segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Neo Interativa e você - Dezembro 2010 (Newsletter)

Sumário
Neste mês - Um Natal com muita paz!
Dica do mês - Você sabe dimensionar um processador?
Você sabia que... - O Boleto Pro permite controle de trimestralidades, semestralidades, anuidades, etc.?
Sua empresa hoje - Se todos os colaboradores evoluírem, a empresa evoluirá junto

Quer rever as nossas Newsletter anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês
Um Natal com muita paz!

No período que antecede o Natal, um dos melhores momentos é quando recebemos um cartão de natal. Em muitos deles recebemos os votos de feliz natal com muita paz. Paz é uma palavra pequena que todos dizem saber o seu significado. Porém, muitos não conseguem expressá-la em palavras e, alguns deles, nem atos. Torna-se mais difícil ainda ter paz em um mundo por vezes tão desumano.

Para podermos ter paz, primeiro precisamos compreender o que realmente é paz:
• Paz não se compra. Conquista-se!
• Paz é fazer tudo com amor.
• Paz é amar sem esperar ser amado.
• Paz é olhar nos olhos das pessoas com respeito ao sentimento alheio e dizer: “Te amo!”.
• Paz é querer a felicidade de todos.
• Paz é trabalhar contra a miséria.
• Paz é enxugar a lágrima de um idoso abandonado.
• Paz é acolher a criança órfã.
• Paz é pegar na mão de um enfermo, em um leito de hospital, e dizer-lhe: “Tenha coragem. Eu estou ao teu lado!”.
• Paz é compreender que todos erram, inclusive nós mesmos.
• Paz é ficar feliz com o sucesso dos outros.
• Paz é saber ser o último para ser o primeiro.
• Paz é jamais trair, enganar ou mentir.
• Paz é sacrificar-se, se necessário, pelo bem do próximo e da humanidade.
• Paz é ter a paciência de ouvir e saber falar para apoiar a quem não vê mais apoio.
• Paz é abraçar a quem se sente abandonado pela própria vida e dizer-lhe “Você não está só!”.
• Paz é saber manter a coragem e a determinação em Deus quando o ceticismo nos avassalar a alma e estivermos a ponto de esmorecer.
• Paz é desejar a paz.

Enfim: Paz não é algo que nos circunda, mas algo que fazemos nascer em nosso interior.

Nós da Neo Interativa desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso, com muita Paz!


Dica do mês
Você sabe dimensionar um processador?

Neste final de ano você está pensando em “dar uma turbinada em sua máquina”, fazer um upgrade ou até mesmo comprar uma máquina nova?

Uma das melhores formas de deixar sua máquina mais potente é fazer um upgrade no processador (trocar o processador de sua máquina por outro mais potente). Para isso o primeiro passo é saber avaliá-lo, mesmo quando a opção for adquirir um novo equipamento.

A primeira dificuldade em escolher um processador são os termos técnicos que o circundam, que apenas alguém que realmente entende do assunto, consegue dominar. Para que você consiga entender um pouco mais de cada um desses termos, listamos abaixo um breve significado de alguns componentes de um processador:

Cache: Memória interna do processador. Essa memória armazena dados e instruções freqüentemente usadas. Desta forma o processador não precisa acessá-las na memória RAM convencional, tornando o processamento muito mais rápido.

Chipset: Faz a comunicação entre o processador e outros componentes da máquina, controlando periféricos, como placas de expansão, som, vídeo e interfaces de discos.

Clock: A frequência de operação do processador, medida em hertz. Um hertz corresponde a um ciclo de operação por segundo. Os processadores comercializados atualmente operam na casa dos gigahertz, o que quer dizer bilhões de ciclos por segundo. Nos processadores atuais essa medida não é tão relevante quanto era há alguns anos atrás.

Soquete: Pode-se entender como o encaixe para o processador na placa mãe. Ele faz a interface entre o processador e a placa-mãe. Geralmente um único modelo de soquete é compatível com várias gerações de processador, até que ocorra alguma mudança no projeto elétrico ou físico dos chips. Se for atualizar apenas o seu processador, verifique antes qual é o soquete da sua placa mãe e adquira um que seja compatível com ela.

Esses são apenas alguns termos que o ajudarão a analisar o processador que irá melhor atender à sua necessidade.

Em termos de tecnologia, quanto mais atual, melhor. A tecnologia da informação evolui de forma muito rápida e algumas economias são rapidamente absorvidas fazendo com que o equipamento fique ultrapassado com a mesma velocidade.


Você sabia que...
O Boleto Pro permite controle de trimestralidades, semestralidades, anuidades, etc.?

Você vai cobrar seus clientes com intervalos trimestral, semestral, etc.? Fazer esse controle é trabalhoso e, certamente, será muito fácil ocorrerem falhas.

Com o Boleto Pro isso não será problema!

Há mais de uma forma de realizar esse tipo de controle.

A primeira delas é dividir seus clientes em grupos.

Crie e configure grupos no Boleto Pro conforme o perfil de cobrança (mensal, trimensal, semestral, etc). Você teria assim vários grupos (Cob_Mensal, Cob_Trimestral, Cob_Semestral, etc)

Associe cada cliente ao grupo ao qual ele pertence.

