Neste mês - O valor do trabalho
Dica do mês - Nem sempre o que foi excluído do HD está definitivamente perdido
Você sabia que... - O Boleto Pro pode fornecer uma lista de clientes para envio de mensagens de Natal?
Sua empresa hoje - O Marketing é fundamental
Quer rever as nossas Newsletter anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com/
Neste mês
O valor do trabalho
Por uma cultura herdada há muito tempo, temos o hábito de avaliar o trabalho de uma pessoa pela quantidade de horas empregada ou pelo esforço físico despendido na execução do trabalho.
É justo que um profissional ganhe pelas horas trabalhadas, porém qual o valor da hora?
Muitas vezes dizemos que tal profissional levou apenas 15 minutos para executar um serviço e cobrou um valor altíssimo.
Qual foi o trabalho executado nesses 15 minutos?
Quanto esse profissional empregou de conhecimento nesses 15 minutos?
Quantas horas de estudo e dedicação esse profissional empregou para obter o conhecimento necessário para, em apenas 15 minutos, executar o trabalho realizado?
Freqüentemente nos deparamos com essa situação no mundo da Tecnologia da Informação: um profissional de hardware, rede ou software em poucos minutos e com pouco esforço físico executa um serviço para uma empresa e são questionados por qual razão o valor de seu serviço é tão alto.
Apesar da tecnologia ser algo tão presente em nossas vidas nos dias de hoje, ela não se desenvolveu por acaso e a custo de trabalho fácil. Para que um profissional em tecnologia se forme em sua área de atuação é necessário árduas horas de estudo, dedicação, treinamento e constante atualização. E tudo isso a custos altíssimos.
Portanto precisamos formar uma nova cultura onde o valor do trabalho não seja estabelecido apenas a partir da quantidade de horas e esforço físico, mas sim, que leve em consideração, também, o esforço realizado para obter o conhecimento necessário para a execução do trabalho. Mesmo porque essa cultura não é novidade. Ela, há muito, é adotada por médicos, advogados, engenheiros, entre outros, que com muita razão cobram pelo seu conhecimento empregado em seu trabalho.
Dica do mês
Nem sempre o que foi excluído do HD está definitivamente perdido
Você excluiu um arquivo por acidente e não tem o backup desse arquivo. Não necessariamente ele estará perdido definitivamente. Ainda há uma esperança.
Quando um arquivo é apagado, na verdade ele não foi apagado. O sistema operacional apenas informa ao seu computador que o espaço onde estava salvo o arquivo pode ser utilizado e, a partir de então, para o usuário é como se o arquivo não existisse mais. Porém, até que algo seja gravado por cima, no mesmo espaço, ele ainda estará lá.
Um recurso interessante para recuperar arquivos apagados é utilizar programas com recursos de localizar e avaliar arquivos apagados. Em sites de downloads há vários programas que oferecem esse recurso. Esses programas identificam arquivos que ainda não foram sobrescritos, ou seja, arquivos cujos espaços de armazenamento físico ainda não passaram a ser usados por outros arquivos.
Portanto, o primeiro passo é não salvar mais nada no HD depois do “acidente”. E mesmo assim não há garantia de que o programa conseguirá recuperar o arquivo integralmente.
O programa indicará se o arquivo pode ser recuperado, se pode ser recuperado apenas parcialmente ou se está totalmente irrecuperável.
Mas é sempre bom ter em mente que a forma mais segura de manter seus arquivos a salvo é mantendo backups atualizados de cada arquivo e programa que há em sua máquina. Isso pode ser feito de diversas maneiras: disquete, CD, DVD, pen-drive, HD, HD externo, armazenamento on-line, etc.
Você sabia que...
O Boleto Pro pode fornecer uma lista de clientes para envio de mensagens de Natal?
Você vai enviar ao seu cliente um e-mail desejando feliz natal ou, até mesmo, um cartão via correio.
O e-mail ou cartão está pronto e ficou muito bem feito. Só falta enviar a todos os seus muitos clientes. Nesse momento você se depara com um problema que não esperava: você não tem uma lista organizada por endereço de seus clientes.
Isso não é problema! O Boleto Pro lhe fornece uma poderosa ferramenta para organizar sua lista de clientes de diversas formas.
Você poderá emitir uma lista simples com todos os clientes ou poderá separar por grupos, endereços, contatos, entre outras alternativas.
Talvez prefira postar primeiro os cartões para os clientes da região norte do país por ser mais distante. Não tem problema. Basta filtrar por estado e o Boleto Pro irá trazer todos os clientes do estado escolhido.
Você ainda quer fazer um envio especial, apenas para determinados contatos que tenham cargos mais especiais. O Boleto Pro também permite que você faça uma lista pelo cargo ocupado pelos respectivos contatos.
Apenas clique no botão Cliente.
Clique em Filtrar clientes e explore as muitas alternativas de filtro.
Após a filtragem, exporte os dados para um arquivo que servirá de base para os seus envios. Para isso basta clicar em Exportar na barra de ferramentas e escolher o tipo de arquivo.
Então, mãos à obra! É sempre interessante desejar Boas Festas aos clientes. Não há quem não goste de receber os votos de Boas Festas.
Sua empresa hoje
O Marketing é fundamental
Muito comum ouvirmos alguém dizer: “Aquilo é puro marketing!”, “esse produto é só marketing!”.
O uso comum da palavra marketing acaba distorcendo o seu real significado.
Marketing é muito mais do que propaganda. Propaganda é apenas uma das áreas do marketing.
O marketing é uma área abrangente e muito importante dentro da empresa.
O marketing abrange muitas funções e ações como:
• Pesquisar, analisar e descobrir o que o cliente espera de um determinado produto e mesmo o que ele nem suponha ser possível de ser oferecido.
• Pesquisar e analisar o mercado como um todo e os concorrentes
• Fornecer subsídios ao desenvolvimento do design do produto e sua embalagem.
• Avaliar qual o melhor preço de venda de cada produto.
• Apoiar a área de vendas mostrando aos vendedores qual melhor área do mercado ele deve abordar e de qual forma abordar.
• Identificar as necessidades de treinamento dos colaboradores da empresa.
• Avaliar a melhor forma de distribuição do produto: se será adotada distribuição através de atacados distribuidores, varejo, lojas próprias ou venda direta ao consumidor.
• Criar a propaganda da empresa ou contratar agências especializadas.
• Desenvolver ações de merchandising nos pontos de venda.
Poderíamos continuar a citar várias atuações do marketing já que hoje ele é fundamental para as empresas.
Talvez sua empresa ainda não tenha porte para ter um departamento de marketing. Mas é muito importante que haja pelo menos um profissional focado no marketing da empresa.
Esse profissional deve ser um “coringa” dentro da empresa, pois ele deve ter conhecimento abrangente de como ela é administrada, como é o dia a dia de vendas, como o produto ou serviço é fabricado e oferecido, como opera a logística. Além disso, deve ter no mínimo conhecimentos básicos de merchandising e propaganda, deve ser ágil, observador, comunicativo e ter mente e olhos bem abertos a tudo que se passa à sua volta.
O marketing não é o coração da empresa. Mas é o responsável direto por ele continuar a pulsar.
Sumário
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
http://www.neointerativa.com.br/