Neo Interativa e você - Março/2011
Sumário
Neste mês - Norteadores estratégicos e Programa de educação ambiental
Dica do mês - Economia de energia
Você sabia que... - A aquisição de um software demanda um processo de dimensionamento?
Sua empresa hoje - Oratória
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Neste mês
Norteadores estratégicos e Programa de educação ambiental
É com grande satisfação que informamos que, no início de 2011, a Neo Interativa implantou seus norteadores estratégicos e o programa de educação ambiental.
A implantação dos norteadores estratégicos como seguem - Missão, Visão e Valor - demonstram o compromisso da Neo Interativa em manter um nível mínimo de qualidade em todos os seus processos, com foco e visão no futuro.
Embasada em seus valores – ética, transparência e correção – a Neo Interativa se destaca por oferecer produtos e serviços com qualidade diferenciada. Ao longo dos anos, conquistou espaço no mercado, oferecendo produtos que refletem a sua missão: qualidade, tecnologia, simplicidade no uso e imunidade a falhas. E, com a certeza de estar no caminho certo, adota como visão os dois principais objetivos da empresa: fornecer seus produtos com qualidade e atender às expectativas dos clientes.
Como não poderia deixar de ser, a Neo Interativa, também consciente de seu papel na sociedade, implantou conjuntamente o programa de educação ambiental. Com este programa, a Neo Interativa procura fazer a sua parte junto à sociedade, esperando que, no futuro, tenhamos, em nosso planeta, não só condições de viver, mas de fazê-lo de forma mais digna e melhor.
Conheça a história da Neo Interativa e um pouco mais dos norteadores estratégicos e do programa de educação ambiental.
Acesse http://www.neointerativa.com.br/_home/asp/Empresa_Quem_somos.asp
Dica do mês
Economia de energia
Toda empresa tem custos e estes não são poucos. Há muito, as empresas buscam reduzir seus custos para ganhar competitividade, já que a qualidade dos produtos são muito semelhantes, tornando a competição baseada em detalhes de qualidade quase imperceptíveis.
A cada dia o custo com energia cresce devido à crescente demanda, associada à crescente escassez de energia.
A economia de energia traz dois benefícios diretos: a redução de custo e a preservação do meio ambiente. Desta forma, esse assunto é de grande importância e merece muita atenção, análise e ação por parte das empresas.
Pode até não parecer, mas os computadores são o terceiro maior consumidor de energia nas empresas, perdendo apenas para iluminação e ar condicionado.
No computador, o monitor é responsável por 50% do consumo. Quando o monitor está desligado esse consumo cai para 10%.
Pequenos cuidados podem levar a grandes economias.
Uma das primeiras ações a ser tomada é o hábito de desligar o computador quando não estiver em uso por mais de uma hora. Se o profissional vai fazer algum trabalho externo, por exemplo, e seu computador ficar completamente ocioso, desligue-o.
Analise se realmente há a necessidade de deixar máquinas e servidores ligados durante a noite e a madrugada. Este sempre foi um procedimento muito comum que, em muitos casos, não tem mais razão de ser adotado.
Implante a norma de desligar o monitor e, se possível, até o próprio computador no horário de almoço dos colaboradores da empresa. Ou, pelo menos, desligar o monitor e deixar a CPU hibernando ("dormindo" / em estado de espera).
Se houver mais de um turno em sua empresa e entre esses turnos houver um espaço de tempo, implante a norma de desligar o computador antes de sair. Evite o famoso argumento “Ah! Eles vão usar mesmo! Vou deixar ligado!”
O Windows oferece recursos para configurar o tempo para o monitor e a CPU entrarem em estado de espera. No Painel de Controle, em Opções de Energia, é possível configurar o tempo de suspensão de atividade do computador e de desligamento do vídeo. Explore esses recursos à sua maneira, ajustando-os de acordo com o seu perfil de uso.
Dê também preferência para monitores LCD, que são muito mais econômicos que os monitores de tubos.
