Neo Interativa e você - Janeiro/2012
Sumário
Neste mês - Lançamento do Boleto Sindical
Dica do mês - O momento de adquirir um servidor
Você sabia que... - O Boleto Pro cria relatórios personalizados?
Sua empresa hoje - Marketing digital
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Neste mês
Lançamento do programa Boleto Sindical
Novamente a Neo Interativa inova e renova a sua já consagrada marca de qualidade e eficiência no mercado.
No mês de janeiro a Neo Interativa lançou um novo aplicativo, o Boleto Sindical.
Há muito, os sindicatos solicitavam uma ferramenta que viesse ao encontro de suas demandas.
A Neo Interativa, entendendo que este setor era pouco privilegiado com ferramentas de qualidade, lançou o Boleto Sindical.
O Boleto Sindical traz a mesma tecnologia do programa Boleto Pro que, por si só, já assegura ser uma ferramenta com muitos recursos e qualidade.
Com o Boleto Sindical, o setor de cobranças dos sindicatos terá a sua disposição, não apenas um programa de alta qualidade, mas uma ferramenta que tornará a gestão dos títulos (guias de contribuição) muito mais fácil.
O Boleto Sindical proporciona uma emissão rápida, segura e eficiente, oferecendo guias de contribuição com acabamento profissional, seja em impressoras a jato de tinta seja em impressoras laser.
A emissão pode ser realizada em grupo, proporcionando maior controle e facilidade na distribuição e envio das guias impressas.
Você também pode enviar as guias por e-mail, o que irá conferir rapidez e praticidade, eliminando de uma vez a possibilidade de extravios no caminho.
Somado a tudo isso, o usuário ainda tem à sua disposição a possibilidade de envio de segundas vias, diminuindo inadimplências por extravios.
Muitos afiliados? Boleto Sindical importará os dados dos associados, evitando horas de digitação e, além disso, processando o arquivo retorno CNAB gerado pelo site da Caixa, você poderá dar baixa automaticamente, no programa, de todas as guias de contribuição que tiverem sido pagas. Outra facilidade é que trabalhando com apenas um programa de fácil uso, e com amplos recursos, você poderá efetuar tanto a emissão de guias de contribuição anuais (GRCSU), como de guias de contribuição mensais (que utilizam uma carteira específica da Caixa).
Clique aqui, faça o download da versão demonstrativa do Boleto Sindical e teste-o agora mesmo.
A Neo Interativa demonstra mais uma vez sua visão de mercado, oferecendo programas de alta qualidade, a setores pouco assistidos por ferramentas tecnológicas.
Dica do mês
O momento de adquirir um servidor
A sua pequena empresa cresceu e logo você percebe que precisa adquirir mais computadores. Os que possui já não conseguem mais suportar o volume de softwares e arquivos armazenados.
Se essa for a sua situação, está na hora de pensar em um servidor.
Ao contrário do que muitos imaginam, servidor não é apenas para grandes empresas. Hoje os valores desses equipamentos são muito mais acessíveis. Você não precisará de um departamento de TI para administrar um servidor (apesar de ser muito aconselhável ter um profissional de TI na empresa, como já abordado em edições anteriores). Um bom técnico de hardware, ou até mesmo um profissional de TI, poderá fazer isso perfeitamente.
Você poderia até tentar resolver, por algum tempo, com uma rede ponto a ponto, interligando as máquinas. Porém, essa alternativa é mais cara e menos segura. Com o tempo, e o aumento do uso da rede, a performance diminuirá, ficando cada vez mais lenta.
Mas, o que é exatamente um servidor? Um servidor é um computador que armazena, gerencia, processa e distribui dados.
Um dos primeiros (e mais simples) motivos para ter uma rede é o compartilhamento de impressora. Mesmo assim, se a impressora ficar conectada a uma máquina, esta também irá sobrecarregar, além de que nunca poderá ser desligada. Ou seja, o usuário da máquina não poderá desligá-la caso se ausente. Esse é mais um motivo para ter um servidor e até mesmo um servidor de impressora.
O servidor faz com que todas as máquinas trabalhem em conjunto e tenham o que podemos chamar de um bom relacionamento, porque os computadores sozinhos não têm boa capacidade de comunicação.
