quinta-feira, 29 de julho de 2010

Neo Interativa e você - Julho/2010 (Newsletter)

Sumário
Neste mês - Hora de focar o final de ano
Dica do mês - Memória virtual insuficiente
Você sabia que... - O Boleto Pro permite o envio de e-mail com sua carta de cobrança aos clientes inadimplentes?
Sua empresa hoje - Motivação, a chave para o sucesso

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Neste mês
Hora de focar o final de ano

Na virada do semestre, muitas empresas sabem que é o momento de focar o Natal.

O leitor, menos familiarizado com a sazonalidade do mercado, pode até estar estranhando. Afinal o Natal é só em dezembro, que está bem distante. Na verdade, o Natal só está distante para o consumidor final. Os produtos que serão vendidos no Natal devem estar no varejo no final de outubro, ou começo de novembro. Se o produto for comprado de um distribuidor, este, por sua vez, deve tê-los disponíveis para venda no final de setembro ou começo de outubro. A indústria deve estar com todo o projeto de produção pronto em agosto.

Bem, então estamos falando de apenas alguns dias ou semanas à frente?

É certo que nem todo o mercado funciona dessa forma, pois existem muitas variáveis. Porém este é um bom exemplo de planejamento de médio e de longo prazo.

O Natal de muitas indústrias começa muito mais cedo. As de enfeites de Natal, por exemplo, nem se fala! Ele começa quando o Natal (o anterior) termina para o consumidor final. As panificadoras de panetone, um dos principais artigos natalinos, fazem as primeiras entregas em outubro. Isso só é possível com planejamento da sua produção muito antes disso.

Muitas pequenas empresas acabam por perder grandes oportunidades de vendas por fazerem apenas planejamentos de curto prazo.

Que tal verificar agora se sua empresa pode abocanhar uma fatia gorda do Natal? Será que sua empresa não pode inovar para poder entrar no mercado natalino? Um novo produto, um novo serviço ou uma nova cara para um produto já existente, não poderia ser um ótimo negócio?

Esperamos que sim!

Vale lembrar que muitos estabelecimentos comerciais (atacadistas, distribuidores e varejistas) compram muito para o Natal. Portanto, esteja preparado para as contra-propostas por melhores condições de pagamento (a prazo e parcelado). Isso significa também que a sua empresa deve estar pronta para operar dessa forma, flexibilizando as formas de cobrança. Uma forma segura de operar com pagamentos a prazo e parcelado são as carteiras de cobranças registradas. Você emite a sua cobrança, envia os boletos para o seu cliente e faz o registro deles junto ao sistema do seu banco.


Dica do mês
Memória virtual insuficiente

Você está usando seu computador tranquilamente. Abre um programa, abre outro e outro. De repente vem uma mensagem informando que a memória virtual é insuficiente.

Você nunca ouviu falar nisso. Não tem a menor idéia do que seja e o seu profissional técnico em hardware vai demorar para atendê-lo.

Quando muitos arquivos e programas estão sendo utilizados e a memória RAM (memória temporária) de sua máquina está sendo toda utilizada, sem que você perceba, o computador salva parte do que estaria nela, no seu disco rígido (HD). Dessa forma, o Windows cria uma memória virtual, num arquivo de paginação. Porém, muitas vezes, o espaço destinado a ela pode ser insuficiente.

O ideal é fazer um upgrade na memória RAM aumentando a sua capacidade para uma quantidade maior. Porém, muitas vezes, o upgrade não é imediato, pois você precisa pesquisar por preços, fornecedores, tecnologia, etc. Você precisa de uma solução mais rápida.

Como um paliativo, até que consiga sanar o problema definitivamente, você pode aumentar o tamanho da memória virtual.

Primeiro verifique se o seu HD possui espaços livres. Faça backups de arquivos que não são necessários no dia a dia e exclua-os do HD.

Clique em Iniciar. Localize Computador e clique com o botão direito do mouse.

Clique em propriedades.

Na janela que se abrir clique em Configurações Avançadas do Sistema.

Clique na aba Avançado. Em Desempenho, clique em Configurações.

Na próxima janela que abrir clique na aba Avançado

Em Desempenho clique em Configurações.

Clique na aba Avançado

Clique no botão Alterar.

Desmarque a caixa de seleção “Gerenciar Automaticamente o Tamanho do Arquivo de Paginação para todas as unidades”.

Em Unidade Rótulo do Volume, clique na unidade que contém o arquivo de paginação que você deseja alterar. Se não há partições em seu HD será o C:

Logo abaixo clique e marque Tamanho Personalizado e digite um novo tamanho em MBytes (MB) na caixa Tamanho Inicial (MB) ou Tamanho Máximo (MB). Se você tiver bastante espaço livre no seu disco rígido, uma sugestão é atribuir o valor 1000 a esses dois parâmetros . Em seguida, clique em Definir e em OK.