Com esses pequenos cuidados você terá uma significativa economia no custo de energia e ainda estará colaborando com a preservação do meio ambiente.
Você sabia que...
A aquisição de um software demanda um processo de dimensionamento?
A aquisição de um software para a empresa deve seguir uma sequência de procedimentos para que seja feita a melhor aquisição. Essa sequência de procedimentos é denominada de dimensionamento e é justamente neste ponto que a maioria das empresas falham no momento da aquisição.
O valor do investimento, por mais importante que seja, no momento da escolha do programa deve ser um dos últimos pontos a ser considerado. Se o valor de aquisição for considerado em primeiro lugar, a possibilidade de ser realizada uma escolha incorreta é muito grande.
O primeiro procedimento a ser adotado é selecionar alguns programas que, em primeira análise, atendam ao que se procura. Por exemplo, quando a necessidade é a emissão e controle de boletos bancários, sempre indicamos o Boleto Pro, o melhor programa existente nesse segmento de mercado. Já quando a necessidade é quanto à emissão e controle de recibos RPA/RPCI, indicamos sempre o RPA Empresa, outro software que é referência no seu segmento de mercado. Dessa forma, esses clientes têm melhores chances de terem suas demandas atendidas.
O segundo procedimento é conhecer as funcionalidades de cada um dos programas selecionados, a fim de avaliar se os programas, de fato, atendem às principais rotinas da empresa. Por exemplo, no caso de um cliente que ainda trabalha com boletos pré-impressos, esse deveria trabalhar com um programa extremamente específico, como o Boleto Pré. Ou, então, caso o cliente necessite trabalhar com títulos registrados no banco (e conseqüentemente trabalhar com os arquivos CNAB remessa e retorno nos formatos 240 / 400), indicamos outro programa, o Boleto CNAB.
O procedimento seguinte é analisar cada uma das funcionalidades. Por mais completo que seja o programa, é impossível que este atenda a todas as rotinas da empresa. Cada empresa tem suas peculiaridades e rotinas próprias. Por essa razão, o importante é verificar a possibilidade de adaptar a empresa ao software (e não o software a empresa) e avaliar os impactos. Desta forma, será possível trabalhar com a versão padrão do software, aquela que já possui inúmeros clientes utilizando (o que significa que todos os dias milhares de usuários estão continuamente testando o software no seu limite, o que aumenta as chances de detecção de problemas e correção. Isso não ocorre com versões que são devenvolvidas exclusivamente, e apenas, para um único cliente).
A customização (personalização) é algo que deve ser considerado por último. E mesmo assim, apenas em pontos específicos e pequenos detalhes. A alteração da programação de uma funcionalidade será tão trabalhosa e de custo tão alto que, para o fornecedor, de um modo geral, será preferível não realizar a venda.
Feita a escolha do software que mais se aproxima e atende ao comprador, vem um procedimento muito importante: a implantação. Todo software requer um tempo de implantação. Quanto mais complexo for o software maior será esse tempo. Mesmo que o software seja muito simples, não é possível descartar pelo menos alguns minutos para que ele seja implantado.
Por mais intuitivo que seja o programa, este executa em um ambiente de alta tecnologia e, portanto, é necessário que haja um profissional que tenha conhecimentos básicos de sistema operacional, hardware e rede, afim de garantir uma implantação tranquila.
Para finalizar, outro ponto muito importante é o suporte técnico. Por melhor que seja o software, devido ao dinamismo da tecnologia de informação, uma série de eventos poderão afetar o programa fazendo com que ele possa vir a apresentar execução fora da normalidade, seja por alguma incompatibilidade técnica, seja por funcionalidade não prevista. O serviço de suporte técnico, que irá representar um custo para o usuário (alguns usuários podem se queixar quanto a isso), é como um seguro saúde que pagamos sem querer usá-lo. Porém, só quando precisamos dele, é que percebemos o quanto é importante.
Outro item que costuma fazer parte do serviço de suporte técnico do software são as atualizações (novas versões). Tudo no mundo da tecnologia evoluiu em alta velocidade e o seu software não será diferente. Daí, a necessidade de novas versões irem aparecendo gradualmente.