Ao emitir os boletos a partir do grupo, todos os clientes pertencentes ao grupo terão seus boletos emitidos, de acordo com o perfil configurado.

Outra forma muito prática é fazendo uma busca rápida.

Se você quer saber quais clientes deverão ter suas trimestralidades emitidas no mês de dezembro, por exemplo, por lógica, a última trimestralidade desses clientes venceu em setembro. Portanto, todos os clientes que tiveram sua última trimestralidade vencida em setembro deverão pagar a próxima em dezembro.

Sendo assim busque todos os títulos vencidos em setembro.

Como é possível que você tenha cobranças em setembro, e que não sejam de trimestralidades, ou seja, que não devem ser emitidos como tal, será necessário excluí-las da lista de setembro. Uma forma de facilitar essa filtragem é utilizar o centro de receitas nas suas cobranças. Crie centros de receitas de seu interesse, por exemplo Rec_Trimestral, Rec_Mensal, Rec_Semestral, etc. Sempre, ao emitir a sua cobrança, configure os boletos com o centro de receita correspondente. Isso irá facilitar na hora de filtrar os boletos emitidos em setembro (retornando ao nosso caso acima), selecionando apenas os boletos cujo centro de receita for Rec_Trimestral. Dessa forma, a lista resultante será composta apenas pelos boletos vencidos em setembro e que sejam de periodicidade trimestral.

Pronto ai está! O Boleto Pro buscou todos os títulos que deverão ser reemitidos no mês de dezembro. Selecione esses títulos e emita os boletos referentes à nova trimestralidade. Boleto Pro irá emitir todos de uma única vez.

Caso o valor da trimestralidade seja diferente para cada cliente, configure no perfil do cliente, o respectivo valor. O mesmo poderá ser feito com a data de vencimento e instruções.

É o Boleto Pro tornando sua gestão de cobrança muito mais fácil!


Sua empresa hoje
Se todos os colaboradores evoluírem, a empresa evoluirá junto

Quanto melhor o produto mais caro ele é. Essa é uma regra de mercado milenar. Todos aprendemos essa regra muito cedo.

No mercado de serviços não é diferente. Quanto mais capacitado é o profissional e, portanto, melhor ele é, maior será a sua remuneração.

Quanto mais tempo dedicou para aquisição pessoal de conhecimento e experiência profissional, mais capacitado será. Nada mais justo que tenha remuneração mais alta.

Naturalmente os profissionais mais capacitados, e “mais caros”, migram para grandes empresas que possuem maior capacidade de remunerar seus colaboradores.

Muitas pequenas e médias empresas não possuem condições de “segurar” esses talentos, evitando que migrem para grandes empresas. Geralmente possuem em seus quadros de profissionais, pessoas jovens e, portanto, ainda inexperientes, com pouco conhecimento. Podem ainda contar com pessoas que, apesar de muito experientes, por razões sociais não conseguiram alcançar nível de estudo mais elevado.

Esse fator gera outro problema para a pequena e média empresa: o alto “turn over”, ou alto giro de mão de obra, o que quer dizer que os jovens profissionais ficam pouco tempo trabalhando nelas. Naturalmente buscam ascensão profissional que não encontram nessas empresas.

A primeira vista isso parece ser um problema sem solução. No entanto, há uma solução que, para ser posta em prática, necessita de alguma “mudança de mentalidade”. A solução para isso é treinamento e incentivo ao aperfeiçoamento do profissional.

A empresa deve elaborar um programa de treinamento, para desenvolver nos jovens valores específicos, diferenciados no mercado, incentivando-os a evoluir profissionalmente.
A empresa, ainda, deve estimular esses profissionais a seguirem os seus estudos, em busca da formação, independentemente se dentro ou fora da sua área de atuação profissional.

Uma idéia muito interessante é criar uma pequena biblioteca na empresa com livros técnicos de cada área da empresa. Com freqüência encontramos jovens profissionais que gostariam de ler algumas obras para se aperfeiçoarem profissionalmente, mas, por serem livros caros, não conseguem comprá-los.

Quando possível, a empresa pode estabelecer um programa de ajuda e subsídios a cursos e treinamentos, oferecendo custeios, mesmo que parciais, para cursos que, sozinhos, alguns colaboradores não conseguiriam pagar.

A empresa, por menor que seja, deve desenvolver um plano de carreira, para estimular os profissionais que buscam desenvolvimento profissional. O profissional, quando se vê promovido em seu cargo, mesmo que o aumento de remuneração seja pequeno entre cada cargo, ele se sentirá reconhecido e estimulado a ficar na empresa. Certamente ele irá continuar a se esforçar para galgar outras ascensões em seu setor.

Os diretores e gerentes de setores devem ter em mente que profissionais que estudam não podem ficar depois do horário fazendo horas extras. Infelizmente, muitos gestores ainda vêem com maus olhos, profissionais que não querem fazer horas extras para poderem estudar.

A partir de então, com um quadro de colaboradores mais capacitados, é muito grande a possibilidade da empresa evoluir e crescer. Desse crescimento, passa a ter maior capacidade de remunerar e, conseqüentemente, segurar os profissionais mais capacitados. E com uma grande vantagem: são “pratas da casa”, conhecem a empresa muito bem.



Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br