envolve a área.
O resultado muitas vezes é catastrófico; equipamentos mal dimensionados, estruturas de redes deficientes, antivírus desatualizados, gastos excessivos com cartuchos de impressoras, total falta de rotina de procedimento de backups, desgastes completamente desnecessários com formatações de HDs de máquinas, aquisição de softwares que não atendem a demanda da empresa por terem sido mal dimensionados, perdas de programas por falta de controle das documentações de Software e, o que é ainda pior, perda de dados (entenda, em outras palavras, como perda de parte do histórico da empresa).
É certo que a pequena empresa não terá condição de ter um departamento de TI, mas o que ocorre é que muitas empresas julgam que será necessário apenas contratar os serviços de um técnico em hardware autônomo que, de vez em quando, passará na empresa para verificar uma máquina que está com problemas.
Para que os diretores e colaboradores não tenham surpresas, nem problemas referentes a TI, é necessário que haja um profissional de TI com dedicação exclusiva na empresa.
O profissional de TI não será responsável pela execução de todas as ações, mesmo porque, no atual estágio da informática, é impossível um profissional executar tudo em informática. Mas ele será a pessoa capaz de administrar todos os serviços envolvidos, como por exemplo:
• Contratação de profissional para manutenção de hardware, profissional de rede, Administrador de Servidor e acompanhar a execução dessas prestações de serviço.
• Contratação de webdesigner ou webmaster.
• Contratação de provedores de Internet e e-mail.
• Contratação de serviço de manutenção de impressoras e recarga de cartuchos.
• Análise de dimensionamento de softwares a serem adquiridos, instalação de softwares ou acompanhamento de implantação.
• Outras funções mais.
Hoje em dia, nenhuma empresa consegue competir no mercado se não possuir uma estrutura de informática, por menor que seja. A verdade é que a maioria das empresas estão completamente dependentes da informática. Portanto, não seria exagero algum afirmar que o profissional de TI é indispensável para as empresas.
Você sabia que...
O Boleto Pro permite dividir seus faturamentos por tipo de receita?
Você trabalha com o Boleto Pro, tem diversos tipos de faturamento e quer saber quanto faturou com cada tipo de faturamento. Para isso, basta utilizar o recurso centro de receita.
Clique em Exibir > Cadastro > Centro de Receita (Abrirá a janela Centro de Receitas).
Clique em Inserir.
Digite o nome que deseja para o centro de receita.
Clique em Ok e clique em Fechar.
Ao emitir o boleto, no assistente de emissão, no passo 3 escolha o centro de receita do boleto que estiver emitindo.
Para gerar um relatório por centro de receitas, vá ao painel Títulos.
Clique no botão Filtrar, escolha o centro de receita.
Clique em Ok.
Se desejar poderá refinar ainda mais o seu relatório com as demais opções de filtro.
Feito isso poderá imprimir o relatório clicando no botão Imprimir Relatório.
Sua empresa hoje
Você já fez a análise SWOT de sua empresa?
A análise SWOT é uma ferramenta de marketing muito usada por empresas no mundo todo, principalmente por empresas grandes, mas é aplicável a qualquer tipo de empresa e até mesmo em nossas vidas pessoais.
Essa ferramenta faz a análise do cenário ou ambiente para o planejamento estratégico.
A palavra SWOT é uma sigla inglesa para forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).
Deve-se analisar o ambiente interno e externo da empresa, dividindo-se em quatro campos: Os dois primeiros campos são Forças e Fraquezas e referem-se à análise interna da empresa. O terceiro e quarto campos são Oportunidades e Ameaças e referem-se à análise externa da empresa.
Interno
Forças e Fraquezas podem ser, por exemplo:
• Força de trabalho.
• Dedicação dos colaboradores da empresa.
• Instalações da empresa.
• Qualidade do produto e sua aceitação por parte do consumidor.
• Atendimento ao cliente.
• Fluxo de caixa.
• Patentes.
Muitas são as forças e fraquezas que poderão ser analisadas em uma empresa. Deve-se analisar os pontos internos na empresa que são seu pontos fortes e fracos. Aos fortes deve-se fazer a manutenção desses pontos garantindo que não serão perdidos ou afetados. Os pontos fracos deverão ser trabalhados no sentido de serem melhorados ou eliminados para que sejam os menores possíveis.
Externo
Oportunidades e Ameaças podem ser, por exemplo:
• Eficácia na política de preço.
• Poder de venda.
• Inovação.
• Distribuição.
• Novas tecnologias.
• Mudanças na legislação.
• Concorrentes.
A lista dependerá de empresa para empresa, de mercado para mercado. O importante é analisar todos os pontos onde a empresa tem suas melhores oportunidades e onde estão as maiores ameaças no cenário externo da empresa.
A princípio, para uma empresa pequena pode parecer difícil fazer, ou até mesmo ineficaz. No entanto, apenas quando uma empresa tem consciência de seus pontos fortes e fracos é que poderá saber quais pontos deverão ser trabalhados, no sentido de se tornar mais eficaz.
Muitas são as fontes para fazer o levantamento das informações. Não é necessário contratar assessorias ou empresas de pesquisas. Muitas das informações estão ao alcance da empresa.
Internamente as forças e fraquezas poderão ser facilmente observadas realizando-se pesquisas internas com os colaboradores. Relatórios internos, estatísticas de produção, estatísticas de “turn over” (rotatividade de recursos humanos) e estatísticas de vendas podem ser ótimas fontes de informações.
Externamente, as oportunidades e ameaças podem também ser facilmente levantadas com pesquisas na Internet: posicionamento em relação a concorrentes, posicionamento no mercado, pesquisas de opinião junto aos clientes, suas observações, publicações especializadas no ramo em que a empresa atua, índices oficiais do governo, observações de vendedores externos.
Feita análise SWOT você terá uma visão clara de quais pontos deverá trabalhar e aperfeiçoar em sua empresa.
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
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