Não é aconselhável realizar essa alteração sem necessidade. Como dissemos, servirá apenas como um paliativo até realmente um técnico especializado possa verificar a fonte do problema e se, de fato, há necessidade de alteração.


Você sabia que...
O Boleto Pro permite o envio de e-mail com sua carta de cobrança aos clientes inadimplentes?

Através do recurso de envio de boleto por e-mail do Boleto Pro é possível criar uma carta de cobrança de maneira muito simples e eficiente.

Clique em Exibir > Cadastros > Mensagens Modelos.

Clique no botão Inserir.

Crie a sua mensagem modelo que irá como carta de cobrança. Você poderá utilizar nesta mensagem, campos automáticos para inserir automaticamente, por exemplo, o nome do sacado, a data de vencimento, ID do sacado, etc, de forma a personalizá-la para cada sacado. Essa personalização poderá ser feita tanto no título como no corpo da mensagem.

Selecione o boleto do qual deseja enviar a carta de cobrança.

Clique em Enviar boletos selecionados por e-mail.

Abrirá a janela Enviar boleto por e-mail.

No lado direito da janela clique em Mensagem modelo.

Selecione a mensagem que criou.

Esse recurso, a priori, é para envio de boletos. Porém, você poderá utilizar esse recurso para fazer o acompanhamento (follow-up) das cobranças. Cite na sua mensagem que, caso tenha havido o extravio do boleto, segue em anexo uma cópia do mesmo.

Pronto! Além de enviar sua carta de cobrança, seu cliente não poderá alegar que não pagou por não ter recebido o boleto.

Faça alguns testes e veja a gama de variedades de mensagens com campos automáticos que você poderá criar. Use a sua criatividade e tire o máximo do Boleto Pro


Sua empresa hoje
Motivação, a chave para o sucesso

Não importa o tamanho de nosso salário ou renda. O que nos impulsiona é a motivação.

Um profissional assistente pode estar descontente por achar que merecia receber o rendimento de um supervisor. No entanto, um supervisor que recebe o rendimento almejado pelo assistente pode estar descontente por também se julgar merecedor do rendimento do gerente. Em suma: o ser humano sempre irá querer mais. É a lei da evolução.

Portanto, o que impulsiona um profissional não é apenas o seu rendimento. E sim a realização profissional. O assistente, quando se sentir reconhecido, estará motivado. No entanto, se o supervisor, que tem rendimento maior que o do assistente, não se sentir reconhecido, com certeza, não estará motivado.

Fácil é concluir que a realização pessoal e profissional são fatores chaves para a motivação do ser humano, seja qual for a sua área de atividade.

Sempre deve haver perspectiva de crescimento profissional a ser alcançado, mesmo que esse crescimento seja horizontal, e não vertical (aumento de posição hierárquica).

Por mais que a grande maioria das pessoas diga que deseja “paz e sossego”, no fundo, isto é uma ilusão criada por elas mesmas. Fazer sempre as mesmas coisas todos os dias, sem ter nenhum tipo de problema ou desafio, pode causar tédio.

O grande problema de profissionais que se acostumam com a rotina é a conseqüente acomodação. Ele domina o que faz e julga saber tudo a respeito de sua atividade e que não há nada de novo que possa aprender ou alcançar.

A falta de motivação leva à acomodação que, por sua vez, leva à falta de criatividade.
Uma empresa composta de profissionais acomodados e pouco ou nada criativos, mais cedo ou mais tarde, será engolida pela concorrência (ou até mesmo pela própria evolução do mercado).

Todo empresário deve manter-se motivado e, por sua vez, motivar seus colaboradores.

Novos objetivos e desafios motivam o ser humano:
• Objetivo não deve ser confundido com meta.
• Objetivo é algo a ser alcançado a médio e longo prazo; meta é algo a ser alcançado no curto prazo.
• Objetivo é algo a ser construído ao longo do tempo, com planejamento, estabelecimento de etapas e, por conseguinte, constante revisão para que falhas possam ser corrigidas.

O final desse processo deve levar a uma conquista profissional e pessoal, como uma vitória no final de uma partida esportiva ou de um título no final de um campeonato. Todo o processo será o desafio que, vencido, trará a gratificação pela vitória conquistada. Por conseqüência, virá a satisfação que motiva a todos estarem sempre atrás de novos objetivos, de novas vitórias.

Quando nos sentimos e somos vistos como verdadeiros campeões, nos sentimos reconhecidos, o que renova a nossa motivação para novos desafios e objetivos.

E para que não percamos a direção a ser seguida, devemos lembrar sempre que, da mesma forma que há um degrau acima, há também um degrau abaixo.



Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
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