sexta-feira, 30 de março de 2012

Neo Interativa e você - Março 2012 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Março/2012


Sumário
Neste mês - Tenha fé
Dica do mês - Cálculo de juros em planilha Excel
Você sabia que... - O Boleto Pro emite boletos com endereço para envio como impresso?
Sua empresa hoje - Crie seu press release

Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês
Tenha fé

A fé sempre esteve associada ao princípio religioso. No entanto, a palavra transcende o âmbito das crenças culturais. Ter fé é acreditar em algo maior, em si mesmo e confiar que tudo irá dar certo, independentemente do que aconteça e por qual caminho siga a vida.

Fé é ter convicção, ser positivo em todas as situações. Por mais difícil que seja o momento em que nos encontramos, sempre haverá uma saída, ainda que não seja aquela esperada.

De qualquer forma, sempre iremos crescer diante de uma situação hostil, pois estaremos nos enriquecendo com novas, e muitas vezes mais difíceis, experiências.

Quanto mais áspera for a situação, mais forte nos tornaremos. Passamos a contar com um conhecimento proveniente de algo mais trabalhoso de ter sido superado. Consequentemente nos tornamos pessoas mais hábeis, inteligentes e flexíveis.

Ao invés de reclamar que é difícil, devemos sempre nos perguntar: “O que é que eu poderei aprender com essa circunstância?”

O fato de reclamarmos não fará ficar mais fácil. Então reclamar não ajuda na solução e, muitas vezes, só piora.

Ver de uma maneira positiva, com calma, poderá contribuir para vermos de forma mais clara. Uma mente tranquila poderá encontrar a melhor e mais sensata solução.

Fé é um estado de espírito que criamos em nós mesmos, seja pela convicção, disciplina, determinação, conhecimento ou humildade.

Tenha muita fé!


Dica do mês
Cálculo de juros com planilha Excel

Todo comprador que trabalha com compras parceladas, com juros e capital em aplicação financeira sabe o quanto é importante o cálculo de juros em seu dia a dia.
Nem sempre temos uma calculadora financeira à disposição e também nem todos sabem usar esse equipamento.

O que muitos não sabem, é que o Excel pode substituir a calculadora financeira e até com alguma vantagem, pois pode salvar os cálculos mantendo históricos dos cálculos da negociação.

Construir a fórmula no Excel é muito simples:

- Na célula A1 digite VP (de valor presente).

- Na célula A2 digite VF (de valor futuro).

- Na célula A3 digite PAGTO (de pagamentos periódicos constantes).

- Na célula A4 digite NPER (de período de pagamento).

- Na célula A5 digite Taxa (de taxa de Juros).

Nas respectivas células adjacentes (coluna B), você irá digitar os valores que possui e deixar em branco o valor que não possui. Por exemplo: você quer saber se é mais vantagem pagar um fornecedor à vista ou a prazo com determinado montante de juros, levando-se em conta que seu capital está em aplicação financeira.

Qual é mais vantajoso? Resgatar o valor da aplicação financeira para pagar a vista e perder os juros da aplicação ou pagar a prazo com juros e só resgatar o valor da aplicação na data do pagamento, mas ganhando os juros da aplicação?

Em suma: qual juros será maior dentro do prazo, o da aplicação financeira ou do fornecedor?

No exemplo, não temos o valor futuro com juros. Esse é o valor a ser calculado. Sendo assim, ficará:

- Na célula B1 você vai inserir o valor do pedido a vista.

- Na célula B2 referente ao valor futuro, você vai deixar em branco, porque é o valor que deseja descobrir.

- Na célula B3, digite “0” (zero) pois não há pagamento.

- Na célula B4 digite o número de meses até a data de pagamento. Se for um prazo de 2 meses digite 2; se for apenas 20 dias digite 0,66 (20 dividido por 30).

- Na célula B5 digite a taxa de juros. Por exemplo, se for 2% digite 0,02.

- Selecione a célula que ficou em branco. Neste exemplo a célula B2.

- Na barra de ferramentas clique em Inserir.

- Clique em Função. Vai abrir uma janela.

- Escolha a categoria Financeira. Irá aparecer as opções de símbolos financeiros.

- Escolha VF.

- Clique no botão Ok. Abrirá outra Janela com os campos Taxa, Nper, Pgto, VP e Tipo.

- Em Taxa digite B5.

- Em Nper digite B4.

- Em Pgto digite B3.

- Em VP digite B1.

- Em Tipo digite “0” (zero). O zero define que os pagamentos ocorrerão no final de cada período.

- Feito isso, clique no botão Ok. Automaticamente ele calculará o valor futuro.

Você também poderá calcular o valor presente, taxa, número de parcelas etc. O que irá alterar é o campo que deixará em branco e o símbolo financeiro que escolherá (evidentemente, será sempre aquele que deseja calcular).

É sempre interessante treinar antes com valores arredondados para certificar-se que está realmente fazendo de forma correta. Depois que tiver segurança, você terá uma ferramenta interessante, útil e, se já tiver o Excel instalado em sua máquina, sem custo algum.


Você sabia que...
O Boleto Pro emite boletos com endereço para envio como impresso?

