segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Neo Interativa e você - Agosto/2010 (Newsletter)

Sumário
Neste mês - Nunca foi tão importante ler e escrever
Dica do mês - Upgrade de memória RAM
Você sabia que... - O Boleto Pro pode ajudá-lo a calcular as comissões de vendas?
Sua empresa hoje - A aparência da sua empresa pode ser fator decisivo no momento da venda

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Neste mês
Nunca foi tão importante ler e escrever

Nos dias atuais, ler, escrever e ter o mínimo de domínio da língua é fundamental. Se fizermos uma breve observação da História, de alguns séculos para cá, veremos o quanto a utilização da escrita e da leitura evoluiu.

Na idade média a maioria das pessoas na Europa eram analfabetas, incluindo alguns reis, como Carlos Mágno, por exemplo. Esses reis, para se comunicarem com outros reis, utilizavam o trabalho de escribas, que eram homens de altíssimo valor na época. Não havia a impressão de livros, jornais, etc. A escrita era algo raro, complexo e para poucos.

Por volta de ano de 1700 o índice de alfabetização na Europa era de 30 a 40%. Já em 1850, esse índice atingia mais de 50%. No século 20 o analfabetismo na Europa se tornou inaceitável.

Hoje, se levarmos em conta toda a rede mundial, a Internet é 90% em inglês, o que significa que não basta mais saber ler e escrever na língua materna, mas também em inglês.

A evolução da utilização da escrita se torna muito evidente se observarmos alguns lançamentos literários dos últimos anos: Os livros O Senhor dos Anéis e Harry Potter, mundialmente conhecidos e lidos por milhões de pessoas. Ambos, apesar de serem compostos de três e de sete volumes, respectivamente, na verdade, cada qual é apenas uma única estória dividida em vários livros.

Os três volumes da edição brasileira do livro O Senhor dos Anéis, juntos somam 1472 páginas. Os sete volumes dos livros de Harry Potter, somam juntos, nada mais nada menos que 3289 páginas. O leitor que se deleitou com as duas fascinantes estórias, teve de ler 4761 páginas.

Neste exemplo fica muito evidente que a capacidade de ler, e ler muito, se tornou, por demais necessária, para ficarmos atualizados e participantes da sociedade moderna.

No ambiente de negócios, hoje, todas as empresas utilizam cada vez mais o e-mail. Enviam mensagens aos seus clientes, fornecedores e outros contatos. Em razão disso, espera-se que esses e-mails sejam claros, objetivos e precisos. Sem o domínio da língua não é possível atender a essa demanda crescente dessa modalidade de comunicação, com a necessária qualidade.

Ao contrário do que se pensava até a década de 80, quando se achava que o telefone sepultaria a comunicação escrita, com o decorrer dos anos, a necessidade de escrever e ler aumentou muito. São revistas, jornais, relatórios, e-mails, mensagens SMS, celulares, redes sociais, etc, com milhões de mensagens e textos escritos. Os sites e blogs estão recheados de textos para serem lidos, apesar de todo esforço dos webmasters em mantê-los o mais sucintos e o mais objetivos possíveis.

Quem trabalha com importação e exportação sabe o quanto o e-mail é uma ferramenta vital em seu dia a dia, pois é muito mais fácil se comunicar por escrito com outra pessoa que não fala nosso idioma, do que por telefone. Além disso, resolve o problema da diferença de fuso horário com o outro país. Neste caso, basta enviar um e-mail de acordo com o seu horário e, quando a pessoa no outro pais estiver disponível, ela lerá a mensagem.

A melhor forma de aperfeiçoar a leitura e a escrita é lendo muito. Um progresso adicional na escrita ainda pode ser obtido através do constante estudo da Gramática e escrevendo-se muito.



Dica do mês
Upgrade de memória RAM

Após algum tempo de uso, você descobriu que a capacidade de memória RAM (memória temporária) da sua máquina está insuficiente. Você quer aumentar a quantidade de memória RAM da sua máquina, mas não tem a menor idéia de qual tipo de memória ela utiliza. Abrir a sua máquina vai dar um trabalhão. Sem falar que você terá que desligá-la, deixá-la parada por algum tempo, e você ou um colaborador da sua empresa irá ficar parado. Isso apenas para se certificar de qual tipo de pente de memória você deve comprar.

Felizmente há uma forma muito mais prática e menos dispendiosa de ver, exatamente, qual tipo de memória sua máquina utiliza.

Você poderá baixar gratuitamente da internet o programa CPU-Z em sites de download. Baixe-o do seu site de download preferido.

Após aberto, o programa se resume em apenas uma tela com 7 guias. Clique na guia Memory. Esta guia mostra a quantidade de memória que sua máquina possui. Clique na guia SPD. Em Memory Slot Selection você verá as informações de cada módulo de memória instalado em sua máquina. Na mesma guia você poderá ver o slot (módulo) que é o tipo de memória. Provavelmente ele mostrará DDR, DDR2 etc.

Verifique no campo Max Bandwidth a velocidade da memória, que é medida em megahertz (MHz). Por último, verifique a voltagem, no último campo, que estará em volts.

Pronto! Agora você tem todas as informações para fazer uma compra segura. No ato da compra, atente que há memórias para Desktop (computador de mesa) e notebooks. As de notebooks são menores e, portanto, incompatíveis com os Desktops.



