Neo Interativa e você - Junho/2012
Sumário
Neste mês - O valor da honestidade
Dica do mês - A maior causa de perda de dados - Problemas com energia elétrica
Você sabia que... - O Boleto Pro permite emitir quantidade ilimitada de boletos?
Sua empresa hoje - Comunicação na pequena empresa
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Neste mês
O valor da honestidade
Muito já se falou do jeitinho brasileiro e da lei de levar vantagem. Para algumas pessoas o hábito se tornou tão forte que lhe parece perfeitamente natural ganhar algo em cima do prejuízo alheio.
No mundo dos negócios, infelizmente, a necessidade de competir, faturar cada vez mais alto e lucrar cada vez mais, fez com que alguns profissionais buscassem o ganho de forma desleal e, muitas vezes, até mesmo, desonesta.
Estamos todos em um grande ecossistema econômico. Se um ganha, o que verdadeiramente não lhe cabe, fazendo com que outro perca, isso iniciará uma reação em cadeia. É a lei da ação e reação.
Se uma empresa que age de forma honesta deixa de vender porque seu concorrente, cliente ou fornecedor agiu de forma desleal, automaticamente, isso provocará uma reação. Talvez ela tenha que demitir funcionários, comprar menos de fornecedores, aumentar os preços de venda, etc. Ou seja, um ato desleal não atingirá apenas uma empresa, mas, indiretamente, várias outras.
Como a ação desleal acaba por se tornar algo comum, a empresa que age de forma honesta é vista com olhares de dúvida. A empresa honesta negocia, mas não barganha.
Há uma grande diferença entre negociar e barganhar. Negociar é o ato de se chegar a um ponto bom para ambas as partes. Barganhar é negociar de forma a se tirar vantagem da negociação e, invariavelmente, ganha o mais forte ou, muitas vezes, o mais desonesto.
Mesmo que alguns clientes não entendam, a princípio, que sua forma de agir é a correta e honesta, esses sempre serão a minoria. A maioria sentirá que está negociando com alguém honesto.
A vida é dinâmica, tudo se modifica, tudo evolui. A história mostra que grandes impérios caíram por terem permitido que a corrupção tomasse conta. Grandes ditadores cruéis acabaram por cair em razão dela. A história nos ensina que a honestidade, a retidão e a bondade sempre prevalecem ao final. Ao longo da história da humanidade, podemos dizer que, até há pouco tempo, havia escravidão legalizada em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. No entanto, a simples ideia de escravidão, hoje, nos soa como uma aberração. Isso prova que a cada dia evoluímos, nos tornando mais humanos e bons, mesmo que uma minoria ainda permaneça arraigada a atos desonestos e desumanos. A maioria das pessoas são humanas e boas.
Podemos concluir então que empresas e profissionais que agem de forma desonesta serão mal vistos pela sociedade. Valorize aquelas que agem dentro dos princípios da honestidade.
Dica do mês
A maior causa de perda de dados - Problemas com energia elétrica
Apesar de muitas vezes passar despercebido, os problemas de energia elétrica são as maiores causas de perda de dados e danos em programas instalados em um computador. O problema poderá ser mais desastroso se afetar algum arquivo do sistema operacional.
Durante uma tempestade, um relâmpago poderá gerar um pico de energia que percorrerá os cabos da rede elétrica ou do telefone, atingindo o computador, o que poderá danificar a placa mãe, placa de rede, hd, etc. Isso poderá acarretar, também, perda de dados.
Devido à proteção contra sobretensões, o sistema de distribuição de energia é desconectado, causando quedas abruptas de tensões e corte no fornecimento de energia. Se a voltagem cair o bastante ou completamente, poderá ocorrer uma pane no disco rígido, destruindo os dados nele arquivados. Os dados armazenados na memória do sistema, na área de cache, etc serão perdidos. O sistema operacional poderá também ser danificado, podendo até não funcionar mais corretamente.
A melhor solução é o uso de um no-break que proporcionará maior proteção à sua máquina. Porém, a maior segurança, ainda é a realização diária de cópias de segurança dos dados (backups).
Abaixo iremos descrever alguns problemas que normalmente ocorrem:
Subtensões
Quedas na voltagem da rede elétrica, as subtensões, são diminuições por curtos períodos de tempo dos níveis de voltagem. Este tipo de problema é o mais comum abrangendo mais de 85% de todos os tipos de problemas de energia elétrica.
Normalmente as subtensões são causadas pelas demandas de energia na partida de equipamentos elétricos tais como máquinas, motores etc. Ao serem ligados, estes equipamentos consomem grande quantidade de energia.
Também podem ocorrer em dias quentes, quando sistemas de ar condicionados atingem picos de uso, ou nos horários do início da noite, quando a maioria dos chuveiros elétricos estão ligados.
Consequentemente, a queda na voltagem pode provocar falha no funcionamento do computador, que exige parâmetros mínimos de energia, causando congelamentos do sistema e panes inesperadas. Invariavelmente pode resultar em perda de dados, arquivos corrompidos, ou mesmo, o dano ou comprometimento de uma determinada parte do computador.
Blackout
Perda total de energia, mais conhecido como "apagão".
Geralmente são causados por demanda excessiva de energia na rede elétrica, por quedas de raios durante tempestades, por acidentes, etc.
A consequência disso será a perda do trabalho que não foi armazenado nos meios de armazenamento fixos do computador (discos rígidos ou removíveis). A tabela de alocação de arquivos, FAT, pode ser perdida, ocasionando a perda total dos dados e informações armazenadas no disco rígido.
Pico de Tensão
Aumento de voltagem instantâneo. Normalmente é causado por um raio que caiu próximo à sua instalação ou pela própria companhia de energia elétrica, quando do restabelecimento do fornecimento após interrupção de energia.
