Neste mês - Idealize e inove para crescer
Dica do mês - Vai trocar a sua máquina?
Você sabia que... - O Boleto Pro pode ser comandado por outro aplicativo?
Sua empresa hoje - Você já planejou 2010?
Fique esperto! - Trabalhe sempre em segurança
Neste mês
Idealize e inove para crescer
Estamos vivendo os primeiros dias de ano novo. Talvez este seja um dos principais equívocos que possamos cometer, ao vê-lo apenas como o “Ano Novo”, quando na verdade deveríamos ver o “Novo Ano”: a nova oportunidade que se descortina à nossa frente, novos desafios, novos investimentos, novas perspectivas de crescimento e de desenvolvimento.
Iremos simplesmente repetir o que fizemos nos anos anteriores e ver nossas melhores perspectivas de crescimento naufragarem por nossa falta de idealismo, planejamento e ações concretas?
Como posso tornar meu produto ou serviço melhor, para vender mais?
Há novas perspectivas no mercado para um produto diferente ou novo?
Não espere o mercado sinalizar que quer ou precisa de um produto novo. Quando os celulares, a Internet, os DVDs, os MP3s foram lançados, ninguém no mercado havia dito que queria um, porque ninguém imaginava que seria um item indispensável. Simplesmente alguém imaginou o produto e o colocou no mercado e apostou que venderia.
A história nos mostra que tudo se aperfeiçoa, muda ou simplesmente deixa de existir por falta de uso ou necessidade.
Há mais de um século, ter bons cavalos puxando um coche (carruagem de luxo) era sinal de status. Hoje seria uma tremenda dor de cabeça pois não dá para imaginar alguém utilizando um coche puxado a cavalos, sobretudo nas grandes cidades. O automóvel há muito substituiu os cavalos, e com enormes vantagens.
Seu produto está mais para coche puxado a cavalos ou para um automóvel de última geração?
Não importa se você fabrica um lindo e confortável coche de ótima qualidade. Ele simplesmente não irá vender. Lembre-se de que, para fabricar um coche, bastam alguns carpinteiros e artesões, mesmo que analfabetos, providos de algumas ferramentas. Por outro lado, para fabricar um automóvel moderno é necessário profissionais com alto nível de conhecimento e ferramentas tecnológicas de última geração.
Se você desconfia de que seu produto está ficando mais para coche do que para automóvel de última geração, a primeira providência a tomar é investir em ferramentas tecnológicas.
Sumário
Dica do mês
Vai trocar a sua máquina?
O ano está começando, seu computador começa a executar com lentidão e a travar quando roda um software novo. É um forte sinal de que está na hora de trocar por um novo.
Você pretende renovar seus equipamentos, porém não entende nada de computador? Não tem a mínima idéia do que há dentro do gabinete e sequer sabe o que vem a ser configuração?
Temos uma boa e uma má notícia para você. A boa é que você não é o único. Você é um dos milhões (talvez bilhões) que não sabem nem por onde começar. A má notícia é que há uma grande chance de você adquirir algo que não atenda plenamente às suas necessidades.
Como escolher uma máquina?
Este não é um momento de economizar, pois estamos falando do equipamento mais importante da sua empresa. É nele que estão todos os cadastros de seus clientes, os dados de faturamento da sua empresa, os arquivos com informações sobre o seu negócio, os programas que utiliza para gerir a empresa, os seus e-mails etc. Portanto, estamos falando de algo muito importante e vital para qualquer empresa.
Em linhas gerais, escolha uma máquina que não desperdice recursos (custo e poder de processamento) com vídeo e som, já que o seu uso é estritamente para aplicações empresariais, onde a qualidade das imagens e sons não fazem a menor diferença.
Esse critério vale tanto para quem pretende adquirir uma máquina de marca, como para quem pretende adquirir os componentes e montá-la.
Os itens mais importantes de um computador são: processador, placa-mãe, memória RAM, HD, drives de CD/DVD, placa de vídeo, monitor e adicionais.
Processador
É o cérebro de sua máquina e responsável pelo processamento. Apesar de quanto mais potente o processador melhor a performance do computador, os processadores de menor custo são suficientes para a maioria das aplicações de escritório (por exemplo o Celeron, da Intel e o Sempron da AMD).
Se for utilizar o computador para trabalhos técnicos executando aplicações pesadas, como softwares para CAD/CAM (produção gráfica), será necessário um processador mais potente, como a linha Core 2 Duo, da Intel ou o Athlon 64 X2, da AMD. Evidentemente são processadores mais caros.
Um item importante a observar, caso vá montar seu computador, é se o seu processador está devidamente instalado com um cooler (micro ventilador) para resfriá-lo.
Placa-mãe (motherboard)
A placa-mãe interliga todos os dispositivos do computador. A melhor opção para uma máquina de escritório, que tenha as funções de acesso a internet, edição de textos, terminal de uma loja ou qualquer outra aplicação simples é a do tipo “onboard”.