Você sabia que...
O Boleto Pro pode ajudá-lo a calcular as comissões de vendas?

Um dos mais extraordinários recursos do Boleto Pro é, sem dúvida, o relatório. Explorando os recursos do Boleto Pro você descobrirá que ele oferece muito mais que apenas a emissão de boletos.

Você quer calcular a comissão dos vendedores. Para tanto, precisa saber quanto eles venderam no período. No entanto, não basta saber quanto eles venderam pois, se as vendas foram feitas de forma parcelada, e a comissão é paga conforme as parcelas forem sendo pagas por seus clientes, você precisará saber qual o total de recebíveis no mês.

Com o Boleto Pro isso não é problema.

Clique no item de menu Exibir > Cadastro > Vendedores.

Cadastre os vendedores.

Ao emitir os Boletos, no passo 3 do Assistente de Emissão de Boletos, selecione o vendedor para qual se refere aquela cobrança. Faça isso para todos os boletos emitidos e que impliquem comissões. Sendo necessário, é possível editar um determinado boleto e atribuir o vendedor de acordo com a venda.

No final do período de apuração para as comissões, clique no botão Filtrar Boletos na barra de ferramentas.

Na tela filtrar Boletos clique na guia Cobrança.

Caso a comissão seja paga apenas para títulos pagos, em Situação marque Pagos.

Escolha o vendedor.

Clique na guia Valores.

Escolha o período de vencimento.

Clique em OK.

Pronto! Ai estão todos os títulos e o total das vendas desse vendedor.

Caso deseje imprimir o relatório, clique no botão Imprimir Relatório com informações sobre boletos já emitidos.



Sua empresa hoje
A aparência da sua empresa pode ser fator decisivo no momento da venda

Você resolve visitar um dos seus prováveis fornecedores de insumo de produção para avaliá-lo. Chegando em frente à sede dessa empresa, percebe de pronto que o imóvel é muito antigo e a fachada está mal cuidada, sem nenhum cuidado com questões de segurança e estética.

Ao entrar na empresa é conduzido pela mesma porta onde um caminhão está sendo descarregado. Os colaboradores que estão atendendo esse caminhão, descarregam caixas pesadas de cima do caminhão. Esses colaboradores trajam camisetas surradas, bermudas e chinelos de dedo.

Você é conduzido por uma senhora que, à primeira impressão é encarregada dos serviços gerais da empresa, até um corredor com algumas salas separadas por divisórias muito frágeis. Esta senhora pede que aguarde um instante em uma salinha. Dessa salinha é possível ver boa parte da empresa pois, onde deveria haver vidros nas divisórias, não há nenhum. As paredes estão muito sujas e percebe-se que não são pintadas há muitos anos. Há uma pintura na parede a qual identifica o lugar onde deveria haver um extintor de incêndio.

Você fica em dúvida se senta ou não, pois nessa sala há uma velha poltrona com o estofado muito desgastado e com rasgos de onde sai a espuma interna. A poltrona está com aspecto de encardida.

Pode-se ouvir o barulho de várias máquinas funcionando e, quando a porta no final do corredor é aberta, o barulho é ensurdecedor. Você “dá uma espiadela” quando a porta é aberta e percebe que todos os colaboradores nas máquinas usam roupas comuns, muito surradas e sem o protetor auricular.

Dentro da empresa está muito quente, não há ventilação, você olha para o lado e vê um filtro de barro quase preto de limo e sujeira, o que o faz decidir a ficar com sede.

Você compraria dessa empresa? Acho que não.

Infelizmente, esse é o retrato de muitas pequenas empresas no país e que, felizmente, vem mudando aos poucos.

No entanto, vamos mudar de lado. E se o seu cliente for visitar a sua empresa? O que ele encontrará? Qual será a sua impressão?

Muitas vezes, por estarmos acostumados com o ambiente físico da empresa, não nos damos conta de sua má aparência.

Vale a pena prestar a atenção em alguns pontos que seu cliente com certeza poderá observar:
• A fachada da empresa é o que oferecerá a primeira impressão.
• Deve haver uma porta social ou pelo menos uma forma segura e confortável de adentrar a empresa.
• Os colaboradores de produção devem estar uniformizados e com equipamentos de segurança (EPI).
• As paredes devem estar o mais limpas possível.
• Deve haver sinalização indicando cada área e setor da empresa.
• Os móveis devem estar em bom estado de uso.
• O ambiente interno deve ser ventilado.
• Os equipamentos de segurança patrimonial devem estar em local correto e com vistoria dentro do prazo.
• Os setores administrativos devem ter vedação contra os ruídos produzidos por máquinas de produção.
• Os sanitários devem ter o mínimo de higiene possível.
• Deve haver água potável ao alcance de todos que estiverem dentro da empresa.
• Os colaboradores devem estar aptos a receberem visitas e, de preferência, haver um ou mais colaboradores especialmente treinados para essa função.

Esses são poucos e pequenos exemplos do muito a se atentar dentro da empresa para que esta ofereça condições de bem estar aos seus colaboradores e visitantes, transparecendo equilíbrio, sobriedade, conforto, segurança e, por conseguinte, qualidade.

Antes de vender o seu produto ao seu cliente, você deve vender a imagem da empresa. Essa imagem é que criará a confiança no seu cliente.



Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br