sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Neo Interativa e você - Agosto/2012 (Newsletter)

Neo Interativa e você - Agosto/2012

Sumário
Neste mês - Trabalhe em um ambiente tranquilo
Dica do mês - Conexão com fio x Wireless
Você sabia que... - O Boleto Pro é extremamente simples de ser implantado?
Sua empresa hoje - Criação e inovação no momento de reorganizar

Quer rever as nossas Newsletters anteriores? Então acesse nosso blog: http://neointerativa.blogspot.com


Neste mês
Trabalhe em um ambiente tranquilo

Estresse, pressão, nervosismo: todos os profissionais já passaram por esse tipo de situação pelo menos uma vez.

Pare e pense: Quem foi que disse que tem de ser assim?

Na verdade não há nenhuma razão oficial para o ambiente de trabalho ser assim. Simplesmente aceitamos essa realidade sem ao menos questionar.

Será que não é possível trabalharmos em um ambiente tranquilo?

Alguns diriam que é impossível, pois o mercado é assim. No entanto, isso não é verdade. Tudo passa pela organização dos processos que a empresa adota.

Há alguns anos, conheci um comprador de uma multinacional que tinha por hábito inserir a palavra “urgente” no título de todos os e-mails que enviava. Mas, será que essa palavra realmente agregava valor ao propósito das compras ou poderia ter algum efeito negativo?

Isso me remete a uma historinha que ouvi em minha infância: Havia um menino que adorava pregar peças nas pessoas. Ele entrava em um lago e fingia estar se afogando. As pessoas corriam para salvá-lo e pulavam no lago se molhando toda. Quando a pessoa chegava perto ele caia na risada. Até que, certo dia, ele, de fato, caiu no lago e começou a se afogar. As pessoas, cansadas de suas brincadeiras, não acreditaram nele e ninguém correu para salvá-lo.

O mesmo passou a ocorrer com o comprador da multinacional. Chegou um momento que ninguém levava em conta a palavra “urgente” porque ninguém acreditava nisso. Muitos fornecedores se viam obrigados a atendê-lo em regime de urgência, tornando o dia deles corrido e estressante. Porém, com o tempo, todos aprenderam que não havia razão para atendê-lo com tamanha pressão.

Quantas vezes isso, ou algo parecido, ocorre no ambiente profissional? Quantas situações não eram urgentes e não precisavam ter sido enfrentadas sob pressão?

As tarefas executadas diariamente em uma empresa são mais ou menos semelhantes. Se todos os dias fazemos a mesma coisa, então, por que não conseguimos fazer com tranqüilidade, aquilo que já estamos acostumados a fazer? Porque sempre há pessoas que agem de forma ansiosa ou de forma desorganizada, deixando de executar as tarefas em tempo hábil ou dentro dos padrões exigidos. Essa forma de agir negativamente, quando percebidas pelas outras pessoas com as quais ela se relaciona, seja em sua própria empresa ou fora dela, provoca a sensação de insatisfação.

Se quisermos trabalhar de forma tranquila, sem estresse, precisamos primeiro nos organizar. Se não formos organizados não teremos como pedir o mesmo para as outras pessoas.

Todos nós temos limites e defeitos. Da mesma forma que desejamos que alguém compreenda quando cometemos um erro, também devemos ser compreensivos com a falha alheia. Ninguém erra porque quer. Se o erro for reincidente, devemos alertá-lo. Numa nova reincidência, devemos então tomar as devidas providências, para não sermos refém desse erro. Ao (re)agir, no entanto, nunca faça com a intenção de “dar o troco”, pois um erro não justifica o outro.

Em uma situação muito complicada, não se desespere. O desespero não solucionará o problema, muito pelo contrário. A calma nos fará enxergar a questão com muito mais propriedade, nos dando melhores condições de encontrar a solução.

Pequenos erros sempre ocorrem. Pequenos prejuízos são quase inevitáveis. Porém, raramente ocorrem grandes erros que não possam ser sanados antes de acarretarem grandes prejuízos.


Dica do mês
Conexão com fio x Wireless

Muitas empresas já se depararam com essa indecisão: escolher uma conexão à rede com fio ou wireless (sem fio ou também conhecida como Wi-Fi). Ambas têm vantagens e desvantagens.

Vamos abordar brevemente as principais características de cada uma. Se você estiver pensando em instalar a sua rede ou alterar a que já possui, terá uma boa noção e assim poderá tomar uma decisão de forma mais segura.