“Onboard” significa que sua placa-mãe possui um ou mais dispositivos integrados (embutidos) na própria placa, como por exemplo, placa de vídeo, placa de som, placa de rede e outros.
Caso vá utilizar para aplicações pesadas que precisem de muita capacidade de vídeo como jogos 3 D, por exemplo, a melhor opção é uma placa off-board com uma placa de vídeo de expansão, ou seja, adquirida à parte e inserida na placa-mãe. Quanto mais entradas USB a placa-mãe tiver, melhor. Hoje impressoras, scanners, teclado, mouse entre outros são conectados por USB, sem mencionar os pen drives e HD removíveis.
Memória RAM
É onde ficam, temporariamente, os dados dos programas e arquivos que estão sendo utilizados no momento. Quanto mais, melhor. Principalmente se for executar sistemas operacionais como Vista e Windows 7. Uma quantidade de 2 GB (gigabyte) é ideal para que sua máquina não corra o risco de ficar lenta ao executar algum aplicativo.
Como há mais de um tipo de memória, se possível, opte sempre por tecnologias mais comuns, que sejam fáceis de encontrar e de menor custo (por exemplo memórias do tipo DDR2).
Disco Rígido (HD)
É onde ficam salvos os programas e arquivos em definitivo (ou até o momento em que desejar exclui-los), permitindo recuperá-los mesmo após desligar a máquina. Muito conhecido pelos usuários como Disco local C:/.
Atualmente, o padrão de mercado são discos com capacidade entre 250 e 500 GB. A menos que vá armazenar arquivos pesados, por exemplo fotos e vídeos, essa capacidade é mais do que o suficiente.
A melhor opção é a conexão SATA. A IDE já está em desuso.
Também deve ser considerada a velocidade da HD. O HD SATA, que possui velocidade de 7.200 RPM, deverá atender perfeitamente à sua necessidade.
Verifique se a placa-mãe aceita o seu HD. Caso não aceite, reveja a escolha da placa- mãe ou do HD.
Drive de CD/DVD
A melhor opção, levando-se em conta a necessidade de realizar backups de arquivos importantes da empresa, opte por um DVD-RW. Ele irá ler e gravar CDs e DVDs.
Drive de disquete
A menos que tenha muitos disquetes que precise utilizar e ainda não tenha transferido esses arquivos para CD, DVD, pen drive ou outro tipo de meio de armazenamento, ignore esse dispositivo. Hoje em dia, disquete já faz parte da história da informática.
Monitores
Os tradicionais CRT (Cathode Ray Tube) ainda são muito encontrados no mercado. Porém, a melhor opção é o LCD (Liquid Crystal Display) que, apesar de um pouco mais caros, são mais leves, consomem menos energia, ocupam menor espaço e os modelos atuais possuem ótima qualidade de imagem.
Quando for adquirir o seu monitor LCD, a melhor opção são os modelos cujo "refresh rate" (taxa de atualização) seja, no máximo, 8 ms. Quanto menor essa taxa, melhor a qualidade da imagem.
Para os padrões atuais, os mais utilizados são os de 17” (polegadas), brilho (250 cd/m² é o mínimo indicado) e que tenha compatibilidade com conectores de vídeo VGA e DVI ou HDMI (ou, pelo menos um desses últimos). Como com qualquer produto, marcas mais conhecidas são mais confiáveis.
Placa de Vídeo
A placa de vídeo é o item responsável por gerar as imagens que aparecem em seu monitor. Há um número muito grande de escolha. O custo é alto em comparação com os outros componentes do computador. Não será necessário adquirir uma, a menos que vá trabalhar com imagens 3D.
Placa de som
A maioria das placas mães já possuem placas de som on-board, que atendem as necessidades do dia a dia. Só vale a pena adquirir uma placa de som se for trabalhar profissionalmente com som.
Mouse
Opte por ópticos com três botões, por eles serem mais precisos e duráveis.
Teclado
Quanto ao teclado, procure um tipo que tenha pressão macia de teclas e dê preferência aos modelos ergonômicos, que são indicados para quem passa muito tempo digitando. Além disso ajudam a evitar danos físicos por esforço repetitivo.
Sumário
Você sabia que...
O Boleto Pro pode ser comandado por outro aplicativo?
O Bolero Pro possui o recurso chamado InterApp que permite que um aplicativo, por exemplo, um sistema de ERP possa comandar o Bolero Pro.
A emissão do boleto pode ser tanto impressa, por e-mail ou salvamento em arquivo.
Esse recurso ainda permite que o usuário emita o boleto a partir do sistema integrado. O usuário, operando o sistema integrado, requisita a emissão do boleto. O sistema, sem que o usuário perceba, envia um comando para o Bolero Pro. O Bolero Pro, por sua vez, executa todo o processo de emissão, impressão, envio por e-mail ou salvamento do boleto de modo silencioso, de forma totalmente transparente para o usuário que estiver usando o sistema integrado.