Outro agravante de ter uma rede sem servidor é que os computadores também ficam lentos quando estão carregados de arquivos e programas pesados, muitas vezes acessados por vários usuários. Isso irá acarretar perda de desempenho das máquinas e, portanto, perda de produtividade.
Os servidores são responsáveis por executar os programas mais pesados e disponibilizá-los a todos os usuários de maneira rápida e segura.
A rede ficará mais segura, principalmente, quando ela possuir um servidor especialmente dedicado a firewall. Poderá ainda ter outros servidores dedicados, por exemplo um servidor de internet (caso a empresa tenha uma intranet) e um servidor de banco de dados.
Ao adicionar à rede um bom servidor de dados, você ganhará outro benefício que é o de, futuramente, poder aumentar a rede sem queda de rendimento.
Uma das funções essenciais de um servidor é realizar backups dos dados importantes. Se você precisar armazenar informações valiosas, ou até mesmo vitais para a empresa, esse será outro benefício de ter um servidor que irá garantir acesso seguro às informações.
Uma das recomendações, caso vá hospedar o seu site em seu próprio servidor (servidor web), é não utilizá-lo também como servidor de dados. Servidor web é muito mais vulnerável a cracker (pessoas desonestas que utilizam seu grande conhecimento em tecnologia para realizar ações desonestas, como violar e até mesmo destruir dados, software e hardwares).
Com relação aos custos de licenças de software, você deve atentar para aqueles que podem cobrar, não apenas pela licença de uso, mas por estações e/ou usuários, tornando os custos de implantação e manutenção não tão previsíveis.
Antes de adquirir um ou mais servidores, você deve dimensionar quantas máquinas irão acessá-los e quantas impressoras ou scanners ele irá administrar. Os fornecedores especializados em servidores poderão lhe informar a melhor opção para você, a partir dessas informações.
Verifique a instalação elétrica. Se o edifício onde estiver sua empresa for antigo, pode ocorrer da instalação não ser suficiente para suportar o servidor e as demais máquinas juntas.
Mantenha o servidor em um local isolado e seguro para garantir a integridade física do equipamento.
Para instalar e fazer a transição, a rede poderá ficar inacessível por algumas horas. Portanto planeje a instalação para um horário de fraco movimento ou até mesmo nenhum movimento.
Por último, será necessário treinar os usuários para utilizar a sua nova estrutura de rede.
Você sabia que...
O Boleto Pro cria relatórios personalizados?
Por mais completo que seja um programa, é impossível prever as necessidades de cada cliente no que se refere a relatórios.
Por conta disso, a Neo Interativa implementou no Boleto Pro, um mecanismo de “exportação inteligente”.
Através de recursos de filtros e assistente de exportação, o usuário determina quais informações irão compor o seu relatório.
Não raro, o usuário precisa de um relatório inesperado, de última hora, para atender uma demanda específica. Ele determina quais clientes ou boletos constarão no relatório e com quais dados (nome do cliente, endereço, valor, vencimento, etc.). E o que é melhor, poderá organizá-los em diversas formas, como planilha, banco de dados ou texto.
Alguns cliques no mouse e ele estará pronto para ser manipulado ou impresso através do seu aplicativo de escritório preferido.
Essa é, sem dúvida, mais uma das razões que faz do Boleto Pro, sucesso de mercado há vários anos.
O Boleto Pro não foi desenvolvido apenas para ser um programa de emissão de boletos. Ele foi concebido para ser uma solução integrada (contas a receber) na gestão da sua empresa.
Sua empresa hoje
Marketing digital
Não resta a menor dúvida quanto à importância do site para uma empresa. Abordamos isso em mais de uma oportunidade. Mas, como fazer para que o seu (futuro) cliente encontre o seu site?
A menos que ele tenha a URL (endereço do site), provavelmente ele não irá encontrá-lo facilmente.
Hoje, a maior parte dos internautas utiliza sites de busca, como o Google, Yahoo, Bing etc., para encontrar serviços, produtos, empresas e outras informações.
Quando um internauta faz uma pesquisa em um site de busca, ele encontra centenas, e até milhares, de resultados.