Um pico de energia pode penetrar em equipamentos eletro-eletrônicos, através do cabo de alimentação, conectado à rede elétrica, do cabo de rede, de cabos seriais ou telefônicos. Como consequência, isso poderá ocasionar graves danos ao computador, desde itens de hardware, até a perda de dados.
Surto
Um curto aumento de voltagem durando pelo menos 1/120 de um segundo. Aparelhos de ar condicionados, equipamentos elétricos e outros podem causar um surto de tensão. Quando o equipamento é desligado, a voltagem extra é dissipada pela linha de energia elétrica.
Os computadores e outros dispositivos eletrônicos são projetados para receber energia elétrica numa determinada faixa de voltagem.
Níveis acima desta faixa podem estressar componentes mais delicados provocando falhas prematuras.
Ruído
Conhecido como Interferência Eletro-Magnética - EMI e Interferência de Rádio Frequência - RFI, o ruído elétrico quebra a suavidade da onda senoidal esperada na energia elétrica. São causados por diversos fatores tais como raios, motores, equipamentos industriais, transmissores. Eles podem ser intermitentes, periódicos ou constantes.
Os ruídos podem produzir erros em arquivos, dados e programas executáveis.
Fonte: Computer Solutions
Você sabia que...
O Boleto Pro permite emitir quantidade ilimitada de boletos?
Uma das dúvidas mais frequentes de pessoas que nos contatam em busca de um programa emissor de boleto refere-se à quantidade de boletos que poderão emitir.
A boa notícia é que não há limites!
Sim, com o Boleto Pro você poderá emitir quantos boletos desejar, não há quantidade mínima ou máxima.
No entanto, quanto mais boletos você emitir, mais ficará complexo gerir todos os títulos emitidos. Mas, com o Boleto Pro isso não será problema. Você terá à sua disposição ferramentas avançadas que tornarão muito mais fácil e ágil todo esse trabalho.
Imagine aquele cliente que deixou de pagar um boleto já há um bom tempo. Ele entra em contato dizendo que teve uma má fase em seus negócios e agora, enfim, tem condições de pagar e solicita uma segunda via do boleto atualizado.
A essa altura você não lembra mais quando emitiu o boleto e de quanto era o valor. Ou seja, não sabe mais qual era o boleto.
Com o Boleto Pro, você terá mais de uma forma de localizar aquele único boleto, no meio de milhares emitidos. Sim, milhares, uma vez que você poderá emitir quantos boletos desejar.
O Boleto Pro pode não resolver todos os seus problemas, mas, com absoluta certeza, eliminará definitivamente um deles: a emissão e gestão de boletos.
Não foque no problema e, sim, na solução: Boleto Pro, a solução definitiva para a sua cobrança.
Sua empresa hoje
Comunicação na pequena empresa
Nos últimos quinze anos a pequena empresa vem conhecendo uma nova realidade. Hoje ela pode se comunicar com todo o país e, até mesmo, com todo o mundo. Não há mais fronteiras de mercado. Com a internet e, mais recentemente, com as mídias sociais, as empresas passaram a ter contato direto com seus clientes.
A empresa passou a ter condições de saber, em tempo real, o que seus clientes pensam a respeito de seus produtos e quais são suas preferências.
Tudo isso graças às novas possibilidades de comunicação oferecidas pela internet.
A comunicação é essencial na empresa, tanto internamente, entre os colaboradores, quanto externamente com os clientes, fornecedores e a mídia.
Um e-mail bem escrito, um site bem feito, um press release claro e objetivo formam a base da comunicação envolvida no lançamento de um novo produto. Além disso, as conversas e referências nas mídias sociais são meios de popularizar um nome ou marca.
Todo empresário está sujeito a erros de comunicação, mas é fundamental que tenha consciência da importância dela. A comunicação é dinâmica. Há uma quantidade enorme de conhecimento e ideias sendo transmitidas, mais rápido do que podemos absorver. Saber comunicar é tão essencial quanto um bom produto.
Não basta saber apenas escrever corretamente sem erros gramaticais. É preciso ter coerência, transparência e ética na comunicação. O nível da comunicação e o que é comunicado deve ser o mesmo internamente, entre os colaboradores, e externamente, para os stakeholders, ou seja, todas as partes envolvidas no processo.
Atualmente, o que um funcionário comenta a respeito da sua empresa em uma mídia social, pode ser visto por um enorme número de pessoas, já que a maioria é pública. O funcionário deve saber o que pode ou não postar a respeito da empresa. Não pode haver um tipo de comunicação dentro da empresa e um outro fora. Todos os funcionários devem estar cientes e, de preferência, treinados a respeito de tudo o que a empresa comunica externamente.
Todos os meios de comunicação utilizados pela empresa devem disponibilizar a mesma mensagem. O que for postado em blogs, vídeos, mídias sociais e no site devem ter mensagens similares, sem contradições.
A empresa deverá elaborar uma estratégia de ação: avaliar qual é o seu público, quais são suas preferências, onde está o seu público, quais são seus concorrentes, o que eles estão fazendo na internet. A partir de então avaliar o que transmitir, qual é o melhor meio e a melhor mídia para atuar.
Não há uma regra. Para algumas empresas, um site apenas é o suficiente. Para outras, além do site, blogs, mídias de relacionamento social, vídeos, fotos etc. se complementam para atingir o seu público.
Uma boa comunicação pode não significar a certeza de aumento de faturamento. Porém, com certeza, uma má comunicação poderá trazer grande prejuízo, tanto para as vendas, quanto para a imagem da empresa.
Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
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