quarta-feira, 21 de julho de 2010

Neo Interativa e você - Maio/2010 (Newsletter)

Sumário
Neste mês - A cultura de um povo é a sua identidade
Dica do mês - Fonte de alimentação, a causa de muitos problemas
Você sabia que... - O Boleto Pro permite alterar o leiaute de boletos emitidos?
Sua empresa hoje - Nada substitui a experiência


Neste mês
A cultura de um povo é a sua identidade

Mês de junho, em quase todo o Brasil são comemoradas as festas juninas. Para algumas pessoas mais tradicionalistas e conservadoras, as festas juninas ainda têm seu aspecto religioso na imagem de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Mas, religiosa ou não, há muito as festas juninas se tornaram parte do folclore brasileiro. Ou seja, fazem parte da cultura do povo, não importando se são ou não religiosas.

As danças, as roupas e comidas típicas contam um pouco da história do Brasil.

Um povo sem cultura é povo sem identidade e sem identidade ninguém vive de forma digna. A cultura de um povo é algo que se transmite de pai para filho, que está na mente e no coração do povo. O povo se identifica com suas festas culturais e com elas renova suas alegrias, esperanças e amor à sua pátria.

Como membros da sociedade (povo) não podemos deixar que nossas tradições sejam perdidas sob pena de perdermos a nossa própria identidade. Dance a quadrilha, coma curau, canjica, milho assado, pipoca, tome quentão (sem exagero, é claro!). “Pule a fogueira ia ia e cuidado para não se queimar...” como diz a letra da música típica de festa junina. Mas é melhor não soltar balões, pois, apesar de ser bonito de ver o céu cheio de balões, é também muito perigoso.

Engrandeça e enriqueça a nossa cultura ajudando, assim, a preservar esse imenso tesouro sócio-cultural.

E acima de tudo, festeje, esqueça um pouco dos problemas e seja muito feliz!



Dica do mês
Fonte de alimentação, a causa de muitos problemas

O computador não inicia ou faz boot (reinicia) sozinho, principalmente quando muitos programas estão abertos. O problema pode ser a fonte de alimentação.

Fontes de alimentação com problemas podem causar danos sérios em seu computador. Cheiro de queimado depois que desligou o computador e ventilador que não funciona de forma regular causando superaquecimento da fonte, são índícios de que a fonte está com problemas.

Se você utiliza o computador para uso profissional e pessoal, é possível que tenha adquirido o computador apenas levando em conta o uso profissional que, geralmente, no uso administrativo não é tão exigido quanto no uso pessoal.

Se você executar vários programas ao mesmo tempo, como por exemplo, utilizar um programa de sua rotina diária, simular a gravação de um DVD e executar um game 3D, tudo ao mesmo tempo, a fonte poderá ser muito exigida. Se a configuração de sua máquina não foi planejada para alta exigência de performance, certamente, isso poderá acarretar algum problema.

Se você instalar, por exemplo, placa de vídeo em seu computador sem verificar a capacidade da fonte, a capacidade de fornecimento da fonte pode ser excedida fazendo com que ela venha a se desligar depois de algum tempo de funcionamento. Ou, em casos extremos, ela poderá até explodir e queimar a placa mãe.

Portanto, não é raro oficinas de manutenção de computadores receberem máquinas com problemas causados por fontes de alimentação.

Quando há algum problema de mau funcionamento na máquina é apresentada sem que o técnico em hardware identifique de imediato a causa, uma das primeiras providências que o técnico adota é trocar a fonte de alimentação e verificar se o problema persiste.

Muitas vezes pentes de memória, HDs e placas mães queimados foram danificados pela própria fonte da máquina.

Fontes com problemas podem também danificar arquivos no momento em que são salvos na HD.

Se sua máquina apresenta alguns dos sintomas citados, vale a pena pedir para um profissional técnico avaliar a capacidade e performance da fonte de alimentação.

Uma última dica: para proteger o seu investimento, conecte sua máquina à rede de alimentação através de um bom filtro de linha, ou através de um regulador de tensão (com filtro de linha interno), ou através de um no-break. Para garantir o correto funcionamento desses equipamentos é importante que a tomada de alimentação utilizada disponha de pino de aterramento (o terceiro pino na tomada). Estas medidas garantirão uma maior proteção à sua máquina contra variações na tensão de alimentação (transientes de tensão), que podem ocasionar a queima de componentes na sua máquina, como a fonte de alimentação.