Conexão wireless
As ondas das conexões wireless são transmitidas por radiofrequência, parecidas com as utilizadas para transmissão de TV. Em razão disso, conectar-se a uma rede sem fio é muito fácil e prático, sobretudo para equipamentos móveis, como notebooks ou celulares smartphone.

Apesar das ondas de radiofrequêcia serem programadas para transpor barreiras, o sinal de uma rede wireless é muito fraco, o que reduz a qualidade da conexão em ambientes com paredes.

Outro problema da conexão sem fio é a transmissão, que é feita por sinal digital. Esse método é compatível com a linguagem dos computadores, porém é péssimo para a transmissão de dados. Durante a transmissão, pacotes de dados podem ser perdidos. Por conta disso é necessário retransmitir o que provoca queda na velocidade da transmissão.

Algum atraso também poderá ocorrer devido ao tempo de conversão de dados para ondas de radiofrequência. A conversão ocorre tanto no roteador quanto no computador.
Some-se a isso que outros aparelhos eletrônicos que utilizam radiofrequencia poderão contribuir para reduzir a qualidade da conexão ou, até mesmo, ocasionar quedas no sinal.

Quanto à segurança, apesar dos computadores contarem com chaves de segurança, infelizmente, conexões wireless não são à prova de invasões. Existem maneiras de aumentar a proteção, porém é necessário saber como configurar roteadores.

Outros erros comuns acontecem durante os downloads de arquivos grandes. Falhas desse tipo podem acontecer também em conexões cabeadas, todavia, nas redes wirelesss, esses inconvenientes costumam ser mais frequentes. Normalmente não há motivo aparente, mas, às vezes, acontece de o adaptador desligar sozinho ou perder o sinal da rede.

Conexão cabeada
A conexão através de cabo, evidentemente, não possui os problemas inerentes à conexão sem fio. O principal deles é a imunidade a interferências. A única forma de uma conexão com fio sofrer interferência ocorre quando ela estiver muito próxima a fiações elétricas.

As taxas de download e upload só são comprometidas se a distância entre o computador e o distribuidor de sinal (roteador, switch ou modem) for muito grande.

O grande inconveniente é a instalação. Ela é, sem dúvida alguma, mais trabalhosa e limita a quantidade de pontos da rede, o que obriga a máquina a ficar fixa sempre no mesmo local.

Até que o mercado lance novas tecnologias, a rede cabeada ainda é a mais confiável. Mas, se sua necessidade é a mobilidade dos equipamentos, não pense duas vezes: a wireless é muito melhor.

O que muitas empresas fazem é trabalhar com as duas redes, conferindo maior flexibilidade e praticidade aos usuários, mesmo que a princípio isso signifique maior investimento.

Sumário


Você sabia que...
O Boleto Pro é extremamente simples de ser implantado?

A implantação de um novo programa de computador é algo que sempre traz alguma apreensão a quem irá adquiri-lo e/ou usá-lo.

Dependendo do porte do programa, o período de implantação pode demandar de alguns minutos a até muitos meses.

O grande temor do usuário, nessa fase inicial, é encontrar alguma dificuldade em entender como o programa funciona e, por conta disso, cometer erros ou até não conseguir usá-lo.

Quanto maior e mais complexo o programa, maior será o tempo e custo de implantação. Esse processo, inevitável, será menos traumático se, antes da aquisição, o comprador fizer o dimensionamento do sistema, ou seja, avaliar todos os recursos do programa, como o que ele oferece e, principalmente, se ele realmente atende à demanda da empresa.

Sempre haverá algum ponto que o programa não atenderá. O programa é desenvolvido pensando no mercado como um todo e não na necessidade específica de um determinado usuário. Por essa razão, o usuário deve entender que sempre haverá algo em que a empresa terá de se adaptar ao programa e não o programa à empresa.

Se isso não for possível, a única solução será desenvolver um programa exclusivamente para a empresa, hipótese em que ela deverá arcar com todos os custos de desenvolvimento e, obviamente, estes serão bem maiores que o de um programa adquirido pronto. Sendo assim, esta hipótese será viável somente se o uso for estratégico e fundamental para os negócios.

O mesmo se aplica à customização (personalização do programa pronto). Normalmente o custo de customização também é muito maior que o da licença de uso padrão do programa.

Outro ponto muito importante a se levar em conta: quem faz a implantação é o próprio usuário ou o desenvolvedor do programa? Naturalmente que, quanto mais complexo for o sistema, maior será a participação do desenvolvedor, chegando a ponto da implantação ser feita quase que por ambos, usuário e desenvolvedor. No entanto, é o usuário quem conhece a empresa e saberá a melhor forma de inserir o aplicativo na rotina da empresa.

