quinta-feira, 29 de abril de 2010

Neo Interativa e você - Março/2010 (Newsletter)

Sumário
Neste mês - Falta tempo, quando o ano finalmente recomeça
Dica do mês - Boleto Pro aumenta a qualidade de sistemas de ERP
Você sabia que... - O Boleto Pro emite boletos personalizados, de muitos clientes, de uma só vez?
Sua empresa hoje - "Até as torres mais altas começaram do chão"


Neste mês
Falta tempo, quando o ano finalmente recomeça

As férias escolares acabaram, o carnaval passou e o ano, enfim, começou. A verdade é que muitos brasileiros já vinham dando um duro danado desde o dia 04 de janeiro. Mas não tem jeito: o ano, de fato, só “engrena” depois do carnaval.

Porém é neste momento, em que as coisas aceleram, que temos a impressão de não termos tempo para nada. É aquela correria e não temos tempo nem para respirar.

Essa é a hora de administrar seu tempo:
• Faça uma lista de prioridades.
• Separe o que realmente é urgente do que é importante. O fato de algo ser importante não significa que seja urgente, que precise ser feito agora.
• Concentre-se no que estiver fazendo.
• Não deixe para depois ou para amanhã, isso poderá levá-lo a fazer correndo.
• Planeje tudo o que for fazer.

O problema não está na falta de tempo e sim em como vivemos esse tempo.


Dica do mês
Boleto Pro aumenta a qualidade de sistemas de ERP

O Boleto Pro possui o recurso InterApp, que o permite ser comandado por um outro aplicativo, como, por exemplo, um sistema de ERP. Mas o que vem a ser um ERP?

Um aplicativo ERP (Enterprise Resource Planning) é um programa que integra todos os departamentos de uma empresa, ou seja, vendas, compras, contas a receber, faturamento, contas a pagar, estoque, RH e outros que podem variar de acordo com o aplicativo.

A grande vantagem desses sistemas é que quando um determinado produto é comprado pelo departamento de compras, esse pedido é automaticamente transmitido ao estoque e ao contas a pagar, sem que compras precise enviar ordens de compras ao estoque e ao contas a pagar.

Depois que esse pedido foi recebido pelo recebimento da empresa o pedido aparece para compras e para o contas a pagar como recebido. Se for uma empresa de comércio, por exemplo, o produto comprado fica automaticamente disponível para o pessoal de vendas. Quando o pessoal de vendas faz um pedido de vendas, esse pedido fica automaticamente disponível para a expedição separar e o faturamento emitir a nota fiscal. Da mesma forma o contas a receber passa a "enxergar" o pedido faturado em seu módulo, podendo assim proceder à cobrança.

Além da economia de tempo, extrema segurança e agilidade na gestão da empresa, todas as informações ficam disponíveis em tempo real para a direção da empresa que passa a ter dados para análises estatísticas e assim poder administrar a empresa com maior eficácia.

O Boleto Pro é o melhor programa de emissão de boletos, porém não executa todas as funções administrativas de uma empresa. Por ter alta qualidade e ser muito complexo para ser desenvolvido, algumas empresas desenvolvedoras de ERP optam por utilizar, em parceria, o Boleto Pro, para que seus aplicativos de ERP possam emitir boletos de elevada qualidade, sem que a empresa de ERP tenha de se preocupar com toda a complexidade de desenvolver e dar manutenção em códigos de programa destinados a trabalhar com dezenas de bancos e centenas de carteiras diferentes, os quais constantemente sofrem modificações.

Geralmente esses sistemas de ERP são utilizados por empresas que já dispõem de mais recursos para investir em ferramentas tecnológicas, uma vez que seu custo de aquisição e mensalidade (referente à manutenção: suporte técnico e atualizações) são consideráveis.


Você sabia que...

O Boleto Pro emite boletos personalizados, de muitos clientes, de uma só vez?

Você tem centenas de boletos para emitir. Todos no mesmo dia. Cada um de um cliente diferente. Cada um com um valor diferente, com um demonstrativo diferente, com instruções diferentes e, ainda por cima, com datas de vencimento diferentes.

Com o Boleto Pro isso não representa dificuldade.

Você só precisa criar um grupo e no cadastro de cada cliente deixar previamente configurado a qual grupo ele pertence, qual será o valor do boleto, qual será o texto do demonstrativo, qual será o texto da instrução e qual será a data de vencimento. Essas informações de personalização você poderá escolher se irá configurar para um grupo de clientes (automaticamente se reflete em todos os clientes do grupo), ou para cada cliente, individualmente. Se quiser também poderá informar um endereço de e-mail.

Quando o Boleto Pro emitir os Boletos do grupo, ele emitirá todos de uma vez e cada boleto será emitido conforme o configurado no cadastro do cliente (onde irá constar se o que deve ser usado quando da emissão é o valor personalizado para o cliente, ou se deve ser usado o valor padrão definido para o grupo ao qual o cliente pertence). Além disso, você pode usar textos inteligentes, assim, por exemplo, no demonstrativo do boleto emitido você poderá incluir no texto menções ao nome do seu cliente, número do título, data de vencimento, etc., que onde estiver o texto inteligente será substituído pelo valor referente ao cliente em questão.


Sua empresa hoje
"Até as torres mais altas começaram do chão"

Se eu tivesse capital compraria aquela máquina ou aquele equipamento e produziria mais. Se eu tivesse condições de oferecer crédito ao meu cliente venderia parcelado. Se eu tivesse como vender fora de minha cidade eu venderia mais.

Constantemente ouvimos pequenos empresários alegando que se tivessem condições e recursos, próprios de empresas grandes, venderiam mais.

Ai está o grande engano! Os recursos são de empresas grandes, por isso suas vendas são grandes. A empresa pequena tem vendas pequenas porque tem recursos de empresa pequena. Isto é certo e é fato.

Mas as empresas grandes já nasceram grandes?

Não!

Então como chegaram a ser grandes?

Simples! Elas cresceram. Não nasceram grandes, nasceram pequenas como qualquer empresa e foram, ao longo de muitos anos, com esforço, trabalho, dedicação e perseverança, crescendo aos poucos.

O grande erro, principalmente de empresários brasileiros, é querer abrir uma empresa hoje e ficar rico amanhã.

Quando tomamos conhecimento da biografia dos fundadores de algumas grandes empresas, vemos que há muitas décadas (alguns há mais de um século), o fundador da empresa, quase sempre um jovem destemido, começou seu pequeno negócio com muita dificuldade. Com muito esforço foi crescendo e expandindo o seu negócio até que um dia seus filhos e netos herdaram um império.

No início, quando a empresa ainda era pequena, esses grandes empresários de hoje não tinham sequer uma sala exclusiva para eles. Eles eram os que mais trabalhavam na empresa, não tinham receio de “sujarem as mãos” para intervir no processo de produção.

Quando obtinham lucro, parte desse lucro era revertida em investimentos na empresa.

Muitos dessas biografias têm, como pano de fundo, épocas marcadas por guerras e instabilidades política e social, vivenciadas pela sociedade nos séculos dezenove e vinte.
Portanto não encontraram facilidades e sim obstáculos que pareciam intransponíveis para qualquer empreendedor.

Para chegarmos ao final de uma escada é necessário subir degrau por degrau de maneira disciplinada. Não importa quanto tempo demore, o importante é nunca desistir, nunca esmorecer, acreditar no fruto do trabalho honesto e perseverante.