Você sabia que...
O Boleto Pro permite alterar os dados de boletos emitidos?

Você emitiu centenas de boletos e percebeu que emitiu todos eles com o leiaute errado.
O Boleto Pro oferece um recurso para alterar essa emissão. Com a devida atenção e cuidado na operação, em cinco minutos você terá todos os boletos corrigidos.

O primeiro passo é fazer uma cópia de segurança dos registros. Antes de uma operação que envolva grande quantidade de registros a confecção de uma cópia de segurança é muito recomendável.

Selecione todos os boletos que deseja alterar o leiaute.

Clique em Exportação na Barra de Ferramentas do Boleto Pro. Escolha o modo leiaute padrão e crie um arquivo em Excel. O Boleto Pro irá criar um arquivo contendo os boletos a serem editados. Salve esse arquivo em um local que encontre com facilidade.

Abra o arquivo Excel que acabou de criar. Na coluna Print Layout altere o leiaute inserindo o número do leiaute que deseja. Esse número é o que identifica o leiaute no passo 5 do Gerenciador Configurar Dados do Cedente e Contas, que é aberto ao teclar F9.

Feita a alteração, salve o arquivo.

Clique em Importação na barra de ferramentas do Boleto Pro. Na janela que irá se abrir escolha a opção:

Acrescentar/Atualizar: Se o registro existe no destino, atualiza-o. Caso contrário, adiciona-o.

Abrirá a janela pedindo para que indique o arquivo que será importado. Indique o arquivo que criou.

O Boleto Pro irá importar e alterar o layout dos Boletos. Basta imprimi-los novamente.

Esse procedimento também pode ser utilizado para editar outros campos do boleto.



Sua empresa hoje
Nada substitui a experiência

Algo novo se verifica em nossa sociedade de uns 20 anos para cá, pelo menos: o número de pessoas idosas e ativas é cada vez maior.

Basta prestar atenção e veremos personalidades com mais de 60 anos em plena atividade, nos meios artístico, empresarial, acadêmico, jornalístico, jurídico etc.

A maioria das pessoas confia no que dizem e fazem essas personalidades. Ninguém contesta a capacidade desses brasileiros.

Por que disso?
Porque são pessoas de grande capacidade em suas áreas de atuação e muito experientes.

Se isso é verdade, por que a maioria das empresas brasileiras preferem jovens em seus quadros de profissionais?

Há décadas praticamente todas as funções, em uma empresa, eram braçais, apenas os “Chefes” eram pessoas de mais idade. Nessa época as pessoas viviam menos anos. Na década de quarenta a expectativa de vida dos brasileiros era de apenas 45,5 anos. A medicina na época não tinha os recursos e conhecimentos de hoje. Pessoas cardíacas, por exemplo, não podiam trabalhar e, evidentemente, pessoas com um pouco mais de idade estavam mais propensas a problemas de saúde.

Por essas razões a empresa precisava de pessoas jovens e fortes. Mas tudo isso é diferente hoje. A maioria das atividades não exigem tanto esforço físico e a medicina moderna nos garante uma expectativa de vida bem maior.

Tanto na vida comum quanto na profissional, a experiência é fator fundamental. Uma pessoa com mais experiência de vida suporta certas pressões que um jovem inexperiente não suportaria. Enxerga oportunidades comerciais que um jovem ainda sequer pôde experimentar.

A empresa que não valoriza um profissional com mais experiência de vida, também não valoriza o cabedal de conhecimento que esse profissional tem. Não valoriza a enorme quantidade de situações (e por que não dizer “cases”?) que esses profissionais já vivenciaram na prática.

Quando uma empresa está em situação financeira delicada, muito próxima de fechar as portas, profissionais experientes, que já passaram por inúmeras situações difíceis, terão mais condições de reverter o quadro do que jovens que estão passando por essa situação pela primeira vez.

Experiência se conquista ao longo de muitos anos, com muito trabalho, esforço, dedicação e perseverança. E não apenas em bancos acadêmicos, onde o foco é principalmente na acumulação de conhecimento.