O Boleto Pro foi desenvolvido pensando no usuário. A sua interface foi criada para ser extremamente amigável e intuitiva proporcionando uma adaptação imediata ao programa. A grande maioria dos usuários do Boleto Pro instalam o programa com facilidade e passam a utilizá-lo de imediato, o que quer dizer que praticamente não há tempo de implantação, salvo um ou outro recurso que demande maior tempo de configuração.

No uso durante a produção, mesmo usuários iniciantes não enfrentam dificuldades ao utilizá-lo, demonstrando a alta disponibilidade do sistema. Além disso, quando o usuário encontrar alguma dúvida, ele poderá contar com o Serviço de Suporte Técnico, que estará à sua disposição.

Boleto Pro, uma forma simples de trazer eficiência ao processo de cobrança da sua empresa.


Sua empresa hoje
Criação e inovação no momento de reorganizar

Que muitas empresas fecham, após algum tempo de existência não muito longo, não é novidade. Porém, não precisa ser necessariamente assim.

De todas as razões para a empresa fechar, uma das mais comuns é ver seu produto ou serviço não ser mais necessário para o comprador ou consumidor, por possuir tecnologia ultrapassada ou mesmo por ter surgido algum concorrente que o produza de forma melhor, mais barato ou mais atraente.

O fato de você hoje ter um produto de sucesso não quer dizer que será sempre assim.
Não é difícil de imaginar produtos que venderam muito no passado, mas sequer são fabricados hoje. Máquina de escrever, vídeo cassete, aparelho de fax etc., são exemplos.
Ir ao longo do tempo modernizando e atualizando o produto é naturalmente necessário, mas ocorre que, devido a mudanças no mercado, alguns produtos deixam de ter utilidade (caso do vídeo cassete, por exemplo). Por mais moderno que fosse, o vídeo cassete simplesmente não venderia mais.

O que fazer então?

O primeiro passo é acompanhar atentamente o que ocorre no mercado, não só o nacional, mas principalmente o externo, uma vez que a maior parte das inovações aparecem primeiro em países mais desenvolvidos do que o Brasil.

Atualizar-se quanto às novas tecnologias. Um ótimo exemplo é o e-mail e editores de texto. Existem muitos profissionais que começaram suas vidas profissionais em uma época em que se usavam máquinas de escrever, através das quais os vários setores da empresa se comunicavam por meio de memorandos datilografados. Esses profissionais tiveram de aprender a utilizar o computador, editores de texto e e-mail para poderem continuar comunicando.

Outros exemplos são os desenhistas, projetistas, arquitetos e engenheiros que, praticamente, todos eles deixaram de usar pranchetas, réguas e esquadros para realizar projetos. Tudo isso hoje é feito em programas de projetos assistidos por computador.

Por outro lado, o fato de uma empresa produzir determinado produto durante décadas, não quer dizer que não possa produzir outro produto.

Há um clássico exemplo no mundo da administração que é sempre lembrado. Uma determinada empresa, há mais de um século, produzia cordinha para o cavaleiro bater no cavalo para que este andasse mais rápido. Com o tempo os cavalos foram sendo substituídos por automóveis. Seria a falência para essa empresa, não fosse o olhar arrojado do proprietário que percebeu que poderia produzir um produto que passaria a ser muito utilizado nos automóveis: correias de motor.

Outro ótimo exemplo são as balanças utilizadas no varejo. Ainda podemos até encontrar as velhas balanças de ponteiro marcando o peso em escalas. Mas basta observar atentamente e veremos que os grandes varejos utilizam balanças digitais. Muitas dessas balanças são fabricadas pelo mesmo fabricante de décadas atrás. Esse fabricante conseguiu acompanhar as mudanças do mercado mudando completamente seu produto.

E se o produto for do tipo que ainda vende muito e é comercializado da mesma forma há décadas, como um desinfetante, por exemplo? Talvez o desafio seja maior ainda. O fabricante precisa estar muito atento ao mercado. Apesar do produto em si não mudar nada ou quase nada, ele deve alterar a embalagem, a forma de comercializar, produzir um marketing cada vez mais inteligente e assim tornar o produto sempre atraente para os consumidores.
Inove e seja criativo. Esteja sempre conectado com o mundo. Tenha a mente aberta para tudo que surja de novidade.


Agradecemos a sua preferência
Gostaríamos de agradecer a preferência por trabalhar com nossos produtos e aproveitamos a oportunidade para desejar-lhe ótimos negócios e muito sucesso.


Um grande abraço,


Neo Interativa – Precisão em Software
info@neointerativa.com.br
www.neointerativa.com.br