Os comandos para o Bolero Pro são enviados através da linha de comando.
Sumário
Sua empresa hoje
Você já planejou 2010?
Temos um ano inteiro pela frente. Economistas de diversos setores avaliam que 2010 será um ano muito melhor do que o ano de 2009 e que o Brasil definitivamente deixará a crise para trás.
Ótimo, então vamos faturar!
Seria realmente ótimo se fosse tão simples, mas não é. O concorrente também quer faturar e, se possível, vendendo para os clientes que você já conquistou.
Para que tenhamos certeza de que iremos tirar o melhor proveito de 2010, temos de planejar o ano, já que uma empresa não pode agir de improviso.
Quais são suas metas de vendas?
O que fará para atingi-las?
Qual a capacidade de produção ou prestação de serviços de sua empresa?
Se os pedidos aumentarem, você está preparado para dar conta de todos os pedidos, e ainda assim manter a qualidade de seu produto?
Se faltar matéria prima há fornecedores alternativos?
Seus fornecedores são de confiança?
Você tem capacidade logística para entregar os pedidos no prazo e sem não-conformidades?
Será necessário algum investimento em equipamentos ou infra-estrutura?
Se tiver de investir, haverá capital, ou terá de captar (emprestar) no mercado financeiro?
Se recorrer ao mercado financeiro terá condições de honrar o compromisso?
Terá de contratar mais colaboradores?
Há algum produto novo a ser lançado que precise de verbas para marketing?
Quantos dias produtivos ter-se-á no ano?
Suas ferramentas tecnológicas (computadores, impressoras, fax, scanner, softwares, etc) estão atualizadas?
Este é o melhor momento para por tudo no papel, levantar o maior número de informações possíveis. Reveja as vendas e compras passadas para ter dados estatísticos.
Levante todas as sugestões, reclamações e elogios feitos por seus clientes.
Ouça os funcionários de sua empresa, eles conhecem os problemas da empresa melhor que os diretores, pois convivem no dia a dia.
Reveja seu histórico de produção.
Consulte o mercado, observe o seu concorrente. Veja o que ele está fazendo, acompanhe as últimas decisões do governo.
Fazendo isso, com certeza, sua empresa estará muito mais preparada para alcançar altos faturamentos.
Sumário
Fique esperto!
Trabalhe sempre com segurança
Atualmente, dado à evolução tecnológica alcançada pelos computadores, esses ficaram muito confiáveis. Tão confiáveis, que nos esquecemos de tomar algumas medidas básicas, que nos ajudarão caso ocorra alguma falha no computador, e que possa afetar a integridade dos dados (perda de dados). A seguir, tem-se alguma dicas a esse respeito. Não nos cansamos de repeti-las, pois sempre há algum cliente que as esquece, e quando o lembramos, nada mais pode ser feito. Prevenir, ainda é a melhor solução.
1) Você já fez a cópia de segurança dos arquivos instaladores do programa (executável do programa e respectivo código de liberação)?
Essa ação é muito importante e lhe permitirá reinstalar o programa, sem custo algum, sempre que se fizer necessário, como por exemplo, em uma eventual necessidade de formatação do HD de sua máquina. Lembramos que em nosso site ficam disponíveis os arquivos instaladores da versão mais atual do programa, durante todo o período em que estiverem vigentes os serviços de atualização do programa e suporte técnico.
2) Você adota a rotina de fazer backups diários de sua base de dados?
Essa ação lhe permitirá ter assegurado o bem mais precioso que você tem em seu negócio, os dados de seus clientes e os seus boletos ou recibos. Nossa experiência tem mostrado que mesmo usuários muito experientes, talvez até por um excesso de confiança, esquecem de fazer uma cópia de segurança e perdem seus dados quando menos esperavam.
Tenha o hábito de, diariamente, fazer uma cópia de segurança da sua base de dados do programa (no HD do seu computador, ou em uma mídia removível, como um pen drive) e, periodicamente, salve em mídia não-volátil (CD, DVD, etc) essas cópias de segurança.
Oportuno observar que todos os nossos programas, a menos que o usuário o tenha configurado de outra forma, perguntam se uma cópia de segurança deve ser feita, sempre que o programa é encerrado. Além disso, versões mais recentes de nossos programas acrescentam ao nome do arquivo da cópia de segurança informações de data e hora de criação da cópia, o que facilita o gerenciamento de múltiplos arquivos de cópia de segurança.
3) Você atualiza a sua versão periodicamente?
A atualização da versão do programa garante a você sempre estar trabalhando com a melhor e mais atual versão do programa.
Trabalhando sempre com a versão atual terá a segurança de evitar incompatibilidades, além de ter acesso a todos os novos recursos implementados.
Sumário
Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.
Um grande abraço,
Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
http://www.neointerativa.com.br/
Sumário