As pesquisas estatísticas indicam que a grande maioria clica apenas nos resultados da primeira página. Se o seu site aparecer nas outras páginas, a possibilidade do internauta não clicar no seu link é muito grande.
O Google, que é o maior e mais conhecido site de busca, apresenta duas formas de resultado. A busca orgânica, que é aquela que apresenta os resultados da busca no lado esquerdo da página e os links patrocinados (comprados no Adwords), no lado direito.
As pesquisas também indicam que, boa parte dos internautas olham primeiro para o lado esquerdo da página. Portanto é importante que o seu site apareça entre os primeiros, no lado esquerdo.
Você precisará adotar algumas técnicas de otimização para que seu site se torne melhor colocado nos resultados da busca orgânica e, quem sabe, até aparecer em primeiro lugar.
Há inúmeros livros, sites, palestras e cursos abordando esse tema: o Marketing digital.
Iremos abordar, de forma muito superficial, como fazer para que seu site fique melhor colocado.
O site precisa ser atraente para atrair e reter o internauta, ou melhor, o seu cliente. Ele deve oferecer conteúdo. Os visitantes estão interessados no que é importante para eles. E não para você.
Os produtos oferecidos no mercado têm qualidade e preços semelhantes. O que determinará se o seu cliente irá se sentir atraído pelo seu site não será o valor ou a qualidade de seu produto. Mas sim pelo conteúdo que ele oferece. Conteúdo é informação. O cliente busca, através da informação que poderá ser encontrada no seu site, solução e satisfação para suas necessidades.
Ao contrario do que muitos imaginam, o preço não é o primeiro diferencial a ser considerado pelo cliente. Se assim não fosse, não se venderiam carros como uma Ferrari, que possui valor muito maior do que a maioria dos carros de passeio. O que faz esses carros serem vendidos são os diferenciais que eles oferecem, sejam materiais ou de status.
O texto do site deve ser sucinto, claro e relevante. Analise quais palavras que seu cliente digitaria no site de busca para buscar o seu produto. Essas palavras são as palavras chaves. Elas devem constar nos textos do site. Faça textos inteligentes, com as palavras repetidas algumas vezes, mas que estejam dentro do conteúdo do texto. Se você repetir a palavra várias vezes sem sentido, o mecanismo de busca do Google perceberá e irá penalizar o site.
A palavra chave, como é chamada, deve constar também no nome da página.
Mantenha o site sempre atualizado. Os mecanismos de busca valorizam sites que estão sempre sendo atualizados
A melhor opção é contratar um webwriting (profissional redator que escreve para internet) para escrever textos profissionais e inteligentes para o seu site.
A navegação do site deve ser o mais simples possível. Muitos sites mais se parecem labirintos. Para conseguir a informação que se deseja é necessário ficar navegando em várias páginas.
A primeira página deve ter as principais informações que leva o cliente a acessar o seu site. O cliente deverá clicar, quando muito, três vezes para conseguir a informação que deseja.
O design do site deve ser atraente aos olhos. Nada pior do que abrir um site e ele ter um número muito grande de imagens, animações que mais confundem do que auxiliam. O design deve colaborar para a navegação e trabalhar junto com o texto.
Você poderá ainda comprar palavras no Google. Você pagará para que, quando os internautas realizarem uma pesquisa digitando a palavra ou palavras que você comprou, o Google sugira, através de links patrocinados, referências ao seu site. Você pagará apenas quando o internauta clicar nesse link, ou seja, se realmente o internauta visitar o seu site. Para obter maiores informações de como comprar palavras, acesse o Adwords do Google, por exemplo.
Atenção: A compra de palavras do Adwords não afeta os resultados da busca orgânica, de forma que não há garantias de que o seu site apareça nos primeiros lugares.
Como pode ver, ter um site otimizado não é fácil, sobretudo, porque é um trabalho para profissional especializado. É por essa razão que um bom site é feito por diversos profissionais: um profissional web, um webwriting, um designer e um programador. Há também um outro profissional, que se envolve em todo esse processo: é o especialista em SEO (do inglês: Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca que, nada mais é do que o profissional especialista em tudo que foi mencionado no texto.
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br