Se você implantou um software para o qual o fabricante não disponibiliza um serviço de suporte técnico (nele incluso atualizações) então o seu investimento poderá ser de curto prazo, por exemplo, até o momento em que surjam novas tecnologias (caso de novos sistemas operacionais) com alguma incompatibilidade com o software. Sendo assim, procure pela garantia de que o fabricante disponibiliza serviço de suporte técnico, e que este inclui cobertura para atualizações. Isso irá preservar todo o seu investimento já feito (na compra de licença de uso, na implantação do software, no aprendizado sobre como usar, etc.).
Infelizmente, de tempos em tempos, chegam a nós clientes que tiveram de buscar outras alternativas, em razão dos softwares com os quais trabalhavam apresentarem falhas que não puderam ser resolvidas. Quase sempre, nesses casos, o fabricante não existe mais, ou não disponibiliza um serviço de suporte, ou, mesmo, não demonstra interesse em resolver a questão. Portanto, todo o cuidado é pouco.
Sua empresa hoje
Oratória
Para muitas pessoas, falar em público é um verdadeiro terror. Porém, saber falar em público é muito importante para muitos profissionais, seja na apresentação de um produto ao cliente, na apresentação de um projeto ao diretor, ao argumentar um determinado ponto em uma reunião, e em muitas outras situações.
Não temos a pretensão de, em poucas linhas, ensinar ao leitor a arte de falar em público (mais conhecida como oratória), pois para isso existem ótimos livros e cursos. No entanto, temos algumas dicas preciosas que podem ajudá-lo.
Primeiro esteja certo que, por mais difícil que seja, falar em público é mais fácil do que parece. Você não irá precisar fazer uma faculdade para isso.
A maioria das pessoas que não consegue falar em público não o fazem por insegurança. A única forma de se sentir seguro é dominando o tema ao qual irá abordar. Você não pode apresentar um produto ou defender uma idéia se não conhecer o que está apresentando. Por isso estude muito o que irá apresentar.
Treine antes, prepare-se para a apresentação. Peça a uma pessoa para ouvi-lo, como se fosse o seu público. Treine diversas vezes. Todos os profissionais que, de alguma forma se apresentam em público, seja vendedor, executivo, ator, músico ou atleta, ensaiam ou treinam antes de se apresentarem.
Procure conhecer antes para qual público irá apresentar. Será um público leigo ou que tenha conhecimento do assunto? Se possível, conheça previamente o local em que irá se apresentar. Será numa sala de reuniões ou num auditório de quinhentos lugares?
Em uma pequena folha de papel, anote a sequência de tópicos do que irá falar (apenas tópicos) e nunca um texto para ser lido. Falar em público não é ler um texto. Os tópicos serão um roteiro a ser seguido, irão apenas ajudá-lo a não esquecer de nada do que deve ser abordado e ainda lhe garantirá uma sequência lógica em sua exposição.
Se, no momento em que estiver se apresentando, der aquele famoso branco e você não lembrar de nada do que iria falar, pare de falar, faça um pequeno som de quem está pensando a melhor forma de falar algo e dirija uma pergunta a alguém do público. Isso lhe dará a oportunidade de se acalmar, respirar e ainda por cima terá uma pergunta para voltar ao assunto. Essa técnica é mais usada do que o caro leitor imagina. Portanto, junto às suas anotações de tópicos, anote algumas perguntas a respeito do tema. Uma “olhadinha” rápida em suas anotações irá lhe lembrar de uma pergunta e lhe fornecerá a saída salvadora.
Há muitas outras dicas a serem praticadas, mas com apenas estas, com certeza você terá condições de fazer uma ótima apresentação.
Para finalizar, há um ponto muito interessante. A maioria das pessoas que tiveram de falar em público, com o tempo, não quiseram mais parar. Isso porque, apesar de parecer algo horrível para quem nunca fez, falar ou se apresentar em público é algo muito gostoso de fazer. Experimente!
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
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