Com o Boleto Pro você poderá imprimir no verso do boleto os endereços do destinatário e do remetente.


O envio de boletos pelos Correios é uma das formas mais utilizadas de cobrança. Naturalmente esse processo tem custos, sem mencionar que, dependendo da quantidade de boletos, ele pode vir a ser muito trabalhoso. Se o boleto for enviado sem envelopamento, ou seja, como material impresso, sem dúvida nenhuma, ficará mais fácil e com custo bem menor.

Pensando nisso a Neo Interativa criou o recurso de impressão do endereçamento do remetente e do destinatário na mesma folha do boleto. O usuário determina qual será o endereço de remetente que será impresso no verso do boleto, que pode ser diferente do endereço fiscal do cedente. Esse recurso é muito útil, pois muitas empresas possuem um endereço de unidade fabril e outro para o financeiro ou administrativo, algumas até possuem diferenças de estado para os endereços, como, por exemplo, a unidade fabril em um estado da região nordeste e o financeiro em um estado do sudeste.

O endereço do destinatário será preenchido automaticamente pelo Boleto Pro com o endereço cadastrado no perfil do cliente, facilitando em muito para o usuário, que não terá de inserir o endereço do destinatário manualmente, em cada boleto.

Uma vez impresso, será necessário apenas dobrar e colar com uma etiqueta de fechamento (não confundir com etiqueta de endereçamento). Atenção, certifique-se de que o “envelope” esteja bem vedado, para evitar eventuais problemas de manipulação pelos correios e também para preservar o sigilo dos dados do cedente e cliente ali contidos.

É a Neo Interativa tornando o dia a dia da pequena empresa muito mais fácil, prático e eficiente.


Sua empresa hoje
Crie seu press release

Toda empresa ,de uma forma ou de outra, precisa fazer propaganda. A maior parte das formas de propaganda tem custos muito elevados, para empresas pequenas.

Uma das maneiras de conseguir divulgar o produto, serviço ou a imagem da empresa, sem quase nenhum custo, é através de publicidade.

Muitas pessoas confundem propaganda e publicidade. Propaganda é a campanha paga veiculada através de um veículo de comunicação, seja TV, rádio, revista, banner em internet, outdoor, jornais etc. Publicidade é quando um veículo de comunicação aborda a respeito da empresa ou produto, em reportagens, matérias, artigo de jornais, revistas e programas de rádio, TV ou documentário.

Uma das melhores formas de conseguir esse tipo de cobertura é através de press release, ou seja, um comunicado de imprensa.

O press release é uma declaração por escrito distribuída para os veículos de comunicação. Podem ser anunciados vários assuntos como: eventos, promoções, prêmios recebidos, notícias sobre produtos e serviços, novas parcerias etc. Apesar de ser trabalho de um profissional jornalista ou redator, com algum conhecimento você poderá criar seu próprio press release. Vamos abordar alguns passos para criar um press release.

O título
O título deve ser curto, claro e deve ir direto ao assunto. É ele que irá fazer o leitor querer ler ou não o seu press release. Após terminar de escrever o texto, reveja o título, verifique se realmente ficou bom e se ele está de acordo com o que escreveu.

O título deve ser escrito em negrito e com fonte (letra) bem maior que as utilizadas no texto.

Deve haver um verbo no tempo presente e não pode haver artigos “um(a)”, “a” e “o” e as formas do verbo “ser”.

O texto
O texto deve ser redigido como uma notícia de um jornal.

Inicie com a data e a cidade para a qual o press release é destinado.

Escreva sempre frases curtas e evite parágrafos longos.

O primeiro parágrafo deve ser um resumo do press release. É ele que irá prender a atenção do jornalista que o ler. O restante dos parágrafos serão o detalhamento desse parágrafo.

A melhor forma de criar esses parágrafos é escrever respondendo: Quem, o que, quando, onde, porquê e como.

O tamanho de um press release deve ser de uma página a, no máximo, duas ou três.

Em todas as etapas desenvolva sempre aquilo que irá atrair o leitor.


No final crie outra seção para inserir os dados da empresa. O título dessa seção deve ser sobre a empresa. Escreva um parágrafo de cinco linhas para descrever a empresa, o seu ramo de negócio e a política da empresa. Se tiver site, inclua o endereço (URL) completo no final e insira os dados de contato com a empresa. Nestes dados deverão constar a razão social, o endereço comercial, telefone, fax e e-mail.

A sequência do press release ficará da seguinte forma:
- O título
- O resumo da notícia
- Evento ou realizações, produto, pessoas etc.
- Novamente o resumo que finaliza o press release
- A empresa

Em sites de empresas normalmente há uma página dedicada a press releases ou à imprensa (por exemplo, seção Press Releases, ou seção Imprensa). Consulte alguns exemplos antes de escrever o seu.

Lembre-se de que o press release deve ser escrito como uma notícia de jornal, portanto ele não é um texto de marketing. Não inclua adjetivos a respeito de seu produto com a intenção de valorizá-lo. Se o texto for publicado ou utilizado para uma publicação, o jornalista irá remover esses adjetivos.


Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.


Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br